Santa Maria, domingo, 5 de maio de 2024

Sessão plenária ordinária

• 29/03/2012

Municipários na tribuna livre
O espaço da tribuna livre foi utilizado pelo presidente do Sindicato dos Municipários, Cilon Regis Corrêa, que fez ponderações sobre a proposta do índice de revisão geral anual apresentado pelo Executivo Municipal. “Estávamos tentando diálogo com prefeito desde dezembro e nenhuma vez fomos recebidos para discutir a revisão geral anual”, informou. Cilon relatou que a categoria, em assembleia, havia deliberado pela reivindicação de índice superior a 60% para repor as perdas dos últimos anos. “Isso é uma defasagem e ninguém assume isso para tentar resolver”, ponderou. Cilon Correa registrou que há servidores do município recebendo R$ 386 e, com o aumento de 14%, passariam ao salário de R$ 440, ficando distante do valor do salário mínimo. O presidente do Sindicato manifestou contrariedade à administração municipal por não querer dialogar com Sindicato dos Municipários para explicar quais os parâmetros e cálculos do piso de R$ 1,5 mil.
Cilon Correa criticou Cargos de Confiança do governo Schirmer que, em horário de expediente, utilizam a rede social Facebook para comentar manifestações de integrantes do Sindicato na Praça Saldanha Marinho. Conforme dirigente sindical, foram postadas mensagens de que os servidores municipais estariam comemorando proposta do governo Schirmer, fato que, observa Cilon, não corresponde à realidade.

Proposições aprovadas

- Moção, da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações pelos 90 anos do Colégio Metodista Centenário de Santa Maria;

- Moção, do vereador Manoel Badke, subscrito pela vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações pelos 50 anos do Lions Clube Santa Maria Itararé;

- Moção, do vereador Manoel Badke, subscrito pela vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações pelos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria;

- Moção, do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de apoio à reconstrução do prédio do Colégio Metodista Centenário destruído em incêndio no dia 16 de maio de 2007.

Primeira discussão

- Projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, que altera o inciso VI do art. 24 da lei municipal 4696/2002. Esta lei estabelece o Plano de Carreira do Magistério Público do Município e institui o respectivo quadro de cargos. Segundo justificativa do Executivo, o acréscimo do inciso permitirá a dedicação de um professor a convênios, projetos ou programas oriundos dos governos das esferas federal e estadual.
- Projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operações de crédito com a Caixa Estadual S.A. - Agência de Fomento - RS.

Texto: Clarissa Lovatto