Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Sessão especial celebra aniversário da União das Associações Comunitárias

• 02/12/2011

Os 32 anos da UAC – União das Associações Comunitárias de Santa Maria –, a serem completados no próximo dia 8, foram celebrados em sessão especial da Câmara Municipal de Santa Maria, realizada no final da tarde desta quinta-feira, 1º de dezembro. O vereador Jorge Ricardo Xavier manifestou-se em nome do legislativo, falando sobre a história e as conquistas do movimento comunitário. “A luta, que no início buscava aluguéis mais baratos, moradia própria, infraestrutura urbana, regularização do fornecimento de água e energia elétrica, requeria a construção de organizações capacitadas para reivindicar, formular e acompanhar a execução das políticas sociais. Com o passar do tempo, a população organizada foi adquirindo consciência, passando a compreender e identificar com maior consistência as verdadeiras raízes dos problemas sociais e a discutir com mais profundidade questões como saúde pública, emprego, educação, moradia e cidadania”, destacou o parlamentar.
O presidente da UAC, Rodrigo de Lima dos Santos, lembrou que a entidade nasceu ao final do regime militar e se consolidou como força democrática e representativa da pluralidade da população. Ao agradecer a homenagem do legislativo, o líder comunitário lembrou o empenho da família Figueiredo na fundação e fortalecimento da entidade, ressaltando que o exemplo desses pioneiros se reflete na abnegação dos atuais dirigentes. Encerrando a sessão, o vice-presidente da Câmara, vereador Admar Pozzobom, reiterou as palavras proferidas pelo colega Jorge Ricardo Xavier. “Tenho certeza da importância da UAC, como promotora da inclusão social, e da responsabilidade exercida pela entidade na condução das mais legítimas reivindicações do conjunto da sociedade”, disse Pozzobom.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Gabriela Perufo