Santa Maria, quarta-feira, 8 de maio de 2024

Comissão de Saúde visita ESF da Vila Lídia e da Vila Urlândia

• 01/06/2010

Dando sequência a série de visitas às unidades de saúde do município, a Comissão de Saúde da Câmara, representada pela presidente Maria de Lourdes Castro (PMDB) e pelo vereador Marion Mortari (PP), visitou na manhã desta terça-feira (1º), as unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Vila Lídia e da Vila Urlândia.

Na passagem pela ESF da Vila Lídia, os parlamentares verificaram que a unidade apresenta instalações precárias para o atendimento de um público diário de aproximadamente 80 pessoas. A equipe é composta por um médico, um enfermeiro e quatro agentes de saúde, que atuam durante os turnos da manhã e da tarde. Junto à unidade da Vila Lídia está sendo construída uma obra de ampliação que pretende resolver os problemas ligados à infraestrutura do local. A obra, orçada em cerca R$ 167 mil, iniciou no mês de março e deve ser concluída em dezembro, beneficiando 1,4 mil famílias da região. Os recursos são provenientes da União, do Estado e do Município.

Já na ESF da Vila Urlândia, a equipe formada por dois médicos, um dentista, um enfermeiro e sete agentes de saúde realiza, no mínimo, 85 atendimentos básicos diários. Os casos mais graves são encaminhados ao Hospital Universitário (Husm), Casa de Saúde ou, ainda, a outras unidades de saúde. De acordo com os profissionais que atuam no local, também existem dificuldades estruturais na unidade e, seriam necessários, pelo menos, mais quatro agentes de saúde para atuarem em áreas estratégicas da Vila Urlândia.

Texto e foto: Murilo Matias