Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

Comissão fiscaliza estradas de Arroio do Só

• 31/05/2010

Com o objetivo de fiscalizar as obras de recuperação das estradas do interior, os vereadores Marion Mortari (PP) e João Carlos Maciel (PMDB), que integram a Comissão Especial dos Distritos, visitaram na última sexta-feira (28) o distrito de Arroio do Só. O vereador Jorge Trindade (PT) não participou da visita devido a compromissos pré-agendados.

Passando pela estrada de São Sebastião, moradores relataram que eles próprios espalharam as pedras na parte inicial da via que dá acesso ao distrito. Segundo João Pena Santos, morador da localidade, falta envaletamento para fazer escoamento das águas da chuva. Salete Rubert, moradora de Água Boa há 15 anos, informou que foi colocada carga de pedra, mas a retroescavadeira não passou pelo local. As condições da estrada na localidade de Água Boa são agravadas com as chuvas, que dificultam a trafegabilidade dos transportes escolares, coletivos, e de caminhões responsáveis pelo escoamento da produção do distrito. “Nos dias que chove não me arrisco a ir à cidade”, relatou.

Os produtores rurais Sidinei e Joanes Campanhola destacaram que na Estrada dos Mario há necessidade de empedramento. “Infelizmente, não houve nada de melhoria”, afirmou Sidinei. Na sede do distrito, a moradora Claudia Medeiros Cereta, relatou, que, na última semana, aconteceu limpeza das ruas do distrito, mas ainda é preciso fazer o empedramento. “Eu entendo que o maquinário deve vir mais de uma vez por mês para fazer a manutenção”, observou. No retorno do distrito, a Comissão encontrou patrola realizando a limpeza de bueiros da estrada principal de Arroio do Só.

Os vereadores constataram que, da mesma forma que em Pains e Santa Flora, além do patrolamento, é necessário o cascalhamento das vias. O vereador Marion Mortari enfatizou que a atividade da Comissão consiste na verificação, in loco, os trabalhos realizados pelas empresas terceirizadas contratadas pelo município e, a partir deste acompanhamento, elaborar relatório da situação dos distritos, que será encaminhado ao Poder Executivo. O vereador João Carlos Maciel classificou como fundamental a manutenção das melhorias implantadas nas estradas do interior a fim de que os produtores rurais e moradores tenham vias em condições de trafegabilidade.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Leonardo Moreti