- 02/09/2025
- 132 visualizações
- Geral
- Criado por: Clarissa Lovatto em 02/09/2025
Na tarde de segunda-feira, 1º de setembro, ocorreu o lançamento dos dois livros contemplados pela Lei do Livro da Câmara de Vereadores de Santa Maria. O evento integrou a programação da 52º Feira do Livro de Santa Maria, realizada na Praça Saldanha Marinho, e contou com a presença dos autores e do público leitor. O presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom (PSDB), destacou que a Câmara valoriza tanto a lei do livro, quanto a Feira do Livro de Santa Maria, construindo um legado junto a cada autor e suas respectivas obras. O vereador Luiz Carlos Fort (Progressistas) também compareceu à atividade.
Um das obras apresentadas foi “Aldeias, Vilas e Sobrados: uma história da desigualdade urbana no sul do Brasil (Santa Maria, Primeira República)”, de Felipe Farret Brunhauser, educador, gestor e pesquisador na área de História e Educação. Através de mapas e palavras o autor leva o leitor a um passeio “onde os Sistemas de Informação Geográfica transcendem sua dimensão técnica para se tornarem verdadeiras lentes interpretativas do passado”, assim descreve, na orelha do livro, o professor do departamento de História da Universidade de Brasília (UnB).
O outro lançamento, intitulado “Entre o trote dos cavalos e o ronco dos motores: os trabalhadores do transporte urbano em Santa Maria no pós-abolição (1898-1937)”, é de autoria de Luiz Fernando Rodrigues, professor e mestre em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A publicação não é somente uma investigação histórica, mas também um convite a enxergar a cidade e seus trabalhadores com outros olhares.
Após o lançamento, os leitores participaram de uma sessão de autógrafos. A Lei do Livro é uma iniciativa da Câmara de Vereadores que incentiva a pesquisa, a memória e a produção literária local, fortalecendo a valorização da história e da cultura de Santa Maria.
Texto: Gustavo Nuh (estagiário de jornalismo)
Fotos: Camila Porto
Revisão: Clarissa Lovatto