quarta-feira, 17 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Legislativo empenhado na campanha ‘200 Mil Eleitores para Santa Maria’

• 10/02/2011

Na manhã desta quinta-feira (10), a presidente do Legislativo, vereadora Sandra Rebelato, recebeu a visita da empresária Maria Zaira de Grandi, diretora presidente do jornal A Razão. Na ocasião, Zaira parabenizou a vereadora Sandra pelo mandato na presidência do Legislativo e falou, também, sobre a possibilidade de futuros projetos realizados em conjunto com a Câmara de Vereadores, como por exemplo, a campanha “Vote Aqui”, também conhecida como “200 Mil Eleitores para Santa Maria”.
Na busca para atingir a marca dos 200 mil eleitores, é preciso conquistar mais 7.363 votos. Para isso, durante o ano de 2011 e parte de 2012, serão realizadas diversas ações para atingir três grupos específicos: estudantes de 16 a 18 anos que não possuem título eleitoral, militares e pessoas de outros municípios que escolheram Santa Maria para morar.
A campanha “200 Mil Eleitores para Santa Maria”, que é resultado de uma parceria entre a Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), o jornal A Razão e a Justiça Eleitoral, tem apoio do Legislativo Municipal. Com isso, Santa Maria passaria a ter condições de realizar segundo turno. “A maior participação popular nas eleições melhora a democracia, fortalece os partidos políticos e o processo eleitoral se torna mais democrático”, enfatizou a vereadora Sandra.

Engajamento – Ainda pela manhã, com a intenção de fortalecer a campanha, a presidente Sandra Rebelato, acompanhada pela empresária Maria Zaira de Grandi, foi até a Secretaria de Educação do município. Lá, a vereadora e a empresária foram recepcionadas pelo secretário de Educação, João Luiz Roth, e pela superintendente de ensino da cidade, Gisele Bauer.
Como um dos objetivos da campanha é conquistar jovens eleitores entre o público adolescente nas escolas de Santa Maria, a vereadora e a empresaria foram solicitar a parceria da Secretaria de Educação no trabalho com os estudantes nas escolas. Na conversa com ao secretário Roth, a vereadora Sandra apresentou a Lei Municipal 3440/92, que prevê a inclusão no conteúdo curricular que seja debatido com os alunos o incentivo ao alistamento eleitoral e o direito de voto.
Já nos dias 21 e 22 de fevereiro, está programado um seminário de abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, no Clube Dores, para professores da rede e convidados. A vereadora e a diretora do jornal A Razão, agendaram com a superintendente Gisele Bauer um espaço no evento, no dia 22, para divulgar a campanha por meio de vídeos e materiais explicativos que devem ser entregues aos professores.
O próximo passo será divulgar a campanha nas próprias escolas, a partir de março. Conforme o secretário João Luiz Roth, é possível alcançar um grande número de eleitores entre os adolescentes: “vamos nos empenhar em atingir esse número, que é de cerca de 8 mil para alcançar a meta de 200 mil eleitores, com nossos jovens, nas escolas da cidade”, afirmou Roth.

Texto: Lucian Ceolin e Pedro Pavan
Foto: Pedro Pavan