Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Plenário lotado na audiência pública que tratou dos precatórios

• 20/05/2011

Na tarde desta sexta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Santa Maria sediou audiência pública promovida pela Comissão Especial dos Precatórios Judiciais, da Assembleia Legislativa. Diante do plenário superlotado, o presidente da Comissão, deputado Frederico Antunes, falou das intenções da frente para pressionar o governo do Estado a agilizar alternativas para o pagamento dessas dívidas com os cidadãos. A audiência foi organizada em um sistema de perguntas da plateia e respostas da Mesa, em que as dúvidas dos presentes foram esclarecidas pelo advogado Ricardo Bertelli, que acompanha a Comissão.
Uma das questões abordadas na audiência foi a proposta do governo estadual de redução do percentual de pagamento da Requisição de Poucos Valores. O RPV é uma alternativa de recebimento dos precatórios de forma mais rápida com diminuição no valor total. No ano passado, foram pagos pouco mais de R$ 700 milhões em precatórios e RPVs. Na atual gestão, está previsto o pagamento de pouco mais de R$ 800 milhões.
Participaram da atividade, o presidente da Comissão Especial, deputado Frederico Antunes, o vice-presidente, deputado Valdeci Oliveira, além do deputado estadual Jorge Pozzobom e dos vereadores Sandra Rebelato, Paulo Airton Denardin, Helen Cabral, Jorge Trindade e Admar Pozzobom.

Texto: Rodrigo Ricordi e Pedro Pavan
Fotos: Gabriela Perufo