sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sessão plenária ordinária 23.08.11

• 24/08/2011

Vinte anos da Primeira Turma de Policiais Militares Femininas de SM
O espaço da tribuna livre foi utilizado pelo Tenente Coronel Wladimir Francisco Barros Comassetto, Comandante do 1o Regimento de Polícia Montada, e pela 1o Sargento, Maria Cristina da Silveira, que destacaram a comemoração dos 20 anos da Primeira Turma de Policiais Militares Femininas de Santa Maria - Turma Centenária do 1o Regimento de Polícia Montada.
Maria Cristina da Silveira destacou a luta das mulheres por conquista de espaço em diferentes profissões, sendo que as primeiras mulheres ingressaram na Brigada Militar há mais de duas décadas. Em 15 de agosto de 1991, surgiu, em Santa Maria, a turma centenária e, no ano seguinte, 43 mulheres começaram a atuar no município.
O Tenente Comassetto enfatizou os desafios superados pelas primeiras mulheres ingressantes na Brigada Militar, elogiando a coragem e a dedicação das policias militares no exercício da função. “Prestam serviço extremamente qualificado. Trabalham nas viaturas, no policiamento a pé, no policiamento montado, nos hospitais, nos batalhões, nas Escolas de Formação e no Colégio Tiradentes”, destacou, acrescentando que as mulheres na Brigada Militar são exemplo pela forma de ser e de enfrentar problemas.

Dois projetos aprovados em sessão extraordinária

Por acordo dos líderes de bancada, dois projetos foram aprovados, por unanimidade, em sessão extraordinária, após serem incluídos na ordem do dia da sessão ordinária. São eles:

• projeto de lei 7627, de autoria do Executivo Municipal, que altera o parágrafo 3 da lei municipal 5391/2010. Conforme a justificativa, o projeto busca autorização para efetuar alteração na lei municipal 5391, que autoriza o Executivo a contratar, emergencialmente, profissionais para atuação na área de saúde, prorrogando o prazo de contratação.
O vereador Manoel Badke pediu apoio dos vereadores para aprovar projeto do Executivo pela urgência da cidade contar com agentes comunitários da saúde.
• projeto de lei 7632, de autoria do Executivo Municipal, que altera o inciso II do art. 5 da lei municipal 5392, de 20 de dezembro de 2010. Segundo justificativa do Executivo, é necessária a alteração no percentual de remanejamento de dotações de 7% para 9% a fim de evitar entraves burocráticos na execução das ações de governo.

Proposições aprovadas

- requerimento, de autoria do vereador Luiz Carlos Fort, solicitando envio de moção congratulações a Primeira Turma de Policiais Militares Femininas – Turma Centenária, que comemorou 20 anos de atividades em Santa Maria;

- requerimento, de autoria do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações ao CTG Sentinela Querência pela realização do IV Juvenart no último final de semana;

- projeto de resolução legislativa, da Mesa Diretora do Legislativo, que autoriza Poder Legislativo a realizar despesas de até R$1.200,00 para Semana Farroupilha.

- moção, de autoria do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de pesar à família de Bem e ao CPF Piá do Sul pelo falecimento de Arizoli de Bem.

Projetos em primeira discussão

- de autoria do vereador Jorge Trindade, que denomina de “Antonio Bitencourte” a rua 16, da Cohab Fernando Ferrari no bairro Camobi;

- de autoria do vereador Jorge Trindade, que denomina de Domingos Fernandes Pereira a rua 18 da Cohab Fernando Ferrari no bairro Camobi.