PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 4 de julho de 2024

Notícias


02/06/2023

Na noite desta sexta-feira (02), no Plenário Coronel Valença, a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) realizou audiência pública para apresentação e debate da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A LDO traz uma série de regramentos para a elaboração, organização e execução do orçamento municipal: metas e prioridades para 2024; anexos de metas e riscos fiscais; autorização para a alteração das políticas tributária e de pessoal; critérios para a limitação de despesas; normas específicas de repasse para entidades privadas e o percentual da reserva de contingência.

O presidente da COF, vereador Werner Rempel destacou que o objetivo desta audiência pública é o de oportunizar o debate sobre o projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 e o de dar transparência pública à gestão fiscal conforme está previsto no artigo 48 da Lei Complementar nº. 101, que trata da responsabilidade fiscal. “A transparência é fundamental para que a população faça a vigilância da coisa pública”, salientou o parlamentar.

O relator da LDO, vereador Pablo Pacheco, informou aos presentes que apenas exarou o parecer preliminar e que os membros da COF estão se aprofundando e estudando de uma maneira responsável todas as questões sobre a legislação. O parlamentar fez algumas considerações sobre a lei encaminhada pelo Poder Executivo: falta da manifestação do Conselho Municipal de Saúde; falta de dados de 2023 na avaliação contínua dos resultados; manutenção na reserva de contingência em 0,5% da corrente líquida do município e diminuição na previsão orçamentária para alguns programas como o Mais Saneamento, Mais Saúde e alguns outros ligados a ações na área da agricultura do município.

A secretária de município de Finanças, Michele Antonello respondeu ao relator que os indicadores não foram alterados, mas sim as metas pretendidas por cada ano (2022 a 2025). Sobre a reserva de contingência, a chefe da pasta afirmou que esta seguirá no valor mínimo previsto legalmente que é de 0,5 da receita corrente líquida do município, porque, historicamente, essa reserva nunca foi utilizada na sua totalidade. Com relação à diminuição no valor de alguns programas para o meio rural, ela argumentou que ouve uma reestruturação na Secretaria de município de Infraestrutura e Serviços Públicos, que acabou abarcando alguns programas que, anteriormente, pertenciam à Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural. 

O superintendente administrativo e financeiro da pasta, Cristian Lacorte, afirmou que a falta da manifestação do Conselho Municipal de Saúde ocorreu, porque a manifestação somente é emitida após a análise de todos os pareceres pelas comissões temáticas do colegiado. “O conselho só vota após a aprovação de todos os pareceres pelas comissões”.

Os vereadores Luci Duartes, Givago Ribeiro e Roberta Leitão também participaram da audiência, que foi transmitida, ao vivo, pelo canal aberto 18.2, e pode ser revista, na íntegra, aqui.

Texto e Foto: Mateus Azevedo

01/06/2023

Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (01), os parlamentares aprovaram quatro projetos de lei, duas moções e formaram uma comissão. Além disso, um projeto de lei passou em primeira discussão. 

PROJETOS APROVADOS:

1. Projeto de Lei nº 9587/2023, que inclui no Calendário Oficial do Município de Santa Maria a "Semana Evangelize", a ser realizada na segunda semana de fevereiro. Conforme a matéria, a semana tem o objetivo de dar suporte a famílias com problemas de dependência química através de ações sociais e prestação de serviços. Autoria: vereador Alexandre Pinzon Vargas. 

2. Projeto de Lei nº 9586/2023, o qual insere o art.57-B e § 1º, 2º e 3º e seus incisos, na Seção IV, da Lei Municipal n.º 6.040, de 06 de janeiro de 2016.  O projeto inclui a Medalha Aluno Nota 10 nas condecorações entregues pela Câmara de Vereadores. A medalha será destinada a estudantes do 5º ao 9º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental que obtiverem a maior média entre todos do mesmo ano escolar. A homenagem será entregue em Sessão Solene.  Autoria: vereador Paulo Ricardo Siqueira Pedroso. 

3. Projeto de Lei nº 9599/2023, que revoga a Lei Municipal nº 4661, de 08 de maio de 2003, que “Considera de utilidade pública municipal a Associação de Bombeiros de Santa Maria – ABSM, e dá outras providências”. Autoria: Mesa Diretora. 

4. Projeto de Lei nº 9588/2023, que denomina oficialmente de Professora Gianna Grassi Didonet uma Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI. Autoria: Executivo Municipal. 

PRIMEIRA DISCUSSÃO: O Projeto de Lei Substitutivo nº 17/2023 ao Projeto de Lei nº 9570/2023, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas, o qual altera o art. 2º, da Lei Municipal nº 5702, de 6 de novembro de 2012, e dá outra providências. Essa matéria deverá ser votada na próxima sessão, marcada para o dia 6 de junho. 

CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO: Comissão Especial para analisar o Projeto de Resolução Legislativa nº 8/2023, que Altera a redação dos incisos I e III, do § 7º, do art. 201, da Resolução Legislativa nº 009/2012, alterado pela Resolução Legislativa nº 006/2019, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. A matéria adéqua o Regimento Interno às mudanças na legislação feitas nas emendas impositivas. O colegiado ficou formado pelos vereadores: Tony Oliveira, Juliano Soares e Valdir Oliveira. 

MOÇÕES APROVADAS:

1. Moção de Congratulação nº 25/2023, que requer o envio de Moção de Congratulação para a atleta Luana Taborda, pela conquista do título de Campeã da Copa do Brasil de Canoagem Velocidade, evento que aconteceu nos dias 27, 28, 29 de maio em Curitiba (PR). Autoria: vereador Givago Ribeiro.  

2. Moção de Apoio/Solidariedade nº 8/2023, que requer o envio de Moção de Apoio ao Deputado Federal Marcelo Crivella, pela PEC 05/2023, que prevê a imunidade de imposto na construção e reformas de templos religiosos e para obras ligadas à prestação de serviço de cunho social. Autoria: vereador Alexandre Pinzon Vargas. Votaram contrários à proposição: Helen Cabral, Marina Callegaro, Werner Rempel e Valdir Oliveira. 

Texto: Camila Porto e Mateus Azevedo 

Fotos: Isadora Pilar e Luã Santos

01/06/2023

No início da tarde desta quinta-feira (1º), o Deputado Estadual Valdeci Oliveira realizou reunião com o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, vereador Givago Ribeiro, no Gabinete da Presidência. Na ocasião, o deputado anunciou a intenção, do Governo Federal, de ampliar as unidades dos Institutos Federais no país. De acordo com Valdeci, um desses campus poderá ser em Santa Maria. Hoje, a cidade é sede da Reitoria do Instituto Federal Farroupilha. 

Conforme o deputado, até dezembro, o governo federal pretende anunciar a criação de seis novos campus na região. Para isso, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa irá realizar audiências públicas nas cidades com potencial para ouvir a comunidade. Sobre o campus em Santa Maria, o planejamento é que, em parceria com a Comissão de Educação, Cultura Esporte e Lazer local, a Assembleia realize plenária na Câmara de Vereadores no dia 23 de junho, com horário a definir. 

O presidente da Casa, vereador Givago Ribeiro, considerou importante que a discussão aconteça no Parlamento Municipal. Além disso, destacou a relevância da instalação de mais uma instituição de ensino na cidade: “é um investimento que impacta na economia local.”

Segundo Valdeci Oliveira, outras cidades que estão sendo cotadas para abrigar uma unidade do Instituto Federal são: Ijuí (com audiência marcada para o dia 22 de junho); São Luís Gonzaga (com plenária agendada para o dia 29 de junho); Santiago (evento previsto para o dia 30 de junho) e Santa Cruz (com data de audiência a ser definida) . 

Também participaram da reunião as vereadoras Marina Callegaro, Helen Cabral e o vereador Valdir Oliveira. 

Texto: Camila Porto

Foto: Isadora Pillar 

01/06/2023

A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria sediará a abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente no próximo dia 05 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), trará autoridades e especialistas para discutir a relação entre Sociedade e Meio Ambiente, bem como promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade em nossa comunidade.

Com o objetivo de fortalecer a conscientização ambiental e estimular ações sustentáveis, a Semana Municipal do Meio Ambiente oferecerá um espaço para o diálogo entre parlamentares, especialistas e a sociedade civil. O evento, que ocorrerá no Plenário Coronel Valença, na Casa Legislativa, proporcionará uma oportunidade para a reflexão sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

No decorrer do evento, palestrantes locais compartilharão seus conhecimentos e experiências em uma palestra sobre Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Essa palestra abordará questões fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável, destacando a importância da educação ambiental e do engajamento cidadão.

A abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente é especialmente relevante, uma vez que o dia 05 de junho marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa ocasião oferece uma oportunidade única para destacar a importância dessa pauta e incentivar a participação ativa dos parlamentares e da sociedade em geral.

O legislativo municipal tem se empenhado em promover ações sustentáveis e está comprometido com a proteção e preservação do meio ambiente, exemplo disso é a elaboração do Plano de Política Sustentável para o parlamento.

01/06/2023

Na manhã desta quinta-feira (01), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais aprovou a tramitação de três projetos de lei e o encaminhamento de pedido de providência ao Poder Executivo.

Pareceres aprovados

- Projeto de Lei 9591/2023– Acrescenta o Art.57-C à Lei nº 6.040 de 6 de janeiro de 2016, que consolida a legislação referente à concessão de medalhas, comendas, prêmios, certificados, troféus, distinções, títulos de benemerência e outras condecorações instituídas por Leis, Decretos e Resoluções Municipais, no âmbito do Poder Legislativo Municipal, de autoria dos parlamentares Maria Rita Py Dutra e Manoel Badke. O relator, Getúlio Jorge de Vargas, opinou pela normal tramitação da matéria. Os demais vereadores acompanharam a decisão do relator. 

- Projeto de Lei  9598/2023  – Inclui o “Evento Calourada Segura” no Calendário de Eventos do Município de Santa Maria, de autoria do edil Rudys Rodrigues. O relator da proposição, vereador Tony Oliveira, exarou parecer favorável à tramitação do projeto, mas sugere uma parceria público-privada para a realização dessa atividade e, assim, não onerar o poder público.

- Projeto de Lei 9596/2023 – Inclui no calendário de eventos oficiais do município de Santa Maria a “Semana Farroupilha do Piquete Junção dos Casco”, de autoria do vereador Juliano Soares. A relatoria da proposição de do vereador Adelar Vargas, que opinou pela normal tramitação em seu parecer, o qual foi aprovado pelo colegiado.

Solicitação de prazo

- o relator do Projeto de Resolução Legislativa 06/2023  – Altera a redação do art.9º e insere os parágrafos 1º ao 3º ao art.9º da Resolução Legislativa nº 0009/2019, vereador Danclar Jesus Rossato, solicitou o prazo de mais sete dias para apresentar parecer sobre o projeto. Essa matéria é de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo e retira o anonimato nas denúncias encaminhadas à Ouvidoria Parlamentar.

Reclamação via Ouvidoria Parlamentar

A comissão recebeu uma reclamação, através da Ouvidoria Parlamentar, das más condições das estradas e vias da localidade conhecida como Passo da Capivara. Como deliberação, o colegiado definiu encaminhar um pedido de providência ao Poder Executivo solicitando melhorias nas estradas e vias da localidade.

Participaram da reunião os vereadores Roberta Leitão (presidente), Anita Costa Beber (vice-presidente), Adelar Vargas, Alexandre Pinzon Vargas, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas e Tony Oliveira.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Camila Porto

31/05/2023

Na noite desta quarta-feira (31), a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu audiência pública para debater os direitos do Magistério Municipal. Entre as reivindicações da categoria estão: a reposição das perdas do piso salarial e a implementação da hora-atividade. O pedido da realização da plenária partiu do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinpro-SM).

A presidente da comissão, vereadora Luci Duartes, lamentou a baixa presença dos professores na audiência. No mesmo sentido, a vice-presidente do colegiado, vereadora Helen Cabral, ressaltou que é preciso mobilização da categoria para que haja mudanças. 

A coordenadora de Patrimônio e Organização do Sinpro-SM, Juliana Corrêa Moreira, falou que, entre as principais demandas da categoria está o reajuste de 14,5% no salário, previsto na Lei Federal 11.738, e a implementação da hora-atividade, a qual prevê que um terço da jornada seja cumprida extraclasse. Ainda, Juliana citou outras dificuldades enfrentadas pelos profissionais da educação, como a falta de professores, a defasagem do aprendizado dos alunos pós-pandemia e questões estruturais nas escolas. 

A professora Giana Friedrich utilizou a tribuna e citou que o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, teria se comprometido em dar um retorno à categoria sobre a reposição salarial até junho de 2023. Além disso, a professora frisou que, mesmo que seja alcance o índice previsto,  deve existir o compromisso do Executivo sobre a adesão à Lei do Piso, acompanhando assim todos os reajustes anuais.

A falta de representantes da Prefeitura no evento foi citada por vereadores e participantes. Sobre isso, a coordenadora do sindicato informou que diversos secretários do Executivo Municipal foram convidados a participar da plenária, porém, mesmo alguns tendo confirmado presença, não compareceram: “isso demonstra a valorização que o Executivo Municipal tem com o Magistério Municipal”, ironizou.

Como encaminhamento, a presidente da comissão de Educação definiu que o colegiado irá elaborar um documento, a ser encaminhado à Secretaria Municipal de Educação, questionando o porquê da ausência na plenária, além de envio de documento ao prefeito municipal solicitando uma data para reunião com o Sinpro-SM com a finalidade de retorno pautas defendidas pelos educadores. 

Também participaram das discussões a presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, Juliana Cezimbra Conrado, o presidente do Conselho Municipal da Educação, Ronan Simioni, e a presidente do Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria, Fabiana Neves de Vargas. Os vereadores Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas, Manoel Badke, Valdir Oliveira e a vereadora suplente Maria Rita Py Dutra estiveram presentes. 

A audiência foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara, canal 18.2 da TV aberta. Acompanhe aqui

Texto e foto: Camila Porto

31/05/2023

Em reunião na manhã desta quarta-feira (31), promovida pelo Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria (IPASSP-SM),  a Lógica Consultoria apresentou o relatório de avaliação atuarial – exercício 2023. Os vereadores Roberta Leitão,  Getúlio de Vargas e Werner Rempel acompanharam a apresentação realizada no Plenarinho da Câmara. 

Conforme o atuário Adilson Moraes da Costa, o estudo -  contratado pelo Município de Santa Maria - traz os resultados atuariais já enquadrados nos recentes normativos legais e busca subsidiar a decisão dos gestores do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) sobre a estratégia para custear os beneficiários oferecidos pelo plano previdenciário, frente os recursos financeiro disponíveis. 

