Comissão Especial inicia análise de projeto sobre maior transparência na aplicação de contrapartidas financeiras
- 10/07/2025
- 325 visualizações
- Reunião de Comissão
- Criado por: Clarissa Lovatto em 10/07/2025
A Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Santa Maria, criada para analisar o Projeto de Lei Complementar nº 09/2025, realizou a reunião de instalação de nesta quinta-feira (10), às 9h30, na Sala de Reuniões da Casa Legislativa. O colegiado tem a seguinte composição: Givago Ribeiro (PSDB) – presidente; Sidi Cardoso (PT) – vice-presidente e Luiz Roberto Meneghetti (Novo) – relator.
De autoria do vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo), o projeto propõe a inclusão do artigo 16-A na Lei Complementar nº 125/2019, com o objetivo de vedar a aplicação de contrapartidas financeiras, arrecadadas por meio da regularização de edificações irregulares, em áreas que já tenham sido contempladas com Carta de Habitação ou Certidão de Regularização.
A justificativa apresentada destaca que a medida busca promover transparência, equidade e justiça urbanística, evitando a duplicidade de investimentos públicos e direcionando recursos para regiões que ainda carecem de infraestrutura básica. Além disso, segundo o autor, a proposta está alinhada a princípios constitucionais como a função social da cidade (art. 182 da CF) e a eficiência administrativa (art. 37 da CF).
A expectativa da Comissão Especial é realizar uma audiência pública no dia 12 de agosto, às 11h, no Plenarinho do Legislativo municipal. Além disso, prevê-se convidar o secretário de Município de Licenciamento e Desburocratização, Beloyanes de Pietro e o secretário de Município de Urbanismo e Projetos, Guilherme Schneider, para participarem da atividade.
Texto: Gustavo Nuh*
Fotos: João Victor Souza*
Revisão: Clarissa Lovatto
*estagiários de jornalismo