Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Semana Municipal de Combate ao Consumo de Bebidas Alcoólicas

• 12/08/2011

A Câmara de Vereadores, em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e Ministério Público do Estado está realizando, nesta sexta-feira (12), a 1ª Semana Municipal de Combate ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres. A presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, coordenou a mesa de trabalhos do evento, que contou com a presença dos vereadores Maria de Lourdes Castro, Helen Cabral, Luiz Carlos Fort, Admar Pozzobom, além de comunidade em geral e integrantes da rede de atendimento a adolescentes em Santa Maria.
A presidente do Legislativo destacou que o objetivo da Semana é alertar e conscientizar jovens dos prejuízos do uso abusivo de bebidas alcoólicas e cigarros. “O trabalho da Semana é de suma importância para estreitar laços e trabalhar juntos pelos adolescentes”, enfatizou. A promotora de Justiça, Ivanise Jann de Jesus, relatou que, desde 2010, o Ministério Público tem recebido notícias de festa de 15 anos regadas a vinho e a espumantes e com bebidas alcoólicas liberadas inclusive para adolescentes.
Após a abertura dos trabalhos, aconteceu a palestra “Políticas Públicas para o álcool” com a participação de Ana Maria Martins Moreira, pediatra/sanitarista e secretária geral do SIMERS; Lilian Day Hagel, pediatra da Clínica do Adolescente do HCPA e GHC; Fátima Plein, médica psiquiatra da UFSM e Volnei Dassoler, psicólogo, psicanalista, integrante da equipe do CAPS AD Caminhos do Sol. Segundo a palestrante Lilian Day Hagel, a média da idade de início de consumo é 12,5 anos e 65% dos adolescentes relataram pelo menos uma vez uso de álcool na vida. Ainda, segundo Lílian, o consumo abusivo de álcool responde por 8% das doenças na fase adulta.
À tarde desta sexta-feira, as atividades prosseguem na Unifra, conjunto III, com atividades direcionadas aos adolescentes. A Semana Municipal tem apoio da Unifra, Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEM), secretaria de município da Saúde, secretaria de município de Educação; 8ª CRE e Vida Urgente.