O RPPS do Município é administrado pelo Regime Próprio de Previdência Social – RPPS de Santa Maria e, conforme informações cadastrais posicionadas em setembro de 2022, conta com 3.539 segurados ativos, cujos salários totalizam R$ 17.908.681,58 ao mês, e paga benefícios a 1.807 segurados aposentados e 339 pensões que totalizam R$ 15.127.746,87 ao mês. 

Segundo o estudo apresentado, há um  déficit técnico atuarial de R$ 3.539.257.360,50, o qual precisa ser financiado até 2056.  De acordo com o relatório, também deve ser adotado um conjunto com medidas para reduzir o déficit como, por exemplo, o levantamento da informação referente ao tempo de contribuição a outros regimes previdenciários anteriormente à admissão dos servidores e a viabilização de aporte de recursos ao fundo, para que o custo suplementar não atinja o patamar final de R$ 269.198.063,77.

A apresentação do relatório foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Santa Maria. Confira no link: https://www.youtube.com/watch?v=88FlOJV-BBg)

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Mateus Azevedo

31/05/2023

Na manhã desta quarta-feira (31), a Câmara de Vereadores de Santa Maria participou do Dia do Desafio. Servidores e cargos da Mesa Diretora participaram da atividade, no Plenário Coronel Valença. A 29ª edição do Dia do Desafio tem como tema “Muito mais que um dia”. 

O servidor e educador físico Eduardo Marcuzzo falou sobre a importância da prática de atividades físicas regulares para a saúde. Destacou que a intenção da campanha mundial é incentivar a inserção de hábitos positivos e sair do sedentarismo: “não negociem com a preguiça”, salientou Eduardo. 

Na Câmara, 25 pessoas participaram do evento. O secretário de Gestão e Administração, Alexandre Marmett Pahim, agradeceu a participação de todos e, em especial, ao trabalho voluntário feito pelo servidor Eduardo coordenando a atividade no Parlamento Municipal. 

Texto: Camila Porto 
Fotos: Mateus Azevedo

30/05/2023

Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (30), os vereadores aprovaram um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de lei e constituíram uma comissão especial. Além disso, houve a realização de Expediente Nobre em homenagem a 2º Prenda Mirim do Rio Grande do Sul. 

EXPEDIENTE NOBRE: A Câmara realizou Expediente Nobre em homenagem à 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Giovana Arruda Rodrigues, que compõem o DTCE Marcas do Pampa, da 13ª Região Tradicionalista. A vereadora e oradora Marina Callegaro falou sobre a homenageada, que, em 2018, iniciou a sua trajetória tradicionalista: “de participante da invernada artística passou a ser a primeira prenda do DTCE Marcas do Pampa”.  A vereadora informou que Giovana possui 12 anos e que passou por diversas etapas até conquistar o título de 2ª prenda Mirim.  A homenageada também utilizou a tribuna para falar sobre a sua conquista. A prenda destacou que abriu mão de muita coisa para se preparar para o concurso: “para chegar até a Ciranda foram dias e horas de muito ensaio”, lembrou Giovana. 

PROJETOS APROVADOS:

- Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2023, de autoria do vereador Tony Oliveira, que “Altera o art. 112-A da Lei Orgânica do Município”. A proposta altera a alíquota destinada às emendas de vereadores no projeto de lei orçamentária anual, passando para 2% da receita líquida. De acordo com o Artigo 80 da Lei Orgânica, § 3º , as emendas a essa legislação devem ser discutidas e votadas em dois turnos, com interstício mínimo de 10 dias, considerando-se aprovada quando obtiver, em ambas as votações, o voto favorável de dois terços (2/3) dos votos da Câmara. Em votação em primeiro turno, realizada na Sessão Plenária do dia 16 de maio, 17 parlamentares votaram favoráveis à matéria, com voto contrário do vereador Pablo Pacheco.  Na Sessão Plenária de hoje, 16 parlamentares posicionaram-se favoráveis à proposição, com voto contrário do vereador Pablo Pacheco. Dessa forma, a matéria foi aprovada em dois turnos. A matéria recebeu duas emendas, às quais também foram acatadas. 

- Projeto de lei nº 9549/2023, de autoria do Poder Executivo, a qual autoriza o Município a adquirir insumos e uniformes para alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. Em votação nominal, a matéria foi aprovada por todos os parlamentares presentes. 

PRIMEIRA DISCUSSÃO: 

Quatro projetos passaram em primeira discussão. Essas matérias devem ser apreciadas na próxima Sessão Plenária, prevista para o dia 1º de junho. São eles: 

- Projeto de lei nº 9587/2023, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas, a qual inclui no Calendário Oficial do Município de Santa Maria a "Semana Evangelize", a ser realizada na segunda semana de Fevereiro;

- Projeto de lei nº 9599/2023, de autoria da Mesa Diretora, a qual revoga a Lei Municipal nº 4661, de 08 de maio de 2003, que “Considera de utilidade pública municipal a Associação de Bombeiros de Santa Maria – ABSM, e dá outras providências”;

- Projeto de lei nº 9588/2023, de autoria do Poder Executivo, denomina oficialmente de Professora Gianna Grassi Didonet a Escola Municipal de Educação Infantil - EMEI;

- PROJETO INCLUÍDO: O vereador Paulo Ricardo Teixeira Pedroso solicitou a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei nº 9586/ 2023, de sua autoria, que Insere o art.57-B e §1º, 2º e 3º e seus incisos, na Seção IV, da Lei Municipal n.º 6.040, de 06 de janeiro de 2016. O projeto inclui a Medalha Aluno Nota 10, a qual será destinada a estudantes do 5º ao 9º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental. 

FORMAÇÃO DE COMISSÃO: Os vereadores constituíram Comissão Especial para analisar Projeto de Lei Complementar nº 3/ 2023, de autoria do vereador Jorge Getúlio de Vargas, o qual altera o inciso IV do art. 82 da Lei Complementar nº 92, de 24 de fevereiro de 2012, que consolida a legislação relativa ao Código de Posturas do Município. A matéria visa permitir o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte em veículos de transporte coletivo na cidade de Santa Maria – RS. A comissão ficou assim constituída: vereador Jorge Getúlio de Vargas (presidente), Manoel Badke e Adelar Vargas. 

Texto: Camila Porto

Fotos: Isadora Pilar e Luã Santos

 

30/05/2023

Em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (30), a Comissão de Constituição e Justiça emitiu parecer pela normal tramitação em quatro projetos de lei e distribuiu quatro matérias para relatoria. 

PARECERES PELA NORMAL TRAMITAÇÃO:

Projeto de Lei nº 9601/2023, de autoria do vereador Alexandre Pinzon Vargas, que “Institui a Política Integrada à Saúde Bucal de Pessoa Hospitalizada no âmbito do município de Santa Maria”. Relator: vereador Pablo Pacheco;

Projeto de Lei nº 9291/2021, de autoria do Poder Executivo, que “Autoriza a aquisição de imóvel, com dação em pagamento, para abrigar a sede administrativa do Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria - IPASSP-SM”. Relator: vereador Tubias Callil; 

Projeto de Resolução Legislativa Nº 08/2023, de autoria da Comissão Especial para Analisar o  Projeto de Emenda à Lei orgânica 01/2023,   que “Altera a redação dos incisos I e III, do § 7º, do art. 201, da Resolução Legislativa nº 009/2012, alterado pela Resolução Legislativa nº 006/2019, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria”.  Pelo projeto, as emendas impositivas ao orçamento, conforme autoriza a emenda à Lei Orgânica nº33 de 21 de dezembro de 2018, somente poderão ser apresentadas pelos vereadores(as), individualmente, mediante inscrição,no prazo definido pela Comissão Permanente de Orçamento e Finanças.Relator: vereador Alexandre Pinzon Vargas

Projeto de Lei Substitutivo ao Projeto de Lei Nº 9552/2023, de autoria Ver. Tubias Callil, que “Determina a fixação da base das goleiras que se destinam a práticas esportivas nos espaços públicos e privados do Município de Santa Maria”. Relator: vereador Paulo Ricardo Pedroso;

 

PROJETOS DISTRIBUÍDOS:

Projeto de Lei nº 9581/2023, de autoria Poder Executivo, que “Dispõe sobre o Auxílio Municipal de Amparo à Agricultura Familiar (AMAAF), para mitigar os impactos socioeconômicos em decorrência da estiagem e dá outras providências”. Relator: vereador Tubias Callil;

Projeto de Lei substitutivo nº 18/2023 ao Projeto de Lei nº 9569/2023, autoria do Poder Executivo que  “Altera a ementa e os artigos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º da Lei nº 6684, de 13 de outubro de 2022, e dá outras providências". Relator: vereador Paulo Ricardo Pedroso;

Projeto de Lei Complementar nº 06/2023, de autoria vereador João Ricardo Vargas, que “Altera a redação da alínea “a” do artigo 145 da Lei Complementar 92/2012 – Código de Posturas de Santa Maria”. Esse projeto cria exceção para criação e manejo de um grupo específico de abelha em zonas urbanas". Relatora: vereadora Luci Duartes;

Projeto de Lei Complementar nº 02/2023, de autoria do vereador Getúlio Jorge de Vargas, que  “Insere o “Capítulo III – Dos desmanches, fundições e sucatas” ao Título VII com os artigos 212-A, 212-B e 213-C na Lei Complementar nº 092/ 2012, que dispõe sobre a consolidação do Código de Posturas do Município de Santa Maria, para regulamentar a instalação, a reinstalação e o funcionamento de atividades dedicadas à operação de desmanche de veículos, de fundições, de galpões de reciclagem, de compra e venda de sucata e de peças novas e usadas de veículos automotores, de aquisição, de estocagem, de comercialização e reciclagem de produtos metálicos e derivados, bem como estabelecimentos comerciais assemelhados no Município de Santa”. Relator: vereador Rudys Rodrigues.

 

A CCJ é formada pelos vereadores Juliano Soares (presidente), Luci Duartes, Pablo Pacheco, Rudys Rodrigues, Paulo Ricardo Pedroso, Tubias Callil e Alexandre Pinzon Vargas.

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos

 

 

30/05/2023

Na manhã  desta terça-feira (30), no Plenário do Legislativo, a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) promoveu uma audiência pública para o Executivo Municipal demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais referentes ao primeiro quadrimestre (primeiros quatro meses) de 2023. Os vereadores Werner Rempel, Manoel Badke, Pablo Pacheco, Coronel Vargas e Tubias Callil, todos integrantes da COF, participaram da atividade.  O vereador Juliano Soares também acompanhou a atividade.

A audiência, cuja previsão legal conta na Lei Complementar nº101/2000, também contou com a presença da secretária de Finanças, Michele Antonello, da superintendente de gestão orçamentária da secretaria de Finanças, Marilda Manfio e da contadora do município, Greice Piveta.

Conforme a secretária de município de Finanças, Michele Antonello, as metas de resultado nominal e primário foram atendidas no 1º quadrimestre de 2023, atendendo às exigências da legislação vigente. “Nós atingimos as metas fiscais estabelecidas tanto pelos índices apresentados quanto pela arrecadação”, comentou, acrescentando que o município teve capacidade de endividamento aumentada. “Nós estamos com saúde financeira boa no município”, ponderou.

A titular da pasta explicou que o município tem a perspectiva de diminuição do percentual das despesas com pessoal o qual, atualmente, está em 53%. “Estávamos em 53.71% e já diminuímos para 53%. Não atingimos limite legal. Estamos num limite prudencial com perspectiva de ir baixando em função da nova metodologia de cálculo com despesa de pessoal”, destacou. Reforçou que a tendência, nos próximos meses, é de reduzir o limite prudencial com o aumento da receita que está crescendo acima da inflação aliado à adoção de medidas implementadas pelo Executivo.

No tocante à meta de resultado nominal - que representa a diferença entre o saldo da dívida do 1º quadrimestre do exercício 2023 em relação ao exercício 2022 – houve uma diminuição no endividamento em R$ 65.195.183,73.

Antes da audiência pública, o colegiado realizou reunião ordinária com a distribuição de uma matéria para relatoria e apreciação de um parecer. 

PARECER PELA NORMAL TRAMITAÇÃO:

PROJETO DE LEI SUBSTITUTIVO Nº 17/2023 ao PROJETO DE LEI Nº 9570/2023– Altera o art. 2º, da Lei Municipal nº 5702, de 6 de novembro de 2012, e dá outras providências. (Lei que isenta do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU, os aposentados, inativos e pensionistas com renda de até 01 (um) salário mínimo nacional.). Relator: Vereador Manoel Badke.

DISTRIBUIÇÃO: Para relatoria do vereador Manoel Badke foi distribuído o Relatório Resumido da Execução Orçamentária, relativo ao 1º bimestre do exercício de 2023. O prazo para apresentação de parecer é de sete dias prorrogáveis por igual período.

LDO: Nesta sexta-feira (02), às 18h, o colegiado promove audiência pública para examinar o Projeto de Lei nº 9600, do Poder Executivo, que “Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2024.” A audiência sobre a LDO 2024 acontece no Plenário com transmissão ao vivo na TV Câmara ( canal 18.2 da TV aberta).

Integram a comissão os vereadores Werner Rempel, Manoel Bakde, Coronel Vargas, Pablo Pacheco e Tubias Callil. As reuniões ordinárias da COF acontecem, nas terças-feiras, às 09h, na sala de reuniões.

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Luã Santos

29/05/2023

Na manhã desta segunda-feira (29), um ato realizado na sala da presidência da Câmara de Vereadores de Santa Maria marcou um momento importante na carreira de três servidores. Andreia Martins, Alessandra Cortina e Vitor Camargo receberam os certificados de conclusão do estágio probatório.

A entrega contou com a presença do presidente da Câmara, Givago Ribeiro, e a participação do chefe de gabinete da presidência, Pablo Ritzel, do procurador da Casa, Lucas Saccol, e do secretário de gestão, Alexandre Pahim. Também estiveram presentes os membros da comissão do estágio probatório: Luiz Azevedo, Eliane Soares, Ricardo Zago e Leandra Lencina.

O presidente Givago Ribeiro ressaltou a importância do estágio probatório como uma etapa fundamental para avaliar o desempenho e a adaptação dos servidores no ambiente de trabalho. Ele parabenizou os servidores pela conclusão bem sucedida do período de avaliação e reforçou o compromisso da instituição em investir no desenvolvimento profissional de seus colaboradores.

O estágio probatório tem duração de três anos e, neste período, a comissão formada por três servidores tem a responsabilidade de acompanhar a assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade dos aprovados. 

 

Foto: Luã Santos

26/05/2023

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corsan – formada pelos vereadores Paulo Ricardo Pedroso (presidente), Helen Cabral (vice-presidente) e Manoel Badke (relator) realizou, na manhã desta sexta-feira (26), a oitiva de Luciana Luso de Carvalho, conselheira-presidente da AGERGS (Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Estado do Rio Grande do Sul) e Carlos Mussi Alvim, diretor de tarifas da autarquia. Luciana foi ouvida na condição de testemunha e Carlos, como informante 

A relatora da CPI, antes de iniciar os questionamentos aos depoentes, contextualizou as atividades já realizadas pelo colegiado até o momento. As indagações da comissão versaram, entre outros tópicos, sobre as atribuições da AGERGS na regulação do saneamento; qual a situação jurídica dos termos aditivos assinados pelos municípios com a Corsan; quais números atuais referentes ao abastecimento de água e de esgotamento; se a autarquia tem atribuição de orientar os municípios sobre assinatura ou não do termo aditivo com a concessionária; se a AGERGS realizou homologação dos termos aditivos celebrados; se a autarquia entende que há negligência dos administradores em assinar os termos sem observância dos dispositivos do marco legal regulatório; sobre os critérios das revisões tarifárias e se a privatização da Corsan implicará no aumento no valor da tarifa cobrada dos consumidores.

A CPI – instalada em 23 de abril – investiga o termo aditivo em conformidade ao novo marco regulatório do saneamento básico e as obrigações assumidas no contrato firmado com o Executivo Municipal.  

Os depoimentos foram transmitidos, ao vivo, pela TV Câmara (canal 18.2) e no You Tube (TV Câmara Santa Maria). A próxima oitiva, agendada para o dia 02 de junho, às 09h, será com Guilherme Cortez, procurador-geral do Município.

Texto: Clarissa Lovatto

Foto: Isadora Pilar e Luã Santos

 

 

26/05/2023

A Câmara de Vereadores de Santa Maria manifesta profundo pesar pelo falecimento de Luciane Dalla Lana Dalfolo, ex-secretária geral desta Casa Legislativa, filha de Sirlei Dalla Lana, ex-vereadora do Parlamento Municipal, e irmã do vereador Juliano Soares.

Neste momento de dor e consternação, prestamos nossas mais sinceras condolências à família de Luciane Dalla Lana, em especial à sua mãe, Sirlei Dalla Lana, ex-vereadora, e ao seu irmão, vereador Juliano Soares. Desejamos que encontrem conforto e serenidade para superar essa perda irreparável. A memória de Luciane será sempre lembrada com carinho e admiração por todos aqueles que tiveram a honra de compartilhar sua jornada.

A Câmara de Vereadores de Santa Maria solidariza-se com a família enlutada e coloca-se à disposição para prestar qualquer apoio necessário nesse momento difícil.

25/05/2023

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (25), os vereadores aprovaram dois projetos de Lei, um projeto de Resolução Legislativa, o envio de uma moção de congratulações e um requerimento de autorização de viagem. Os edis também realizaram a primeira discussão de um projeto, que deve ser votado na sessão do dia 30 de maio.

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Rogério dos Santos Ferraz, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Rio Grande do Sul - SINDIAGUA/RS, que parabenizou o Legislativo santa-mariense pela instituição da CPI da Corsan, que está investigando o termo aditivo assinado pela prefeitura de Santa Maria com a Corsan em dezembro de 2021. O orador destacou os projetos desenvolvidos pela empresa pública de saneamento, entre eles, o empreendimento que irá gerar energia limpa para Santa Maria e cidades da região.             

EXPEDIENTE NOBRE: No Expediente Nobre, o vereador Manoel Badke prestou homenagem ao Dia Internacional dos Peacekeepers - Dia Internacional dos Mantenedores da Paz as Nações Unidas - comemorado em 29 de maio. “É um momento feliz, porque estamos falando de paz”, ponderou. A data celebra o trabalho dos militares que atuam em países marcados por conflitos e tragédias, na busca da garantia da estabilidade política e da manutenção da paz.  O vereador destacou que 55 mil militares brasileiros já foram enviados ao exterior para cumprirem aproximadamente 50 missões. Atualmente, 88 militares estão em 10 países, integrando missões de Paz da ONU.

Paulo Birriel, consultor organizacional do Instituto Boina Azul, declarou a honra em receber a homenagem do Legislativo santa-mariense.  Afirmou que as operações de paz da ONU são consideradas os principais instrumentos da política internacional. Birriel destacou que o instituto tem caráter humanitário, realizando os papéis de socorro, assistência, saúde, segurança e pedagógico, por meio de atuação voluntária dos associados. O orador entregou ao Legislativo uma Menção Honrosa Ordem de Grau Institucional Boina Azul em reconhecimento à atuação da Câmara de Vereadores.

MOÇÃO APROVADA:

Moção de Congratulação à EMEI IDA BERTEOTTI, pela educação de qualidade, e pelos excelentes profissionais em que lá trabalham com amor e cuidado às crianças da comunidade da Vila Brasília no Município de Santa Maria. Autor: vereador Rudys Rodrigues.

PROJETO EM PRIMEIRA DISCUSSÃO: Por acordo dos líderes de bancadas, houve a inclusão do Projeto de Lei nº 9549/2023, de autoria do Poder Executivo, em primeira discussão. Essa proposição autoriza o Município a adquirir insumos e uniformes para alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria. A matéria deve ser votada na próxima sessão, dia 30.

AUTORIZAÇÃO DE VIAGEM: 

Também foi aprovado requerimento, dos vereadores Adelar Vargas, Admar Pozzobom e Alexandre Pinzon Vargas, solicitando autorização de viagem a Porto Alegre, nos dias 28, 29, 30 e 31 de maio do corrente mês, para cumprir agenda em diversos órgãos

PROJETOS APROVADOS:

Projeto de Lei Nº 9580, de autoria da vereadora Marina Callegaro, que institui o Mês da Visibilidade e Consciência Indígena no âmbito do Município de Santa Maria”. Conforme o projeto, durante o mês de abril, poderão ser utilizados espaços públicos e privados para execução de seminários, mostra de artesanatos, rodas de conversas, campanhas de conscientização, debates, audiências públicas, visitações em instituições de ensino públicas e privadas, visitações nas aldeias localizadas em Santa Maria, palestras, visitações em instituições públicas e privadas, elaboração de vídeos, com o intuito de promover inclusão, destaque, respeito e visibilidade aos povos originários. A proponente do projeto disse que a proposição foi construída com a sociedade. “Penso ser muito importante esse projeto, que surgiu de iniciativas aqui dessa Casa Legislativa”. Disse, ainda, ser um momento oportuno para votar essa matéria, porque, atualmente, o país tem um Ministério dos Povos Originários.

Projeto de Lei Nº 9584, de autoria do vereador Admar Pozzobom, que inclui o A1 Padel no calendário de eventos do Município. O vereador Juliano Soares defendeu a aprovação do projeto. O parlamentar afirmou que Santa Maria tem 22 quadras da modalidade e que o A1 Padel foi transmitido em várias emissoras de projeção nacional. Soares salientou que existe a possibilidade do campeonato brasileiro da modalidade ser realizado em Santa Maria. “Padel é um dos esportes que mais cresce no país”.

Projeto de Resolução Legislativa Nº 05, de autoria da Mesa Diretora, que altera a Resolução Legislativa nº 006/2009 para conceder reajuste, referente às perdas inflacionárias, do período de outubro de 2016 a dezembro de 2022, à bolsa-auxílio para os estagiários e dá outras providências”. Pelo projeto, fica concedido o reajuste relativo às perdas inflacionárias da bolsa auxílio no total de 36, 5680%. 

 A bolsa-auxílio terá os seguintes valores: 

I - R$ 10,23 (dez reais e vinte e três centavos) a hora/atividade para estudantes do Ensino Superior; 

II - R$ 8,55 (oito reais e cinquenta e cinco centavos) a hora/atividade para estudantes do Ensino Médio, Cursos Técnicos ou Educação Profissional

Texto: Clarissa Lovatto

Foto: Isadora Pilar

 

25/05/2023

Em reunião ordinária nesta quinta-feira (25), a Comissão de  Educação, Cultura, Esporte e Lazer emitiu parecer favorável em três projetos de lei. Além disso, uma matéria foi distribuída para relatoria. 

PARECERES PELA NORMAL TRAMITAÇÃO:

Projeto de Lei nº 9586/2023, de autoria do Vereador Paulo Ricardo Pedroso, que “Insere o art.57-B e § 1º, 2º e 3º e seus incisos, na Seção IV, da Lei Municipal n.º 6.040, de 06 de janeiro de 2016”. O projeto insere, na legislação, a condecoração “Aluno Nota 10”.  Relatora: vereadora Helen Cabral;

Projeto de Lei nº 9588/2023, de autoria do Poder Executivo, que “Denomina oficialmente de Professora Gianna Grassi Didonet a Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI”. Relator: vereador Juliano Soares;

Projeto de Lei nº 9549/2023, de autoria do Poder Executivo, que “Autoriza o Município a adquirir insumos e uniformes para alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria”. Relator: Vereador Juliano Soares.

 

PROJETO DISTRIBUÍDO:

Projeto de Lei nº 9592/2023, de autoria da Vereadora Marina Callegaro, que “Insere o art. 57-D na Lei Municipal nº 6.040, de 6 de janeiro de 2016 que consolida a legislação referente à concessão de medalhas, comendas, prêmios, certificados, troféus, distinções, títulos de benemerência e outras condecorações instituídas por Leis, Decretos e Resoluções Municipais, no âmbito do Poder Legislativo Municipal”. Relator: Vereador Valdir Oliveira.

AUDIÊNCIA PÚBLICA: No dia 31 de maio, quarta-feira, o colegiado promove audiência pública com objetivo de debater os direitos dos professores municipais. A atividade, solicitada à comissão pelo sindicato dos professores municipais, inicia às 18h, no Plenário da Câmara.

Integram a comissão os vereadores Luci Duartes, DanclarRossato, Manoel Badke, Werner Rempel, Juliano Soares, Valdir Oliveira e Helen Cabral.

 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Isadora Pillar


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços