ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Comissão de Saúde trata sobre falta de pediatra no turno da noite em Pronto Atendimento


  • 08/07/2025
  • 9 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Camila Porto Nascimento em 08/07/2025
Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira (08), a Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente esteve reunida no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria. A reunião ordinária teve o objetivo de abordar a falta de pediatra no turno da noite no Pronto de Atendimento (UPA) 24 horas. 

A questão foi levantada no colegiado pelo vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo), o qual relatou preocupação sobre a ausência dos profissionais especialistas em atendimento a crianças no período noturno na UPA, o que estaria acarretando uma superlotação no Hospital Universitário de Santa Maria. O vereador explicou que há uma notificação estadual indicando o aumento de síndromes respiratórias, especialmente em crianças, e, por isso, a busca por atendimento tem sido mais frequente. “Recebemos uma demanda relativa às escalas dos pediatras nos pronto-atendimentos. Tivemos uma onda de frio no início de julho, e sabemos que o nosso inverno segue até agosto. E o município precisa estar preparado para caso venha uma nova onda de internações”, pontuou o vereador. 

Como encaminhamento, a comissão irá agendar uma reunião com a gestora do UPA, Liliane Pereira, e com o fiscal do contrato firmado entre município e a instituição de saúde com o objetivo de reivindicar pediatras na unidade.

NOVAS DEMANDAS: Os vereadores Valdir Oliveira (PT) e Fort (PP) solicitaram que a comissão trate sobre o aumento dos casos de tuberculose e hanseníase no município. Diante disso, o colegiado irá convidar à secretaria municipal de Saúde para esclarecer sobre as medidas de prevenção e tratamento para essas doenças no âmbito local. 

Fazem parte da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Givago Ribeiro (PSDB), Fort (PP), Professor Luiz Fernando (PDT), Luiz Roberto Menegheti (Novo), Marcelo Bisogno (UB), Sidinei Cardoso (PT) e Valdir Oliveira (PT). 

Texto: Camila Porto

Fotos: Gustavo Nuh (estagiário de jornalismo)


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços