- 25/08/2025
- 97 visualizações
- Geral
- Criado por: Camila Porto Nascimento em 25/08/2025
A Câmara de Vereadores de Santa Maria recebe, de 25 a 29 de agosto, a exposição Arrancadas de Nós, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul por meio da Força-Tarefa de Combate aos feminicídios. A iniciativa conta com a parceria da Procuradoria Especial da Mulher do município. O ato oficial de apresentação será realizado no dia 28 de agosto, às 16h, na sala Eduardo Trevisan.
A mostra apresenta as histórias de onze mulheres vítimas de feminicídio, entre elas a jovem santa-mariense Isadora Viana, que dá nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara. Sua memória é lembrada como símbolo da luta por justiça e pela defesa dos direitos das mulheres no município.
De acordo com a procuradora especial da mulher, vereadora Marina Callegaro (PT), a exposição reforça o engajamento da Casa Legislativa no Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a mulher. “Eu penso que a exposição tem como objetivo principal reforçar nossas lutas do mês do Agosto Lilás, eliminando toda e qualquer violência contra às mulheres. Ela é muito impactante, pois mostra casos reais de vidas ceifadas, o feminicídio, que é o ápice da violência contra a mulher, situação essa que não desejamos que se repita”.
A programação busca sensibilizar a comunidade sobre a urgência do combate à violência de gênero e reafirmar o compromisso institucional da Câmara de Vereadores de Santa Maria com a proteção e garantia dos direitos das mulheres.
O quê: Exposição Arrancadas de Nós;
Quando: de 25 a 29 de agosto, das 8h às 12h; 13h30 às 17h30;
Onde: Câmara de Vereadores de Santa Maria;
Ato oficial: no dia 28 de agosto, às 16h, na sala Eduardo Trevisan da Casa Legislativa
Texto: Gustavo Nuh (estagiário de jornalismo)
Fotos: João Victor Souza