quinta-feira, 28 de março de 2024

Sessões Plenárias:
Terças e quintas-feiras: 15h

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira:
08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

Telefone: (55) 3220-7200
E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br
02/09/2021 11:09
Decreto Executivo nº 0095/2021

Decreto Executivo nº 0095/2021
DISPÕE SOBRE MEDIDAS EMERGENCIAIS PARA REDUZIR O IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO DA SITUAÇÃO DECORRENTE DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS (COVID-19) PARA OS PROCESSOS DE VISTORIA DA SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE LICENCIAMENTO E DESBUROCRATIZAÇÃO - SUPERINTENDÊNCIA DE ANÁLISE DE REGULARIZAÇÃO DE EDIFICAÇÕES - SARE.
 

O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTA MARIA, no uso das atribuições que lhe são conferidas em Lei,
 
 
D E C R E T A:
 
 
Art. 1º A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização, deverá regulamentar medidas emergenciais para reduzir o impacto social e econômico da situação decorrente da pandemia de Coronavírus (covid-19).
 
Art. 2º As vistorias para fins de expedição de Carta de Habitação de Regularização a que se refere o art. 19 da Lei Complementar nº 125, de 2019 - Lei de Regularização de Edificações, permanecerão ocorrendo, porém, admitindo-se a forma remota nos termos deste Decreto Executivo, devendo ser cumpridas todas as exigências previstas na Lei.
 
Art. 3º Para fins de expedição da Carta de Habitação de Regularização, o responsável técnico, juntamente com o proprietário requerente, encaminhará Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização, através da Superintendência de Análise de Regularização de Edificações, além das documentações pertinentes:
I - Declaração de Responsabilidade Técnica e a atendimento à legislação edilícia existente, conforme Anexo I deste Decreto Executivo;
II - relatório fotográfico da edificação concluída em impressão colorida, datado e assinado pelo Responsável Técnico e proprietário, podendo ser solicitadas novas fotos para complementação de informações que se fizerem necessárias. O relatório deve conter, de forma objetiva, dados e informações quanto a comprovação da segurança de uso, estabilidade, higiene, habitabilidade e acessibilidade (para as edificações consolidadas de uso coletivo) atendendo o art. 1º da Lei Complementar nº 125, de 2021, bem como fotos externas e internas.
§ 1º A Declaração de Responsabilidade Técnica, a que se refere o inciso I deste artigo não exclui a competência do Município de realizar ações de fiscalização.
§ 2º Constatada qualquer irregularidade, o Município adotará as sanções cabíveis, conforme legislação vigente.
 
Art. 4º Este Decreto Executivo entra em vigor na data de sua publicação, por 120 (cento e vinte) dias, podendo ser prorrogado.
 
Gabinete do Prefeito, em Santa Maria, aos 27 dias do mês de agosto de 2021.
 
 
 
 
 
 
 
Jorge Cladistone Pozzobom
Prefeito Municipal
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ANEXO I
 
RESPONSABILIDADE TÉCNICA PELA EXECUÇÃO DAS OBRAS, DO RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA EXECUÇÃO E DO PROPRIETÁRIO
 
RESPONSÁVEL TÉCNICO:___________________________________________________________
CAU/RS ou CREA/RS:______________________________________________________________
PROPRIETÁRIO:__________________________________________________________________
CPF:___________________________________________________________________________
 
NÓS, COMO RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA EXECUÇÃO DO PROJETO APROVADO E LICENCIADO E COMO PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL EM EPÍGRAFE, DECLARAMOS:
 
  1. Que sob as penas da Lei a referida edificação atende a todas as disposições exigidas pela Lei de Uso e Ocupação do Solo - Lei Complementar n º 117 de 26 de julho de 2018, e ao Código de Edificações - Lei Complementar n º 119 de 26 de julho de 2018;
  2. Que a edificação foi executada em conformidade ao projeto aprovado e licenciado, atendendo em todos os aspectos as condições de habitabilidade da edificação, higiene e segurança, conforme dispõe a legislação edilícia e urbanística vigente;
  3. Estar cientes de que, caso se constate, a qualquer momento, desconformidade em relação aos parâmetros legais determinados por Lei específica, a edificação está sujeita às penalidades aplicáveis, inclusive a demolição.
 
Os declarantes respondem civil e penalmente pela veracidade da declaração, isentando a Prefeitura Municipal de Santa Maria de quaisquer responsabilidades pelas mesmas, assumindo todas as obrigações previstas pela legislação vigente, inclusive eventuais danos causados a terceiros.
Comprovado a modificação das condições estabelecidas no presente documento sem a prévia comunicação aos responsáveis técnicos e empreendedor originários, pelos futuros proprietários dos imóveis objeto do presente empreendimento, a responsabilidade recai sobre os atuais proprietários adquirentes e não mais ao construtor e seu responsável técnico.
Santa Maria, _____de________________de 20__.
 
 
_________________________________
Responsável Técnico
_________________________________
Proprietário
 
 
Criado em: 02/09/2021 11:22:06 por: Lucélia Machado Rigon Alterado em: 02/09/2021 11:22:06 por: Lucélia Machado Rigon

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Links Úteis

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços