Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Mostra resgata a história de Santa Maria

• 06/12/2011

A exposição “Submergindo no interior dos documentos: um estudo de diplomática com foco na história local de Santa Maria” foi aberta na segunda-feira (05), no hall do prédio 74, no campus da UFSM. A mostra é resultado do trabalho de alunos do curso de Arquivologia, que contaram com a parceria do Arquivo Geral da Câmara de Vereadores de Santa Maria.
O projeto de pesquisa, coordenado pela da professora Eneida Isabel contou com o apoio da assessora técnica Jara Silveira, responsável pelo Arquivo Geral da Câmara. O objetivo do projeto é proporcionar aos acadêmicos o estudo dos documentos sob a ótica da diplomática, salientando os caracteres intrínsecos dos documentos e realizar estudo comparativo ente os períodos em que foram produzidos tais documentos.
Os documentos têm uma forma de serem compostos, dependendo da espécie que o reveste e da época em que foram redigidos. Há elementos intrínsecos que aparecem no teor dos documentos e subpartes que os compõem. O projeto em questão buscou elaborar um trabalho analítico com o fim de verificar as partes que aparecem nos documentos preservados no Arquivo Geral da Câmara Municipal de Santa Maria.
Para a realização do trabalho, a turma foi dividida em grupos, sendo que cada grupo escolheu diferentes documentos para serem seu objeto de trabalho, de acordo com critérios de tamanho, letra clara, importância histórica, presença de caracteres intrínsecos.
Contribuindo com a pesquisa dos acadêmicos, o Arquivo geral da Câmara disponibilizou sala para a realização das aulas práticas da disciplina de Diplomática, que ocorreram na Câmara de Vereadores; também disponibilizou o acervo de documentos aos alunos e a possibilidade da assessora técnica do Arquivo acompanhá-los na escolha dos documentos que foram objetos do estudo e nas aulas práticas juntamente com o docente responsável pela disciplina.
A mostra pode ser conferida até o dia 13 de dezembro.

Fotos: Gabriela Perufo