PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Homenagem a Maneco Pedroso


  • 15/08/2011
Compartilhe:

Na tarde desta segunda-feira (15), a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, reuniu-se com comitiva do Exército para tratar da possibilidade de construção de um mausoléu em Santa Maria como forma de homenagem a Manoel dos Santos Pedroso, conhecido como Maneco Pedroso. Participaram da reunião Jorge Luiz Laranjeira, integrante da Confraria de Cavaleiros de Resgate Histórico Sangue Farrapo; Tenente Coronel José Cláudio dos Santos Junior, chefe da Diretoria de Patrimônio e Projetos da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEX); 2ª Tenente Flávia do Carmo Pereira (DPHCEX) e Major Roberto Brancalione, da 3ª Divisão do Exército.
Laranjeira destacou que o objetivo é trazer para Santa Maria os restos mortais de Maneco Pedroso, atualmente guardados na Capela de Santo Amaro, em General Câmara. Em 2010, o Legislativo santa-mariense aprovou lei, tornando Manoel dos Santos Pedroso Filho Herói de Santa Maria e a Cavalgada Maneco Pedroso integra o calendário de eventos oficiais do município.
Nesta terça-feira, um grupo de trabalho - formado por Exército e outras entidades - reúne-se para apresentar proposta de trabalho a fim de viabilizar Museu de Santa Maria. A presidente Sandra Rebelato reiterou a importância de o município homenagear e valorizar Maneco Pedroso.


Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Rodrigo Ricordi

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços