Santa Maria, sexta-feira, 31 de maio de 2024

Comissão de Políticas Públicas debate a infraestrutura do Cemitério Jardim da Saudade com a presença da comunidade e do Poder Executivo

• 10/08/2023
  • Geral
  • Criado por: Thaís Hoerlle em 10/08/2023

A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião ordinária nesta quinta-feira (10) no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na pauta, a retomada da reivindicação de moradores do bairro Caturrita sobre as más condições de infraestrutura do Cemitério Jardim da Saudade. O colegiado já havia tratado desse tema em reunião realizada em 13 de julho, com a presença da comunidade.

Mas desta vez, além da comunidade, o procurador geral do município, Guilherme Cortez, e o secretário de município de Infraestrutura, Wagner da Rosa, também estiveram presentes na plenária. Os moradores do bairro Caturrita solicitam o cercamento do cemitério para evitar situações de depredação e de violência.

O metalúrgico aposentado, Baldur de Barros, relata que a infraestrutura do cemitério está péssima. Ele denúncia o acontecimento de furtos e outras irregularidades no local e solicita o cercamento do Cemitério Jardim da Saudade. Os moradores também reivindicaram a colocação de uma calçada no entorno do local.

O vereador Danclar Jesus Rossato solicitou ao Poder Executivo um olhar mais amplo para as mais diversas áreas e que sejam feitas melhorias estruturais no cemitério para dar mais segurança à comunidade e qualidade ao serviço prestado. A taxa paga por familiares que têm parentes sepultados em um cemitério municipal de Santa Maria é de R$ 65,29. Essa taxa é paga anualmente.

O secretário Wagner da Rosa informou aos presentes que a pasta, em dias alternados, está fazendo a limpeza no cemitério e que, de dois em dois meses, será feito o corte de grama do local. Ressaltou também que já está em tramitação a compra de jazigos, em forma de gavetas, que servirão também para cercar o local. “O primeiro passo é fechar o cemitério. Futuramente, colocar um zelador”.

Parecer Aprovado

Projeto de Lei 9610/2023 – Denomina de Paulo Amandio Flores dos Santos, a popularmente conhecida rua 03, compreendida entre a rua Luiz Petry e Ernesto Pereira e paralela a Avenida Rodolfo Behr, Cohab Fernando Ferrari, Bairro Camobi. O relator, Getúlio Jorge de Vargas, exarou parecer pela normal tramitação da proposição, o qual foi aprovado pela comissão.

Projetos distribuídos

- Projeto de Lei n° 9624/2023, de autoria da Vereadora Marina Callegaro, que considera de Utilidade Pública Municipal a Associação Beneficente Assistencial Divina Providencia de Santa Maria.

- Projeto de Lei n° 9620/2023, de autoria da Vereadora Luci Duartes, que considera de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul -AARS.

- Projeto de Lei n° 9632/2023, de autoria do Vereador Danclar Jesus Rossato, que denomina de Zelina da Cruz Hoehr , a rua paralela à Rua Pedro Luiz da Silva, trecho compreendido entre a Rua Professor Albino e área verde, localizada no Loteamento Canaã, Bairro Tancredo Neves.

Participaram da reunião os integrantes do colegiado, vereadores Roberta Leitão (presidente), Adelar Vargas, Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas e Tony Oliveira. Os vereadores Manoel Badke e Valdir Oliveira também prestigiaram a plenária.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Camila Porto