Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Emoção marca a entrega das comendas Alcides Brum e Mérito da Construção Civil

• 25/05/2010

Em sessão solene presidida pelo vereador Paulo Airton Denardin (PP), a Câmara de Vereadores fez a entrega, no começo da noite desta terça-feira (25), das comendas Mérito na Construção Civil e Alcides Brum. As honrarias foram instituídas, respectivamente, pelos decretos legislativos números 06 e 05, de dezembro de 2005.
Em ambos os casos os homenageados são escolhidos por uma comissão mista representando a Câmara de Vereadores e entidades de representação ligadas ao setor profissional de cada um. As duas homenagens integram a programação da semana de aniversário do município e da câmara de vereadores.

Mérito da Construção Civil – Em 2010, a Comenda Mérito da Construção Civil é dedicada “in memorian” ao engenheiro civil e empresário, fundador da empresa Brita Pinhal, Baldur Wenzler Loebler. Falecido em 2009, num acidente no parque de máquinas de sua empresa, Baldur foi também responsável pela construção de diversas obras de infraestrutura para a geração de energia, tanto no Brasil quanto no Exterior. No ano de 2008, recebeu o título de Empresário do Ano, conferido pela Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria.
O homenageado foi saudado, em nome da Câmara, pelo vereador peemedebista Isaías Romero, que iniciou agradecendo a Deus “por ter me concedido a oportunidade de hoje estar aqui representando o povo da minha cidade e prestar esta homenagem ao engenheiro civil Baldur Benzer Loebler”. No final de seu discurso, depois ter registrado em detalhes a trajetória profissional do homenageado, destacando suas iniciativas empresariais e sociais, Romero socorreu-se de um poema de Roger Martins para deixar como recordação do ato à esposa do engenheiro Baldur, senhora Ertile Baldur. E encerrou dizendo: “Dedico com muito carinho e respeito essa homenagem ao meu querido amigo Baldur”.
Representando a família do homenageado, falou a senhora Ertile, que agradeceu profundamente a honraria, lembrando que seu esposo foi “uma pessoa simples, dedicada a tudo que realizava”, justificando, neste aspecto da sua personalidade, “a alegria pela homenagem”.

Comenda Alcides Brum – A Comenda Alcides Brum foi entregue ao empresário Ilídio Biacchi, pecuarista e diretor da empresa Pampeiro S/A, fundada em julho de 1960. Nascido em Faxinal do Soturno, Ilídio Biacchi é formado l em Ciências Políticas e Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria, onde também lecionou a disciplina de Ciências da Administração e representou a comunidade no Conselho Universitário.
Coube a progressista Sandra Rebelato a saudação ao empresário, tarefa que lhe deixou emocionada e orgulhosa, por tratar-se “de uma pessoa ímpar no ramo empresarial de nossa cidade, um verdadeiro líder do progresso”. Depois de lembrar que Ilídio Biacchi é amigo de seu pai, Lourenço Rebellatto, assim como de sua família, a vereadora Sandra discorreu sobre a história de vida do homenageado, suas iniciativas empresariais, formação acadêmica, participação política e atividades sociais, para encerrar dizendo: “Dr. Ilídio, tenha a certeza de que esta solenidade que conta com a presença de tantas pessoas queridas e significativas na sua vida é a expressão do reconhecimento e da gratidão de toda Santa Maria, por tudo que vossa senhoria fez, participou, ajudou, realizou, empreendeu, incentivou e apoiou”.
Agradecendo a homenagem, o empresário, depois de citar nominalmente todos os vereadores que participaram da decisão que aprovou a proposta de seu nome, fez um agradecimento às demais pessoas que, segundo ele, seriam também responsáveis pela construção da situação que o colocou em condições de receber tal homenagem. Neste rol, são citados a família, trabalhadores e colegas de diretoria das empresas que dirige. Como mensagem final, disse que “não importa o tamanho dos nossos sonhos, se são grandes ou pequenos, o que importa é como fazê-los acontecer”.
Logo após, houve a apresentação do grupo de danças alemãs Immer Lustig, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a qual era ligado o engenheiro Baldur. O ato foi encerrado pelo presidente vereador Paulo Airton Denardin, que reafirmou ser esta uma homenagem “do fundo do coração, de todos os vereadores e da comunidade, a duas personalidades que contribuíram destacadamente na construção da história de Santa Maria em seus 152 anos de emancipação política”.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Milena Jaenisch e Gabriela Loureiro