Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Sessão especial em homenagem aos 40 anos da Construtora Silva Zamberlan

• 23/11/2011

Em sessão especial proposta pelo vereador Isaias Romero, a Câmara Municipal de Vereadores homenageou, no final da tarde desta terça-feira (22), os 40 anos da Construtora Silva Zamberlan. O ato iniciou ao som da Banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar, que executou o Hino Nacional Brasileiro. A saudação, em nome do legislativo municipal coube ao vereador Isaias Romero.
O proponente da homenagem situou a trajetória de vida do fundador da construtora, Manoel Francisco da Silva, nascido na localidade de Antônio Lima, interior de São Pedro do Sul. A jornada empreendedora de “Manoelzinho”, como é carinhosamente chamado, iniciou aos 15 anos de idade, quando deixou a pequena propriedade rural da família em busca de melhores oportunidades na cidade de São Pedro do Sul, onde arrendou uma olaria. Aos 20 anos, Manoel Francisco da Silva transferiu-se para Santa Maria, onde, inicialmente, foi capataz de outra olaria. Pouco depois, foi contratado como apontador de obra na construção do Edifício Taperinha e, em seguida, fundou a Ferragem Centenário. Os primeiros passos no setor da construção civil foram dados no início da década de 1970. “Este homem de negócios é o atestado vivo de quem valoriza a vida, o amor, os sentimentos, as pessoas, sendo considerado um grande patrão, adorado por seus funcionários, por sua sinceridade, lealdade e honestidade. Manoel, um homem bondoso, caridoso, exemplar pai de família, prestativo, ajuda muito os carentes e entidades filantrópicas. Não gosta de divulgar o que faz nessa área, pois considera esse um trabalho silencioso”, concluiu o vereador.
Após o pronunciamento do vereador Isaias Romero, foi exibido um vídeo com diversos depoimentos de lideranças santa-marisenses sobre a trajetória de Manoel Francisco da Silva e da Construtora Silva Zamberlan. O audio-visual registrava ainda a emoção das mensagens da esposa Inez Zamberlan Silva, dos filhos Stela, Fernando e Evandro, e dos netos. O vereador Romero fez a entrega de uma placa de homenagem, que foi recebida por Manoel Francisco da Silva na companhia da esposa e dos filhos. Ao agradecer a honraria, o homenageado falou da satisfação pelo reconhecimento do legislativo. “Os que me conhecem, sabem que sou um homem simples, que sempre enfrentou os desafios da vida com disposição”, disse Manoel Francisco da Silva. O fundador da Construtora Silva Zamberlan falou da trajetória empreendedora, que já resulta em mais de 50 edificações, somando mais de 300 apartamentos. “Quero dividir esta homenagem com a memória dos meus pais e irmãos que já não estão mais conosco, com minha esposa, filhos, netos, colaboradores, clientes e fornecedores. Aos jovens deixo a mensagem de que acreditem sempre no trabalho, no empreendedorismo, na honestidade e na família”, concluiu Manoel Francisco da Silva.
A sessão especial de homenagem contou ainda com uma apresentação do Coral Giuseppe Verdi, da Associação Italiana de Santa Maria. Encerrando o ato, a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, referiu o orgulho por conduzir os trabalhos do legislativo durante a solenidade que marca o reconhecimento de todos os santa-marienses e um cidadão exemplar, cujo empenho e dedicação se traduzem no progresso do município.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Leonardo Moreti