Santa Maria, sábado, 4 de maio de 2024

Sessão especial em homenagem aos 55 anos da Ótica Pérola

• 30/03/2012

O legislativo municipal, em sessão especial realizada no final da tarde desta quinta-feira (29), prestou homenagem pelo aniversário de 55 anos da Ótica e Joalheria Pérola. A solenidade conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, foi proposta pelo vereador Isaias Romero, que discorreu sobre a trajetória da tradicional empresa santa-mariense. O parlamentar enalteceu a figura do fundador da empresa, João Maria Brandão (1923-2003), natural de São Luiz Gonzaga, que iniciou as atividades da Relojoaria e Joalheria Pérola, em Jaguari, estabelecendo-se em Santa Maria no ano de 1963, onde posteriormente a empresa agregou os serviços de ótica.
Em 1985, João Carlos Brandão, filho do fundador, ganha a companhia do cunhado, Celso Piloni, como sócio na empresa, que mantém a característica de empreendimento familiar. Romero salientou que essa característica se reflete no atendimento e no vínculo mantido com a clientela e se perpetua na atuação de alguns dos netos do fundador junto à ótica. “Geração vai, geração vem, e o nosso homenageado iniciou uma empresa que hoje é considerada uma das grandes óticas de Santa Maria. As constantes mudanças são desafios a serem superados para buscar o aperfeiçoamento no trabalho”, assinalou o proponente da homenagem. “Em meados do século passado, um jovem desconhecido, em busca de seus sonhos, apostou em Santa Maria. Seus sonhos sempre foram grandes. Tinha coragem para a ação, energia para o trabalho, virtude para o prestígio o idealismo para tornar grande sua empresa. Desde cedo, teve sua personalidade e seus objetivos bem definidos, queria ter um amanhã bem melhor em sua profissão de relojoeiro. Fundou esta grande empresa, que completa 55 anos de sucesso em Santa Maria. Hoje está em outro plano, talvez nos assistindo aqui, e jamais imaginaria que o povo de Santa Maria iria prestar esta homenagem e manifestar o reconhecimento pelo seu feito”, concluiu Isaias Romero. Logo em seguida, o vereador fez a entrega de uma placa de homenagem do legislativo pelos 55 anos da Ótica e Joalheria Pérola aos senhores Celso Piloni e João Carlos Brandão.
Falando em nome da empresa homenageada, Celso Piloni agradeceu a distinção do legislativo, o convívio e a parceria do sócio e cunhado e dos demais familiares e colaboradores da Ótica e Joalheria Pérola. O empresário falou da satisfação da família na condução da empresa e dos desafios extrínsecos enfrentados nesse ramo de atividade, manifestando a preocupação com a questão da segurança pública. Piloni enalteceu ainda a dedicação dos mais de 20 colaboradores da empresa e agradeceu o carinho da clientela.
A solenidade contou ainda com a participação do músico Jorge Cézar, que interpretou clássicos do cancioneiro regional. Ao final da sessão, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, reafirmou o reconhecimento do legislativo à trajetória da empresa e a certeza da longevidade da Ótica e Joalheria Pérola, garantida pela filosofia de excelência nos serviços e bom atendimento à clientela que se perpetua de geração em geração.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão