Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Câmara vai lutar contra fechamento do Escritório de Ibama de Santa Maria

• 18/05/2011

A realização de uma reunião pública com a presença de representantes das 104 cidades da jurisdição do Escritório Regional do Ibama de Santa Maria e, ainda, uma carta aberta de repúdio das Câmaras destes municípios são o resultado prático da audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (18), no Plenário da Câmara de Vereadores, para discutir a manutenção do Escritório Regional do Ibama em Santa Maria. O envio ao Ministério do Meio Ambiente da ata do encontro de hoje é outra iniciativa a ser tomada na luta contra o fechamento do escritório local do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.
Todos esses encaminhamentos foram definidos na audiência pública convocada pela Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente e a Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais da Câmara de Vereadores de Santa Maria para tratar da questão que vem preocupando não só aos servidores do instituto, mas ambientalistas e autoridades em geral. Para o representante do Ministério Público presente à audiência, Ricardo Lozza, por exemplo, “o fechamento do escritório de Santa Maria fere de morte a fiscalização do meio ambiente na região”.
A audiência contou com a participação da vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), que coordenou os trabalhos, do vereador João Kaus (PMDB), do secretário municipal de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, além de delegações de vereadores das cidades de Bagé e de São Pedro do Sul, servidores do Ibama, Patrulha Ambiental, e o representante do Ministério Público.
No próximo dia 26, haverá audiência pública na cidade de Bagé, cujo escritório também está por ser desativado.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Gabriela Perufo