Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Comenda Santos Dumont a Claus Kilian Hardt

• 21/10/2011

Em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira, a Câmara de Vereadores fez a entrega da Comenda Santos Dumont, instituída pelo Decreto Legislativo 03/2002, como reconhecimento aos militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares que se destacam, tanto na vida de caserna como na sociedade civil. O agraciado deste ano foi o Coronel Aviador Claus Kilian Hardt, Subcomandante da Base Aérea de Santa Maria.
O pronunciamento em nome do poder legislativo municipal coube ao vereador João Carlos Maciel, que, em um discurso emocionado e descontraído pontuou aspectos da história da aviação e da Força Aérea Brasileira. O parlamentar referiu-se à importância da Base Aérea de Santa Maria para o desenvolvimento regional e mencionou o sonho de uma menina santa-mariense em se tornar piloto da aeronáutica. Maciel lembrou que ele próprio, quando jovem, chegou a postular a carreira militar aeronauta.
O vereador discorreu, a seguir, sobre a trajetória do homenageado, Coronel Aviador Claus Kilian Hardt, natural de Pomerode – SC, atual subcomandante da BASM, na terceira vez em que serve no município. Claus Kilian Hardt é casado com a advogada e professora universitária santa-mariense, Gisela Biacchi Emanuelli e pai da pequena Sofia. Além da formação militar na Academia da Força Aérea, o homenageado com a Comenda Santos Dumont tem sólida formação acadêmica na área das ciências sociais, sendo bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas (Direito), pela UFRGS; MBA em Desenvolvimento Avançado de Executivos – Área de Gestão de Processos, pela Universidade Federal Fluminense; pós-graduação latu sensu – Gestão da Comunica e Marketing Institucionais, pela Universidade Castelo Branco, além do Estágio Intensivo de Mobilização Nacional, pelo Ministério da Defesa, e pós-graduação pelo Curso de Comunicação Social do Exército Brasileiro.
Ao agradecer a homenagem, o Coronel Aviador Claus Kilian Hardt destacou que ao longo das realizações de sua carreira militar, sempre teve o suporte de equipes qualificadas e comandantes que facilitaram o desempenho das metas a serem atingidas. O subcomandante da Base Aérea disse que tudo aquilo que ele é, deve a Força Aérea Brasileira, por isso a emoção em ser agraciado com a Comenda Santos Dumont. Hardt agradeceu ainda aos ex-comendantes da BASM e, em especial, ao apoio e incentivo permanente do atual comandante, Coronel Aviador José Eduardo Ruppenthal. O homenageado reiterou os fortes laços afetivos com Santa Maria, cidade que considera seu verdadeiro lar, terra natal da esposa, da filha e dos sogros Cláudio e Regina Emanuelli.
Encerrando a solenidade, a presidente da Câmara referiu a grandeza da homenagem que leva o nome do patrono da aviação brasileira. A vereadora Sandra Rebelato também destacou o currículo do homenageado, expandindo os cumprimentos à família santa-mariense do militar da aeronáutica.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Gabriela Perufo