Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Legislativo faz a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares

• 17/11/2011

No fim da tarde desta quinta-feira (17), o Legislativo Municipal realizou sessão solene para a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares. Instituída por meio do Decreto Legislativo 06/2001, a honraria é destinada a personalidades ou instituições que se destacam na luta pela igualdade social dos afrodescendentes
O ato contou com a participação de grupos ligados à cultura afro-descendente no município. A mesa de honra esteve composta pela presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, pelos homenageados Giane Vargas Escobar, Carlos Alberto da Silva Barbosa e Vilnes Gonçalves Flores Júnior, além da coordenadora municipal da Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Sirlei Terezinha Barbosa, do comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria, Coronel Worney Dellani Mendonça, e do presidente da Associação dos Amigos do Teatro Treze de Maio, Jorge Luiz Marinho da Silva.
A saudação em nome do legislativo coube à vereadora Helen Cabral. “O 20 de novembro é o dia nacional da consciência negra e nada mais justo do que nesse dia homenagear grandes defensores da cultura afrodescendente”, afirmou a parlamentar. Helen discorreu ainda sobre a trajetória de Zumbi dos Palmares, salientando que o Quilombo foi a primeira sociedade livre estabelecida em solo brasileiro. A vereadora fez ainda a leitura do extenso currículo dos homenageados. A museóloga Giane Vargas Escobar, foi responsável pela criação e implantação do Museu Treze de Maio, do qual é diretora técnica. Vilnes Gonçalves Flores Júnior, o “Ney de Ogum”, é líder de cultos afro-brasileiro, militante do Movimento Negro, do Movimento pela Livre Expressão Sexual e um dos fundadores da Associação dos Amigos do Teatro Treze de Maio. O sargento PM Carlos Alberto da Silva Barbosa, bombeiro e músico, é regente adjunto da Banda da EsFAS, que abrilhantou a sessão solene. A programação contou ainda com uma apresentação do Grupo Vocal Mulheres Negras Malungas, que interpretou o “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes, e “Me leva pro mar, meu amor”, de autoria de Cigano.
A Comenda Zumbi dos Palmares foi entregue aos agraciados pelo conjunto dos vereadores. Ao agradecer a homenagem, Giane Vargas Escobar “quando acreditamos em uma causa, quando nos envolvemos em um trabalho, assumimos uma grande responsabilidade com pessoas. Assim fizeram os fundadores do Clube Treze de Maio (hoje Museu). Assim fez Zumbi dos Palmares”, disse Giane, agradecendo o reconhecimento do Movimento Negro de Santa Maria e do Legislativo Municipal.
Carlos Alberto da Silva Barbosa lembrou que, no passado, seu falecido pai recebeu recebeu a mesma distinção e coube a ele recebê-la em nome do homenageado. “Quando fui comunicado que receberia a distinção neste ano, pensei o quanto pesa a responsabilidade desta honraria. Quero que esta homenagem sirva de referência para os da minha raça, da minha cor”, afirmou o sargento Barbosa.
Saudando os orixás, Vilnes Gonçalves Flores Júnior, o “Ney de Ogum”, saudou os demais homenageados e lembro que a ONU instituiu 2011 como Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. “Quero aproveitar este momento para dar visibilidade ao preconceito de que são vítimas os templos e as religiões de matriz afro”, salientou Ney de Ogum. O homenageado referiu ainda a necessidade de maior representação negra na política nacional.
Encerrando a solenidade, a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, saudou ainda a professora Alcione Flores, referência na cultura afrodescendente em Santa Maria. Sandra mencionou diversas iniciativas do legislativo em favor do reconhecimento da cultura negra e da promoção da igualdade racial. “Precisamos mostrar às gerações futuras que fomos capazes de combater e vencer o preconceito racial. Que este ano solene corrobore o compromisso com a erradicação de qualquer tipo de discriminação”, finalizou a presidente do Legislativo.