Santa Maria, sexta-feira, 3 de maio de 2024

Troféu “Sérgio de Assis Brasil” a Luiz Alberto Cassol

• 06/12/2011

Em Sessão Solene nesta terça-feira (06), a Câmara de Vereadores condecorou Luiz Alberto Cassol com o Troféu “Sérgio de Assis Brasil”. Instituído pela lei municipal 5263/2009, a homenagem é conferida à personalidade de destaque na área cultural de vídeo e cinema, durante programação do Festival Santa Maria de Vídeo e Cinema. A secretária de Município do Turismo, Norma Moesch, Valmir Beltrame, representando Conselho Municipal de Cultura, além do presidente em exercício, Admar Pozzobom, compuseram a mesa de honra. Anamaria Bragança Moraes de Assis Brasil, viúva de Sérgio e autora da arte do Troféu, prestigiou a solenidade.
A vereadora Helen Cabral, em nome do Poder Legislativo, destacou o caráter idealista do cineasta Luiz Alberto Cassol. A respeito do homenageado, Helen Cabral registrou que, entre outras atribuições, Beto Cassol exerceu presidência do conselho nacional de cineclubes brasileiros, coordenação geral do Festival Santa Maria de Vídeo e Cinema e direção de várias curtas metragens e documentários. “O currículo fantástico demonstra amor ao cinema. Ao receber troféu, recebe também reconhecimento público por ter sido vanguardista no cinema. Beto Cassol nos deixa um grande ensinamento, que a paixão por cinema pode transformar sonho em referência no cinema”, enfatizou. Ao final do pronunciamento da vereadora Helen, foi exibido o documentário “Faltam 05 minutos”, dirigido pelo condecorado com o Troféu Sérgio de Assis Brasil.
Luiz Alberto Cassol, ao agradecer a condecoração do Legislativo, destacou a influência de Sérgio de Assis Brasil na sua vida ao impulsionar a possibilidade de fazer cinema, vídeo e televisão. Citando texto de cineasta russo, Beto Cassol destacou ser necessário sempre buscar múltiplas possibilidades do cinema. “Acredito que o cinema pode transformar e entreter. Pode tudo. Desejo que possamos ter acesso à produção de audiovisuais de todas as Nações”, observou.