sexta-feira, 19 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Sessão Plenária Ordinária

• 16/08/2011

Estudantes divulgam vacinação de animais
O espaço da Tribuna Livre foi ocupado pelos estudantes Camyla Silveira e Giovani Amestoy da Silva, acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UFSM, que destacaram a importância da guarda responsável de animais e a realização da campanha anti-rábica em Santa Maria. A vacinação de cães e gatos, organizada pelo curso de Veterinária da UFSM, acontece nos dias 20 e 21 de agosto em mais de 30 postos em Santa Maria e Itaara. Em conjunto à vacinação, ocorre campanha de conscientização sobre a guarda responsável de animais.

Projetos aprovados

- Projeto de lei, do Poder Executivo, que inclui artigo 27 A e item B-1, na tabela II-1, na lei complementar 002/01 - Código Tributário Municipal. O projeto trata da base de cálculo do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) para escritórios contábeis. O vereador João Kaus, relator da Comissão Especial responsável pela análise do projeto, destacou que contabilistas e representantes do Executivo Municipal participaram da discussão a fim de aprimorar a proposição.

- Projeto de lei, da vereadora Sandra Rebelato, que institui no município de Santa Maria o Dia do Colunista Social.

Projetos em primeira discussão

- Projeto de lei 7588, de autoria do vereador João Kaus, que estabelece nova designação a ser adotada pelas autoridades públicas no âmbito da cidade de Santa Maria para base derivada do eriythoxylon coca. Segundo o projeto, a droga derivada do eriythoxylon coca na forma conhecida como crack passa a ser designada pedra da morte. Na justificativa, o vereador destaca que instituir novo nome vinculado ao efeito e tornar obrigatória a adoção da designação no âmbito das instituições do Estado constituirá “na mais poderosa campanha de esclarecimento e combate ao uso dessas substâncias, que tanto mal tem causado às famílias, à sociedade e ao país”.

- Projeto de lei 7592, do vereador Jorge Trindade, que denomina de Maria Elena Lorenzen Silveira a rua 17 da Cohab Fernando Ferrari, no bairro Camobi.
Jorge Trindade ressaltou que a denominação de ruas facilita a vida dos moradores, destacando a relevância da professora Maria Elena na luta por melhorias à comunidade.

- Projeto de lei 7614, do vereador Jorge Trindade, que inclui Dia do Vizinho no Calendário de Eventos Oficiais do município.
O vereador Jorge Trindade enalteceu a festa do vizinho como elemento integrador dos moradores. “A Festa é um marco em Santa Maria”, comentou.
O vereador João Carlos Maciel parabenizou Jorge Trindade pela iniciativa, tendo em vista a magnitude do Dia do Vizinho. O vereador Isaias Romero afirmou que o evento é uma oportunidade de confraternização dos vizinhos, que, muitas vezes, pelo dinamismo do dia-a-dia não têm oportunidade de se encontrarem. Segundo Romero, a ideia do Dia do Vizinho partiu do radialista Moreira Reis, quando se transferiu de Cachoeira do Sul para Santa Maria.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Pedro Pavan