ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

De forma inédita, TV Câmara passa a contar com Intérprete de Libras


  • 10/07/2025
  • 29 visualizações
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 10/07/2025
Compartilhe:

A TV Câmara Santa Maria passa a contar, a partir desta quinta-feira (10), com a adoção de intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Ou seja, os profissionais farão a cobertura das sessões plenárias ordinárias, das sessões solenes e das audiências públicas. O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), enfatiza que a TV Câmara cumpre com um papel social ao promover uma comunicação pública inclusiva.

“Os atos do Legislativo, que já são públicos e que podem ser acompanhados pela TV Câmara, serão, agora, publicizados junto à comunidade surda. A adoção das Libras nas transmissões oficiais é um passo importante para tornar o debate público mais acessível a todos”, pontuou o presidente.

O chefe da Divisão da TV Câmara, o jornalista Robson Brilhante, avalia que a TV Câmara Santa Maria se insere junto a um leque restrito de emissoras de TV aberta da rede Legislativa a ter janela com intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) programação local. Brilhante lembra que, desde 2018, está em funcionamento na programação local o serviço de Closed Caption (legenda oculta).

“O objetivo é, sobretudo, o de garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. E esse é um passo inicial para, logo ali à frente, ampliar a janela de atuação junto aos programas e telejornais da TV Câmara”, pontua Brilhante.

À frente da Diretoria de Comunicação Social, o também jornalista Marcelo Martins, lembra que, ainda em 2024, a TV Câmara deu o primeiro passo rumo à adoção de comunicação inclusiva ao disponibilizar a Língua Brasileira de Sinais em três debates eleitorais ao Executivo municipal. 

“Agora, neste ano, a gestão afiançou a viabilizar a adoção dentro da grade de programação da TV Câmara”.

 

Fotos: Graciane Lorenzi


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços