A sessão solene que deu posse ao presidente da Assembleia Legislativa (AL-RS) para o biênio 2025-2026, Pepe Vargas (PT), foi prestigiada pelo Parlamento santa-mariense, que ocorreu na última segunda-feira (3) em Porto Alegre. À frente do comando da Casa, o vereador Admar Pozzobom (PSDB), esteve no ato em que o deputado estadual petista foi conduzido à presidência da AL com 47 votos favoráveis e apenas um contrário.
“O Parlamento santa-mariense não é uma ilha. Estar aqui independentemente de quem fosse e da sigla carrega é um compromisso de o Legislativo santa-mariense mostrar que está à disposição da Assembleia Legislativa gaúcha”, observou Admar.
Pepe assumiu no lugar de Adolfo Brito (PP), que presidiu o Parlamento em 2024. Pelo acordo pluripartidário, que a AL-RS observa, as maiores bancadas se revezam no comando do Legislativo gaúcho. Para 2026, último ano da atual legislatura, o Republicanos presidirá a Casa.
Fotos: Marcelo Martins
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), se faz presente na manhã desta segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS) para o ato de entrega do livro histórico “O compromisso dos presidentes do Estado do Rio Grande do Sul’ ao memorial do Legislativo.
A obra que foi restaurada traz os compromissos de governadores e dos presidentes da Assembleia Legislativa período período de 1891 a 2022.
“O ato de hoje é a preservação da história do Rio Grande do Sul”, avaliou o presidente da AL-RS, deputado Adolfo Brito (PP).
À tarde, a partir das 14h, também na AL, o presidente Admar Pozzobom acompanha a sessão solene de posse do deputado estadual Pepe Vargas (PT), que é ex-prefeito de Caxias do Sul, que comandará o Parlamento gaúcho em 2025.
Na manhã desta sexta-feira (31), os vereadores que integram a Mesa Diretora estiveram reunidos com o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), e com a secretária de Governança, Carolina Lisowski. O encontro, que ocorreu no 7º andar do Centro Administrativo Municipal, foi para reiterar que o Legislativo se coloca à disposição do Executivo municipal para se somar aos pleitos que sejam de interesse da municipalidade. Estiveram presentes, os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), que preside o Parlamento, o vice-presidente da Casa, Rudys Confirmadíssimo (MDB), o líder do governo no Legislativo, Givago Ribeiro (PSDB), e, ainda, os parlamentares Alexandre Vargas (Republicanos) e João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas (PL).
A reunião, que durou cerca de duas. horas, também foi uma oportunidade de avaliar e mapear pautas que tenham correlação entre os dois poderes neste primeiro mês, que já se encerra, e que marca o começo da nova gestão municipal e também da atual legislatura.
À frente do Parlamento, o vereador Admar Pozzobom (PSDB) reiterou a necessidade de diálogo permanente entre as duas Casas e, sublinhou, a observância de ser mantida uma relação harmônica e de independência entre os poderes.
“Esse é um momento tanto de começo do novo governo quanto da nova legislatura. E nada mais razoável que estejamos, aqui, em busca de estreitar laços e de se buscar, ao observar a relação harmônica e independente entre os poderes, sempre o melhor para Santa Maria”, pontuou Admar Pozzobom.
O prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) enfatizou que a gestão municipal buscará, ao longo de todo o mandato, manter uma relação de diálogo permanente com o Legislativo.
“Sabemos que o Legislativo, que representa a totalidade da sociedade santa-mariense, quer o melhor para o município. E cabe a nós, enquanto gestores municipais, estarmos atentos aos pleitos e demandas que o Parlamento nos trouxer”, complementou Decimo.
Ainda participaram da reunião, Glauber Licker (Chefia de Gabinete da Presidência do Legislativo); Lucas Saccol Meyne (Procuradoria Jurídica Legislativa), Luciano Diehl (Secretaria de Gestão e Administração); Rodrigo Herte Teixeira (Secretaria Legislativa) e Marcelo Martins (Diretoria de Comunicação Social), que são cargos comissionados (CCs) da Mesa Diretora.
Fotos: Samuel Marques/PMSM
Na tarde desta quinta-feira (30), o Legislativo de Santa Maria marcou presença na palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que falou sobre “A governança pública e a gestão de transição”. A palestra, promovida pela Associação de Municípios da Região Centro (AMCentro) e com o apoio da prefeitura de Santa Maria, foi voltada aos gestores dos Executivos municipais e ocorreu na sede do LabCriativo. O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), prestigiou o evento que, nas palavras do titular do Parlamento, “foi uma aula de entendimento sobre a coisa pública”.
Há duas décadas no TCU, Nardes falou sobre o início de mandato e os desafios que prefeitos e vice-prefeitos têm ao administrar, em regra, um orçamento necessariamente escasso, engessado e dependente da União. O ministro pontuou a necessidade de uma gestão focada e bem estruturada.
No tema específico da governança, Nardes alertou para que os gestores não trabalhem apenas no imediatismo na busca por resultados rápidos, mas que mirem em uma maior sustentabilidade a longo prazo. Em tom de alerta, o ministro deu o recado aos gestores: tenham um planejamento cuidadoso para os quatro anos de mandato.
Em uma espécie de tutorial sobre gestão pública, Nardes apresentou dez passos necessários para uma boa governança, são eles: organização interna, planejamento, supervisão, participação social, coerência das políticas públicas, transparência e uma permanente avaliação das ações.
Além do prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), e da vice-prefeita, Lúcia Madruga (PP), acompanharam a palestra mais de duas dezenas de gestores municipais de municípios das regiões central e fronteira-oeste.
QUEM É
Gaúcho de Santo Ângelo, Nardes é formado em Administração de Empresas e também é o fundador e embaixador da Rede Governança Brasil. Foi nomeado para o TCU em 2005. Filiado ao PP, ele exerceu dois mandatos de deputado estadual e três de federal, e, anteriormente, foi vereador.
A Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) buscou a adesão do Legislativo municipal para viabilizar o aporte de um inédito Hub Logístico na Região Central do Estado. É ao observar a necessidade de criar um sistema integrado de transporte multimodal que a Adesm espera unir esforços para que a classe política e o Poder Legislativo sejam fiadores desse processo de transformação logística e, igualmente, de impulsionamento do desenvolvimento socioeconômico de Santa Maria e, por tabela, da Metade Sul do Rio Grande do Sul.
Em reunião com a Adesm na manhã desta sexta-feira (30), o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB) sugeriu à agência a viabilização também de uma conversa com todos os vereadores para que tenham dimensão da pauta.
À frente da Adesm, Pedro Cezar Saccol Filho, solicitou que a iniciativa conte com o engajamento dos 21 vereadores. Também o acompanharam, Eduardo Biacchi (diretor financeiro da agência) e Evandro Behr (superintendente da Adesm).
Durante uma explicação técnica, Behr pormenorizou que, atualmente, há um projeto que conta com quatro fases para implementação, são eles: estudo inicial, estudo preliminar, projeto conceitual e implantação. Segundo ele, as duas maiores instituições de Ensino Superior de Santa Maria - UFSM e UFN - já sinalizaram quanto à viabilidade econômica de um Hub Logístico na região central.
O estudo, segundo ele, que envolveu uma equipe interdisciplinar de pesquisadores aponta para o caminho de Santa Maria ser “o endereço de um sistema integrado de transporte multimodal para otimizar rotas logísticas, conectar diferentes modais de transporte e criar um novo polo de crescimento industrial e econômico no Estado”.
Behr citou que Santa Maria deve mirar no exemplo do município mineiro de Extrema, onde foram viabilizados investimentos logísticos. De acordo com ele, o crescimento do PIB do município em duas décadas, entre 2002 e 2022, foi superior a 500%.
“Temos, aqui, uma centralidade geográfica aliado a um ecossistema de formação em excelência de capital humano e uma conexão estratégica com o Mercosul que nos colocam na obrigação de fazer acontecer esse Hub Logístico”, avaliou Behr
Com o objetivo de unir esforços, ajustar estratégias e compartilhar experiências, é que o Poder Legislativo e o Grupo Diário realizarão de forma conjunta o 1º Encontro de Presidentes das Câmaras de Vereadores da Região Central. A pauta foi o tema do encontro entre o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), com o gerente geral do Grupo Diário, o jornalista Alexandre De Grandi, e com a coordenadora de Projetos do veículo de comunicação, Magliele Alves.
“Somos parceiros desta iniciativa que, no nosso entendimento, é de extrema importância. O Grupo Diário, mais uma vez, é vanguardista nisso. Fez, recentemente, um encontro com os gestores municipais que assumiram em 2025, e, agora, proporcionará essa troca entre os presidentes das Casas Legislativas da região”, pontuou Admar.
O jornalista Alexandre De Grandi comentou que esse encontro servirá como um fórum de planejamento para os próximos quatro anos das legislaturas dos Parlamentos e também para aprofundar assuntos relacionados às questões econômicas e sociais que cotidianamente chegam aos vereadores.
A atividade está prevista para ocorrer em 21 de fevereiro, na sede do Grupo Diário, a partir das 14h.
O vereador Admar Pozzobom (PSDB), que preside o Legislativo de Santa Maria, cumpriu agenda em Porto Alegre na última quarta-feira (29). A primeira parada do parlamentar foi na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, onde ele foi recebido pelo titular da pasta, o Gaúcho da Geral. Em pauta, Admar buscou a liberação de recursos que viabilizem investimentos na área para o município.
Na sequência, o vereador Admar Pozzobom esteve na Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), onde alinhou a busca por parcerias para a realização de eventos e de palestras que promovam a política da inclusão na Câmara de Santa Maria.
O ex-presidente do Legislativo Manoel Badke (UB), que atualmente é assessor parlamentar na Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, acompanhou as agendas.
A Praça Saldanha Marinho foi, no fim da tarde da última segunda-feira (27), o cenário de encerramento das atividades que marcaram os 12 anos do incêndio da boate Kiss, que deixou 242 jovens mortos e mais de 600 pessoas feridas. O Parlamento santa-mariense esteve presente na programação que prestou, em mais um ano, homenagens às vítimas.
As atividades que contaram com conversas, bate-papos e orientações integraram a programação da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). À frente da associação, Flavio Silva, falou ao público e relembrou “a longa e extenuante jornada em busca de justiça”. Na sequência, o advogado da AVTSM, Pedro Barcellos, fez uma atualização referentes às questões jurídicas do caso Kiss. Também na Praça Saldanha Marinho, foi possível conferir a mostra “Sobrevivi para Lembrar”, do Coletivo Kiss: Que não se repita.
Além do presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), também este presente o vereador Luiz Roberto Meneghetti (Novo). O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), e a vice-prefeita, Lucia Madruga (PP), também acompanharam toda a atividade.
Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), recebeu na manhã desta segunda-feira (27), o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz. O encontro foi institucional e serviu para falar sobre o trabalho da Polícia Civil no município.
Durante a agenda, ambos conversaram sobre as questões referentes à criminalidade em Santa Maria. Admar ressaltou que o Poder Legislativo está à disposição para contribuir no que for necessário com a Polícia Civil para dar enfrentamento àquelas demandas que o órgão de segurança julgue necessária a cooperação do Parlamento.
Acompanharam a agenda, o chefe do Gabinete da Presidência, Glauber Licker Rios, e o procurador jurídico Legislativo, Lucas Saccol.
Fotos: Gustavo Nuh
O presidente do Legislativo, o vereador Admar Pozzobom (PSDB), esteve reunido com Andrei Nunes, que está à frente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) nesta segunda-feira (27). Em pauta, ambos debateram questões relacionadas ao crescimento e desenvolvimento do município. O encontro, que ocorreu na Sala da Presidência do Parlamento, foi a primeira reunião institucional entre os representantes da Casa e da Cacism.
“Por toda representatividade que ela tem, a Cacism pode de forma conjunta com o Legislativo auxiliar na adoção de uma pauta desenvolvimentista”, observou Admar Pozzobom.
Andrei e Admar trataram de eventuais parcerias entre Cacism e Legislativo para o transcorrer deste ano.
Fotos: Gustavo Nuh
O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), recebeu nesta sexta-feira (24) a profissional de Educação Física e integrante da Associação Formigas, Daniele Portella, para tratar da pauta Diabetes Tipo 1. Ela solicitou que o Legislativo se some às atividades de conscientização que tratam em ampliar as especificidades do Tipo 1. À frente do Parlamento, Admar Pozzobom reiterou a Casa está à disposição para fortalecer, construir redes de apoio e compartilhar informações àquelas pessoas que tenham diabetes Tipo 1.
A Câmara de Vereadores de Santa Maria esteve presente no ato de entrega do mais recente serviço que o Hospital Regional oferecerá: a unidade de Hemodinâmica. Ainda no último trimestre de 2023, a Secretaria Estadual da Saúde firmou um convênio com a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que faz a gestão do complexo hospitalar, para a aquisição de equipamentos para a implantação do serviço de hemodinâmica. O custo da nova modalidade, que contemplará Santa Maria e mais de 30 municípios, foi de R$ 3 milhões - valor custeado pelo governo do Estado - e que permitirá acréscimo no diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares.
O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), compareceu ao ato que reuniu autoridades dos Executivos municipal e estadual. Ele enfatizou o ganho real à saúde dos santa-marienses e, igualmente, daqueles que fazem uso do SUS das mais de três dezenas de municípios que contam com a cobertura da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
A diretora do Departamento de Gestão e Atenção Especializada da Secretaria Estadual da Saúde, Lisiane Fagundes, reiterou que a entrega da nova unidade reforça o compromisso do Piratini em assegurar qualidade na segurança dos usuários do SUS e das regiões Central e Fronteira-Oeste do Estado que buscam por atendimento no Hospital Regional de Santa Maria. Foram, ao todo, R$ 10,5 milhões aportados pelo Executivo gaúcho entre equipamentos, obras e melhorias para a unidade de Hemodinâmica.
“Tudo isso nos dará capacidade de oferecer cem procedimentos e 10 cirurgias mensais. Logo mais, em breve, o Hospital Regional ingressará na alta complexidade com a oferta de leitos de UTI da Cardiologia”, adiantou Lisiane.
Lisiane reforçou que, atualmente, são cem leitos UTI que o complexo hospitalar disponibiliza. Deste número, 40 são clínicos, 40 cirúrgicos e 20 de UTI adulto. Também adiantou que, já no mês de fevereiro, o tomógrafo recentemente adquirido, a um custo de R$ 2,3 milhões, estará em funcionamento. Nos últimos dois anos, o governo do Estado alocou mais de R$ 16 milhões para o Regional, relatou Lisiane à imprensa.
O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), disse que a inauguração da nova unidade é um marco representativo. Mas salientou que espera que esse seja um compromisso permanente do governo do Estado: o de assegurar o maior número possível de serviços e de atendimentos - sejam consultas, exames, cirurgias nas mais variadas especialidades - à sociedade por meio do complexo hospitalar.
Acompanharam o ato de entrega da unidade, a vice-prefeita, Lúcia Madruga, o secretário de Assistência Social do RS, Beto Fantinel, o prefeito de São Martinho da Serra, Robson Trindade, além do diretor administrativo do Hospital Regional, Geison Farias, e do diretor presidente da FUC, Marne de Freitas Gomes.
Fotos: Samuel Marques/PMSM
Na manhã desta quarta-feira (22), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, o Gabinete da Presidência, a Procuradoria da Casa e a Secretaria Legislativa realizaram encontro com a finalidade de aprimorar os conhecimentos e repassar instruções a respeito da elaboração de projetos de lei e do processo legislativo. Participaram da atividade assessores parlamentares e os vereadores Alice Carvalho (PSOL), Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos), Professor Luiz Fernando (PDT) e Luiz Roberto Meneghetti (Novo).
O presidente do Poder Legislativo Santa-mariense, Admar Pozzobom (PSDB), participou da abertura do evento e destacou que a sua gestão terá muito diálogo. “Vai ser um mandato de muito diálogo e muita conversa para que não ocorram equívocos”.
Já o procurador legislativo, Lucas Saccol, salientou a relevância da correta produção legislativa. Saccol relatou que, muitas vezes, uma matéria não prospera por incongruências procedimentais. “Todo esse trabalho e essa legislação acaba sendo considerada inconstitucional pelo Tribunal e todo um trabalho perdido”, exemplifica.
A primeira parte do curso tratou sobre a questão legal e a procuradora Alessandra Carpes informou aos presentes que um projeto de lei se legitima quando atende ao interesse local e quando esta matéria não é competência restrita da União ou dos Estados. A servidora explicou também que um projeto de lei oriundo do legislativo deve atender temática de competência exclusiva do parlamento, não podendo conflitar com temática de competência do Poder Executivo. A Câmara, por exemplo, não pode aprovar projeto de lei que gere despesas à Prefeitura.
Já a segunda parte foi conduzida pelo secretário legislativo Rodrigo Teixeira, que abordou a diferença na tramitação legislativa de matérias como projeto de lei, projeto de lei complementar, projeto de resolução legislativa, entre outras. Teixeira também explanou que todas as matérias são protocoladas, encaminhadas à Procuradoria Legislativa e, posteriormente, enviadas à Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamente (CCJ), colegiado que analisa a constitucionalidade das proposições. Depois, estas são encaminhadas para as comissões temáticas até chegar ao plenário para análise e votação dos parlamentares.
Texto e Foto: Mateus Azevedo
Foi realizada uma reunião na manhã desta quarta-feira (22) na Presidência do Legislativo entre o Poder Legislativo e a direção local da Corsan. No encontro, o vereador Admar Pozzobom (PSDB), que está à frente do Parlamento, tratou dos serviços prestados pela companhia no município com o novo superintendente institucional da Corsan em Santa Maria, André Finamor, e também com a gestora da unidade de saneamento no município, Andreia Zanini.
Nomeado recentemente para a função, Finamor destacou que o foco desta visita institucional é o de melhorar as relações com o Legislativo e, por consequência, com a sociedade.
“Os vereadores que aqui estão representam a sociedade. E sabemos que os problemas também chegam antes aos parlamentares. Então, nada mais justo e apropriado que esse Poder saiba que nós, da Corsan, estamos aqui para ajustar essas questões. A Câmara tem que ser comunicada e saber de tudo que envolve a prestação dos serviços da Corsan”, pontuou Finamor.
O presidente do Legislativo lembrou que a Casa tem acompanhado, desde o ano passado, os temas relacionados à utilização legal de poços artesianos para consumo de água potável. Admar Pozzobom lembrou a Lei Complementar (LC nº 180/2024) e da Lei (nº 6979/2024), ambas aprovadas pelo Legislativo e sancionadas pelo então prefeito Jorge Pozzobom, ainda no ano passado.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
O superintendente institucional da Corsan, Andre Finamor, que atende Santa Maria e mais 32 municípios, relatou que desde que a Aegea, empresa que arrematou a Corsan em 2023, já foram aportados entre R$ 45 milhões e R$ 50 milhões em Santa Maria. Segundo ele, o montante observa as diversas frentes de trabalho referentes às obras de esgoto (para o cumprimento do marco do saneamento).
Engenheiro civil formado pela UFRGS, Finamor está há 25 anos na Corsan e adiantou que fará uma prestação de contas da companhia aos 21 parlamentares da atual legislatura.
Fotos: Tatiane Paumam
Acompanhado do chefe de gabinete da Presidência, Glauber Rios e do procurador jurídico, Lucas Saccol, o presidente da Câmara, vereador Admar Pozzobom (PSDB), recebeu a visita do SEST/SENAT Santa Maria na manhã desta terça-feira (21).
Denise Dona Linke, coordenadora de desenvolvimento profissional, e Dalvana de Mello Fenalti, coordenadora de promoção social, destacaram a importância de o SEST/SENAT estreitar laços com o Poder Legislativo. Pela primeira vez visitando a Câmara de Vereadores, as coordenadoras enfatizaram a possibilidade de estabelecer parceria – de forma gratuita – para realizações de palestras e ações durante o ano. A expectativa é a realização de atividade do SEST/SENAT no Legislativo já no mês de fevereiro.
Denise e Dalvana enfatizaram que o SEST/SENAT atende aos trabalhadores do transporte, mas também estendeu ações e projetos à sociedade.
Fotos: Gustavo Nuh
Com o objetivo de alinhar os trabalhos e as atividades para o bom andamento do Parlamento, o presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), esteve reunido com os servidores indicados para exercerem funções ligadas diretamente à Mesa Diretora.
No encontro, que ocorreu na Sala da Presidência na manhã desta segunda-feira (20), Admar Pozzobom reiterou o compromisso do diálogo, da transparência e de se buscar permanentemente entrega aos pleitos tanto internos quanto externos.
“Tanto em 2017, quando presidi o Legislativo pela primeira vez, quanto agora, o meu compromisso é o do diálogo. Vamos trabalhar para dar o devido enfrentamento aos gargalos históricos da Casa, mas sem jamais descuidar dos anseios da sociedade”, avaliou Admar Pozzobom.
Ao todo, são 16 nomes que integram os cargos comissionados (CCs) da Mesa Diretora, que ocupam funções técnicas e administrativas dentro do Parlamento.
Alice Trindade - Chefe de Divisão de Patrimônio
Elaine da Silva Essi - Diretoria Administrativa
Elis Renara Azambuja - Diretoria de Gestão de Pessoas
Glauber Licker Rios - Chefia de Gabinete da Presidência
Horácio Peres - Chefia de Divisão de Compras
João Gilberto Camargo - Assessoria Superior da Procuradoria
Kailane Scremim- Chefia de Divisão de Informática
Letícia Nascimento - Assessoria da Diretoria Administrativa
Luciano Diehl - Secretaria de Gestão e Administração
Lucas Saccol Meyne - Procuradoria Jurídica Legislativa
Marcelo Martins - Diretoria de Comunicação
Leninha Mello - Assessoria da Presidência
Marcelo Rossato - Chefia de Divisão de Almoxarifado
Rodrigo Herte Teixeira - Secretaria Legislativa
Silverio Gonzales Neto - Assessoria da Secretaria Legislativa
Vitor Ribeiro Dias - Assessoria Superior Secretaria Geral
Roselaine Bonaldo - Diretora Financeira (servidora do quadro)
Fotos: Gustavo Nuh