Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Sessão Solene de entrega da Medalha “Dom Ivo Lorscheiter”

• 21/06/2012

A entrega da Medalha do Mérito Religioso Dom Ivo Lorscheiter aconteceu durante sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores, realizada na noite desta quinta-feira, 21 de junho, instituída pelo Decreto Legislativo N° 03/2007, como reconhecimento da comunidade a pessoa ou entidade pelo trabalho social e religioso desenvolvido, independentemente do credo praticado. A homenageada deste ano foi a senhora Maria Onofre Gonçalves Dias, que recebeu a saudação do parlamento na manifestação do vereador João Carlos Maciel.
Antes de apresentar a agraciada, o parlamentar destacou a figura do patrono da honraria, o Bispo Emérito Dom Ivo, cuja trajetória marcou a Diocese de Santa Maria por mais de 30 anos. “Audacioso, com posições firmes e muita prudência, tomou muitas iniciativas, quer de cunho puramente pastoral, quer no campo da promoção humana. Onde existia injustiça e desigualdade podia saber que lá estava Dom Ivo com um projeto e com sua capacidade de mobilização”, destacou Maciel.
Ao apresentar a homenageada, Maciel definiu a senhora Maria Onofre Gonçalves Dias como uma mulher pequena, de simplicidade ímpar, que, ainda jovem, iniciou seu trabalho, reunindo um grupo de crianças carentes embaixo de uma árvore, no município de Cachoeira do Sul, onde ensinava as letras e a vida por meio do ensinamento bíblico. “Dona Maria, como é conhecida, formou-se em Educação Religiosa pelo Instituto Metodista de São Paulo, no ano de 1953. Antes de fixar residência em Santa Maria, atuou na favela do Morro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. No ano de 1963, tornou-se Diaconisa da Igreja Metodista Central de nossa cidade, tendo atuado como auxiliar de direção no Lar Metodista, trabalhando com os meninos internos, construindo valores para que enfrentassem o futuro, transformando a miséria em condições de vida digna. Passou posteriormente, a atuar na Vila Noal, antigamente conhecida como ‘Vila das Latas’, como diretora da Creche do Instituto Metodista de Ação Social, conhecido como IMAS, realizando atendimento social aos moradores da referida vila, onde, conjuntamente com a Igreja Metodista, organizava palestras sobre a saúde da mulher, oferta cursos de alfabetização para adultos e de orientação educacional para os jovens, cursos de pintura, tricô e culinária”, assinalou Maciel. O vereador mencionou ainda ações dedicadas aos pequeninos, que podem contar com o atendimento nos horários inversos ao escolar, recebendo reforço escolar, incentivo a leitura, noções de higiene, recreação e entre outras atividades. “Seu espírito nobre não desanima ao se deparar com as dificuldades, é sempre corajosa e dedicada a servir o seu próximo. Luta para amenizar o sofrimento e a insipiência de crianças e jovens carentes, que na sua maioria, não possuem nem mesmo uma alimentação saudável. Muitas vezes ela, Dona Maria, compra com seu próprio salário o alimento, o material escolar ou mesmo um agasalho para seus pequenos. Mas ela não se limita às crianças, pensa em todos da família, nos desempregados, nos idosos que moram sozinhos, nos portadores de necessidades especiais que não tem atendimento, nos familiares que estão doentes ou hospitalizados. Conhece todos, chama-os pelos nomes, consola os que sofrem e parabeniza os que vencem”, ressaltou o parlamentar. “Dona Maria assumiu um compromisso com a vida, do qual a maioria das pessoas evita se aproximar. Mesmo em meio a dificuldades, cansaço e incertezas, ela consegue se superar, levando alegrias e até mesmo grandes vitórias, na certeza de estar realizando o melhor para os menos favorecidos. (...) Esta é a pequena grande guerreira, que dedica sua vida a Deus, à Igreja Metodista e à sociedade de mulheres, mas que há muito decidiu que a sua missão especial seria junto aos menos providos, aos mais necessitados. É por tudo isto que Santa Maria só tem a agradecer a essa mulher, exemplo de cidadania e caridade, a Diaconisa Maria Onofre Gonçalves Dias”, concluiu João Carlos Maciel.
Após receber a Medalha do Mérito Religioso Dom Ivo Lorscheiter, entregue por todos os vereadores presentes ao ato, a homenageada fez uso da palavra, agradecendo a honraria. “Este é um momento de significado muito especial em minha carreira religiosa. Agradeço a Deus por esta distinção. Tenho por lema o Salmo 100: ‘Servir a Deus com alegria’. Agradeço aos vereadores pela lembrança do meu nome e peço a Deus que me conceda a graça de dar continuidade ao meu trabalho”, disse Dona Maria.
Encerrando o ato solene, o presidente da Câmara, vereador Manoel Badke, reiterou as saudações do poder legislativo. “Esta Câmara têm a satisfação de poder compartilhar com a senhora este momento de glória. Que a senhora continue, por muitos anos, levando suas palavras e ações de fé, amor e solidariedade”, concluiu.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Michelle Falcão