Santa Maria, quarta-feira, 24 de abril de 2024

Comissão de Saúde visita Fazenda Terapêutica em Ivorá

• 15/12/2010

A Comissão de Saúde visitou, na manhã de hoje (15), a Fazenda do Senhor Jesus, em Ivorá. O espaço é um local para tratamento de dependentes químicos. A presidente da Comissão, vereadora Maria de Lourdes Castro, junto com vereadores Marion Mortari e Manoel Badke, que também integram a Comissão de Saúde da Câmara, foram recebidos pelo coordenador da fazenda, James Pizarro Filho, e pelo presidente da entidade, Marcos Vinícius Friedrich.
A fazenda, apesar de localizada em Ivorá, é administrada em Santa Maria pelo Programa Comunitário de Auxílio ao Toxicômano (PACTO), de onde os internos são encaminhados ao tratamento. Apesar de ser uma instituição privada são oferecidas vagas públicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, o local conta com 42 internos. Segundo o coordenador da fazenda terapêutica, o objetivo é aumentar a capacidade. “Daqui a 20 dias estaremos abrindo mais 12 vagas, mas queremos passar a tratar de 90 pessoas”, diza Pizarro.
Na fazenda, os internos recebem auxílio de monitores que já passaram pelo mesmo tratamento. Lá, são realizados trabalhos diários como a criação de aves, suínos e bovinos, plantio de árvores, cultivo de verduras e legumes, trabalhos em marcenaria, artesanato, culinária, além de espaço para leitura e oração.
A faixa etária das pessoas que recebem atendimento varia entre 18 e 65 anos. Os internos recebem visitas um domingo por mês e o tratamento tem duração de um ano.
A intenção dos parlamentares com a visita, além de conhecer o funcionamento do local, é tentar buscar, por meio de convênios, uma possível ampliação do programa implementado na fazenda. A idéia é de que mais pessoas possam receber essa ajuda.

Texto e foto: Pedro Pavan