Santa Maria, sábado, 4 de maio de 2024

Sessão plenária ordinária 20.10.11

• 20/10/2011

Tribuna livre – O espaço foi utilizado pela Irmã Sonia Maria Southier, que destacou a canonização de Dom Guanella, fundador da Escola Providência. Padre Luís Guanela foi homem público com participação significativa na sociedade. “Um homem inovador e na educação aplicou método educativo para o ensino de educação fundamental. Ele dizia que o educar é uma construção do conhecimento”, observou. Nascido no norte da Itália em 1842, Guanella tinha sonho de ser padre e no dia da ordenação expressou o desejo de dedicar a vida ao próximo. No dia 23 de outubro, Guanella será canonizado em Roma.

Proposições aprovadas:
moção, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações ao Grupo Gaudérios do Asfalto pela organização da 15a edição do Mercocycle. Pozzobom afirmou que o Mercocycle movimenta a economia da cidade, com lotação de hotéis e restaurantes. O vereador João Carlos Maciel destacou a grandiosidade do Mercocycle em razão do número de participantes e do envolvimento do público.
moção, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações a Ilídio Biachi pelo recebimento do título de Produtor Agropecuarista 2011 entregue pela Câmara de Vereadores de Itaara. O vereador João Carlos Maciel, que subscreveu requerimento, afirmou que Ilidio Biachi é um apaixonado por Santa Maria e contribui com desenvolvimento do município.
moção, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações ao grupo Passageiros da Alegria;
moção, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações ao Lar das Vovozinhas em razão dos 65 anos da instituição;
moção, do vereador João Carlos Maciel, solicitando envio de moção de congratulações a Moacir da Silva, presidente da Coopaver pelo recebimento do troféu Transportador Emérito 2011.
Resumo dos pronunciamentos
Manoel Badke (em comunicação de liderança do DEM) destacou que em 25 de outubro comemora-se Dia do Dentista, informando ser autor da lei referente à Semana de Conscientização sobre doação de dentes humanos. O vereador explicou que a lei, baseada em regramento federal, legaliza a utilização de dentes humanos e busca conscientizar comunidade científica e população em geral sobre a importância da existência de um Banco de Dentes.
Admar Pozzobom (em comunicação de liderança do PSDB) fez a leitura de artigo, de autoria do deputado estadual Jorge Pozzobom, publicado no jornal A Razão desta quinta-feira a respeito dos Cargos em Confiança no governo do Estado.
João Kaus (em comunicação de liderança do PMDB) agradeceu ao superintendência da Corsan, Julio do Espirito Santos, pelos serviços realizados na comunidade da Nova Santa Marta. Afirmou que, mesmo sem ter convênio com a prefeitura, a Corsan está realizando trabalho de saneamento básico na localidade. Registrou que, no último dia 14, a Câmara de Vereadores realizou audiência pública para discutir segurança no trânsito no trevo de acesso aos quartéis, no bairro Boi Morto.
Paulo Airton Denardin (em comunicação de liderança do PP) registrou que o Executivo Municipal está substituindo ponte de madeira por tubos de concreto no distrito de Santa Flora. Denardin relatou, ainda, que empresa contratada pela prefeitura está recuperando as estradas de Santa Flora, facilitando escoamento da safra. O vereador informou que, na última segunda-feira, ao encontrar o deputado federal Luiz Carlos Heinze na Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul pleiteou recursos para Santa Maria.
Helen Cabral (PT) fez referência ao artigo de Jorge Pozzobom com críticas ao governador Tarso Genro sobre o número de Cargos em Comissão na esfera estadual, a vereadora afirmou que alguns dados apontados no texto do parlamentar não são verídicos. Segundo a vereadora, o deputado estadual Jorge Pozzobom, quando cargo comissionado da governadora Yeda, não se posicionava contra a manutenção de CCs.