ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Comissão de Educação promove audiência pública sobre novo parque de exposições da UFSM


  • 18/09/2025
  • 28 visualizações
  • Audiência Pública
  • Criado por: Camila Porto em 18/09/2025
Compartilhe:

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu, na noite desta quarta-feira (17), audiência pública para tratar sobre o novo parque de exposições da UFSM. Na atividade, realizada no Plenário do Legislativo, estavam presentes integrantes do colegiado; o reitor da UFSM, Luciano Schuch; a vice-reitora da UFSM e reitora eleita, Martha Adaime; Tiago Marchezan, gabinete do reitor e vice-reitor eleito; Everton Falk, secretário de município de Turismo e o ex-vereador e professor aposentado da UFSM, Manoel Badke.

O presidente da comissão, vereador professor Luiz Fernando (PDT), destacou que um parque de exposições teria grande impacto para Santa Maria, movimentando toda a região. “Um parque de referência não só para o agronegócio, mas também pensando em ciência, exposição, esporte e cultura. Um impacto regional gigante, onde a gente pode atrair muitos visitantes com muitos expositores”, ponderou, destacando a necessidade de união de todos, independentemente de partido político.

O secretário de município de Turismo, Everton Falk, destacou que o que mantém sustentável a cadeia produtiva de turismo é a realização de eventos de Santa Maria. Relembrou que, na última semana, em função de evento realizado aqui, toda hotelaria foi ocupada, com a presença de pessoas de 26 países em missões oficiais. “Nós já temos uma realidade. Essa pauta é importante para não perder essa energia, para aperfeiçoar e cada vez mais Santa Maria ter essa indústria sem chaminé com ticket salarial alto”, observou.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, apresentou o projeto de um grande parque de exposições da UFSM. “Tem grande missão de junto, com a Expodireto e Expointer, sermos um grande parque de desenvolvimento tecnológico, do agronegócio, do comércio em que todos possam utilizar a estrutura. Vai estar dentro da UFSM, mas vai estar à disposição da sociedade”, registrou. Informou que a Universidade conseguiu recursos e, provavelmente, metade do próximo ano, as primeiras obras já estarão prontas. Conforme o reitor da UFSM, o projeto estipula que o parque tenha capacidade para atender 230 expositores, tenha 126 baias para animais na área de remate e receba 10 mil visitantes/dia. A infraestrutura contempla 86.500 metros quadrados (área total a ser construída); arena para remates; pavilhão para atividades/exposição; 170 lotes para expositores; 60 lotes para agricultura familiar; área de exposição de animais; área de exposição de máquinas agrícolas; praça de alimentação e rua coberta. O projeto tem valor a ser investido de aproximadamente R$ 35 milhões. “É um valor que a gente precisa da bancada gaúcha. Quando a gente for buscar esse recurso, a gente tem que ir junto com o prefeito, com o presidente da Câmara, junto com a comunidade”, enfatizou.

A Comissão de Educação é integrada pelos vereadores Luiz Fernando (PDT) – presidente; João Ricardo Vargas(PL); Tony Oliveira(Podemos); TubiasCallil (PL) e Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos); Alice Carvalho (PSOL) e Helen Cabral (PT).

A íntegra da audiência pode ser conferida aqui.

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Gustavo Nuh (estagiário de jornalimo)


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços