ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

Notícias


12/05/2025

Na tarde desta segunda-feira (12), o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Admar Pozzobom (PSDB), realizou uma visita institucional ao arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin. O encontro ocorreu na sede da Mitra Arquidiocesana.

Durante a reunião, foram discutidas a necessidade de políticas públicas voltadas ao atendimento da população em situação de rua e a importância do envolvimento do poder público nessas ações.

Também esteve em pauta a Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”. Dom Leomar destacou a urgência de uma agenda pública com ações concretas relacionadas à reciclagem, sustentabilidade e seus impactos positivos na economia local.

Outro ponto abordado foi a necessidade de retenção da produção intelectual no município. O arcebispo e o presidente da Câmara manifestaram preocupação com a chamada “exportação de talentos”, resultado da escassez de oportunidades para que os recém-formados pelas instituições de ensino superior de Santa Maria permaneçam na cidade.

12/05/2025

Com o objetivo de mobilizar a sociedade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, Santa Maria se une à campanha do Maio Laranja com uma proposta da Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais. A abertura oficial das atividades ocorreu na segunda-feira (12), no Plenário Coronel Valença. 

A iniciativa local foi instituída pela Lei Municipal nº 9.604/2023, de autoria da vereadora Helen Cabral (PT). Durante todo o mês, estão previstas atividades de conscientização, como rodas de conversa, oficinas, palestras em escolas e campanhas nas redes sociais.

Com a programação, busca-se não apenas dar visibilidade ao tema, mas também envolver a comunidade em ações preventivas e na promoção de uma cultura de proteção à infância.

Compareceram à Reunião Pública a vereadora Helen Cabral (PT) – presidente da Comissão; o também vereador Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos); o Secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Soares; a Secretária de Educação, Gisele Baumer; a delegada Luiza Souza, da delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente;  Salete Rubert, do Conselho Tutelar – região oeste; Keila Mazzini, presidente do COMDICA; a advogada Stela Azambuja, representando a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB; Janaina Procópio, do serviço Família Acolhedora e do Comitê de Escuta Especializada; Catia Viviane, assistente social e coordenadora do CRAS – região Oeste; Dalvana de Mello, Coordenadora de Promoção Social/SEST-SENAT/ Projeto Proteção; Marta Helena Noal, representando o Espaço Nise Silveira da Universidade Federal de Santa Maria. 

Para mais detalhes, assista à gravação completa da Reunião Pública clicando no link a seguir: https://youtu.be/ra17gGs7vk8?t=74 

Texto: Gustavo Nuh (estagiário de Jornalismo) 

12/05/2025

Já estão sendo exibidas as entrevistas com os vereadores na TV Câmara (canal aberto 18.2). A conversa com os parlamentares foi conduzida pela jornalista da Diretoria de Comunicação Social (DCS), Camila Porto, que ancorou o programa Câmara Entrevista. Ao todo, 18 dos 21 vereadores aderiram à série, que abordou uma análise dos parlamentares desses primeiros meses da atual legislatura.

Os programas, com tempo médio de 30 minutos, ainda trataram de questões político-partidárias e as trajetórias pessoal e profissional dos vereadores.

09/05/2025

Criada para acompanhar a paralisação de parte do transporte coletivo em Santa Maria, que teve o primeiro ato na última segunda-feira (5), a Comissão de Representação Externa do Legislativo se reuniu nos últimos dias – quinta (8) e sexta-feira (9) - com as partes envolvidas junto à pauta: Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover) e Associação dos Transportadores Urbanos (ATU).

A iniciativa, que partiu da Mesa Diretora da Casa e deliberada por unanimidade, é composta pelos vereadores Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), João Ricardo Vargas/Coronel Vargas (PL) e Tony Oliveira (Podemos). Os trabalhos também são acompanhados pelo vereador Givago Ribeiro (PSDB), que é o líder do governo. O procurador jurídico da Casa, Lucas Saccol, integra o grupo de trabalho. Na reunião da última quinta-feira, estiveram presentes os vereadores Marcelo Bisogno (UB), Tubias Callil (PL) e Helen Cabral (PT).

O presidente do Sitracover, Rogério Santos da Costa, relatou aos parlamentares a situação de defasagem salarial da categoria e a ausência, até o momento, de realização de convenção a respeito do tema diante do impasse com os empregadores.

Na sequência, a comissão ouviu o presidente da ATU, Luiz Fernando Maffini, que fez um amplo relato acerca das dificuldades financeiras enfrentadas pelo sistema de transporte que, desde o mês de janeiro, opera com defasagem aproximada de R$ 2 na tarifa e sem repasse de subsídio.

ENCAMINHAMENTOS
Após ouvir ambos os lados, a Comissão de Representação Externa solicitou um reunião de urgência com o Executivo municipal, que ocorreu nesta sexta-feira (9). Os parlamentares do colegiado estiveram reunidos com o procurador-geral do município, Guilherme Cortez, e também com o secretário Rui Fabrin (Serviços Públicos) e com o superintendente Silvio Souza (Transportes).

Na reunião, os parlamentares mostraram-se preocupados com a manutenção do serviço de transporte coletivo. Em função da essencialidade do serviço, destacaram o objetivo de cooperação e entendimento dos trabalhos que estão sendo feitos.

Os representantes do Executivo sinalizaram que o tema é tratado com absoluta prioridade e que estão atentos aos acontecimentos, bem como, medidas estão sendo estudadas, destacando que a ausência de subsídio ou outros instrumentos orçamentários eram inviáveis até então diante da necessidade de aguardar-se o fechamento do primeiro quadrimestre, que ocorreu na última semana.

Ao fim da reunião, a comissão reforçou que é urgente e indispensável medida para evitar o agravamento do cenário e, como encaminhamento, estabeleceu-se que, no início da próxima semana, ocorrerá a conclusão e formalização das iniciativas viáveis para atendimento das pautas.

 

Texto: Marcelo Martins
Fotos: Bruno Tesch

09/05/2025

O presidente do Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), esteve reunido, na manhã desta sexta-feira (9), com representantes do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS). Durante a reunião, que foi acompanhada pelo chefe do Gabinete da Presidência, Glauber Licker Rios, foi solicitado que os parlamentares deem apoio aos pleitos do CREF2/RS, uma autarquia federal. Estiveram presentes os preparadores físicos Kim Samuel e Fernanda Makvitz, e, ainda, o presidente do CREF2/RS, Alessandro Gamboa. 

Entre as pautas apresentadas, foram colocados a necessidade de uma sede física no município; abertura de vagas para profissionais ; também foi pontuada a possibilidade de um apresentação de um Projeto de Lei (PL) que torne obrigatório o registro profissional junto ao CREF para conseguir, por exemplo, a liberação de alvarás de funcionamento. Também foi solicitada uma cadeira de representantes do CREF no Conselho Municipal de Esporte, de Saúde e de Educação.

09/05/2025

Na manhã desta sexta-feira (09), a Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou o lançamento da Campanha do Agasalho de 2025. O evento aconteceu no Plenário Coronel Valença e reuniu vereadores e servidores do Legislativo Municipal. Um café da manhã colaborativo marcou o início das arrecadações. 

O presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom, lembrou que, em 2017, quando também presidia o Parlamento, houve recorde de arrecadações. Pediu a todos os presentes ao ato de lançamento que divulguem a campanha a fim de o Poder Legislativo ter a possibilidade de auxiliar à população em vulnerabilidade social e econômica.  Pozzobom ressaltou, também, a importância de as pessoas doarem roupas, cobertores e calçados em boas condições de utilização.

A Campanha do Agasalho segue até o dia 06 de junho. As doações podem ser entregues no horário de expediente da Casa (no gabinete da Presidência), de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h; das 13h30 às 17h30 e nas sextas-feiras 7h30 às 13h30. 

Texto: Clarissa Lovatto

Fotos: Marcelo Martins

09/05/2025

Na noite de terça-feira, 07 de maio, no Plenário Coronel Valença da Câmara de Vereadores de Santa Maria ocorreu uma audiência pública para debater o Projeto de Lei Complementar 02/2025, de autoria do vereador Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos). A proposta insere o artigo 74-A na Lei Complementar nº 092/2012, que trata do Código de Posturas do Município, e busca autorizar moradores a realizarem a limpeza de vegetação em estradas municipais. 

O projeto foi apresentado como uma alternativa à dificuldade enfrentada por comunidades do interior do município, onde a manutenção das estradas vicinais sofre com a falta de pessoal e estrutura da prefeitura. Segundo o vereador proponente, a medida atende a um desejo dos moradores e proprietários de terras que fazem divisa com as vias municipais. “Esse projeto de lei não é para colocar a demanda para os moradores, mas sim uma forma de possibilitar que esses moradores façam as podas e supressão de árvores quando necessário”, justificou Badke.

A proposta determina que o serviço poderá ser executado pelo cidadão, às suas expensas, desde que tenha feito um protocolo formal junto ao setor competente da prefeitura e não tenha sido atendido no período de 30 dias. A intervenção, no entanto, deve se limitar à área de passagem de veículos e pedestres e observar a legislação ambiental vigente, sob pena de responsabilização por eventuais danos, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998.

Estiveram presentes na Audiência Pública o Secretário de Meio Ambiente, Diego Rigon; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delcimar Borin; o superintendente do interior, Tiago Shuster. 

Representando a Câmara Municipal de Santa Maria, participaram os vereadores Guilherme Badke/Manequinho (Republicanos) – presidente da Comissão; Tony Oliveira (Podemos) – vice-presidente, Marcelo Zappe Bisogno (União Brasil) – relator, e o vereador Professor Luiz Fernando (PDT).

Como encaminhamento da Audiência, a comissão especial deliberou o prazo de 15 dias – a partir da data da Audiência Pública – para anexar sugestões ao projeto em questão, seja via protocolo da Câmara, recepção ou diretamente aos vereadores do legislativo municipal. Para mais detalhes, assista à gravação completa da Audiência Pública clicando no link a seguir: https://youtu.be/X0TFnwXFJZM?t=3  

Texto e Foto: Gustavo Nuh (estagiário de Jornalismo)

08/05/2025

Na tarde desta quinta-feira (8), foi realizado o descerramento da foto do ex-vereador Manoel Badke, o Maneco (UB), na Galeria dos Ex-Presidentes do Legislativo. Ele presidiu o Legislativo em 2024, e, antes disso, em 2012. 

Maneco, como é conhecido, contabilizou oito mandatos como vereador no Parlamento local. Hoje, o ex-vereador é assessor parlamentar na Assembleia Legislativa (AL-RS) do deputado estadual Juliano Franczak (PSD), conhecido como o Gaúcho da Geral, que é secretário estadual de Esportes.

 

Fotos: Gustavo Nuh

08/05/2025

Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (8), o Parlamento aprovou um projeto de lei, o envio de uma moção de congratulações e constituíram uma comissão especial. Antes do início da Ordem do Dia, o secretário Estadual de Esportes e Lazer, Juliano Franczak, mais conhecido como Gaúcho da Geral, utilizou a tribuna com Visitante Ilustre. O secretário e também deputado estadual licenciado citou o investimento de mais de R$ 1,5 milhão, por meio do Governo do Estado, para o esporte de Santa Maria. Por fim, destacou o trabalho realizado e se colocou à disposição para receber as demandas da cidade.

PROJETO APROVADO: O Projeto de lei nº 9941/2025, que institui e inclui no Calendário de Eventos do Município de Santa Maria o Dia S de Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes. O autor da proposição, vereador Admar Pozzobom (PSDB), falou sobre a importância das duas instituições da cidade, entre os projetos desenvolvidos, atividades na área de educação, comunicação, preparação para o mercado de trabalho e inclusão social, além de promover o desenvolvimento econômico. O parlamentar explicou que o dia 16 de maio passará a ser o “Dia S”, já adotado por outras cidades no país.

PRIMEIRA DISCUSSÃO: Passou em primeira discussão o Projeto de Lei nº 9880/2025, de autoria do vereador Adelar Vargas (MDB). A matéria institui o Programa de Prevenção de Enchentes e Alagamentos no âmbito do Município de Santa Maria. A proposição deve ser votada e discutida pelos parlamentares na próxima Sessão Plenária, marcada para o dia 13 de maio.

GRUPO DE TRABALHO: Os vereadores constituíram uma Comissão especial para analisar Projeto de Resolução Legislativa nº 3/2025, de autoria do vereador Luiz Roberto Menegheti (Novo), a qual inclui no Regimento Interno da Câmara o regramento para a constituição de Frentes Parlamentares. A matéria cria a Seção XII, do Capítulo XI, do Título II, do Regimento Interno da Câmara Municipal, disciplinando a constituição das Frentes Parlamentares, e altera a Resolução Legislativa nº 9/2012. Por indicação das bancadas parlamentares, a comissão ficou constituída pelos vereadores Luiz Roberto Menegheti (Novo), João Ricardo Vargas (PL) e Valdir Oliveira (PT).

HOMENAGEM: O vereador Guilherme Badke (UB) propôs Moção de congratulação pelos 30 anos de atividades esportivas do Carol Futebol Feminino. A proposição foi acatada por todos os parlamentares presentes.

VIAGEM AUTORIZADA: A parlamentar Marina Callegaro (PT) solicitou autorização de viagem para participar do Encontro sobre Direitos Humanos e Infância e Adolescência no Brasil, realizada em Porto Alegre, no dia 12 de maio.

RETIRADOS DA PAUTA: A pedido de seus proponentes, as seguintes proposições foram suprimidas da Sessão Plenária.

- Constituição de Comissão Especial para tratar da Criação da Casa do Artesão para o Município de Santa Maria, de autoria do vereador Rudys Confirmadíssimo (MDB). - Projeto de Lei nº 9866/2025, de autoria do vereador Givago Ribeiro (PSDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade no fornecimento de cardápios físicos impressos aos clientes dos restaurantes, casas noturnas, bares, lanchonetes e afins na Cidade de Santa Maria, e dá outras providências.

- Projeto de Lei nº 9918/2025, de autoria do vereador Fort (PP), que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Santa Maria o dia 13 de março, como Dia Municipal da Endometriose.

- Projeto de Lei nº 9894/2025, de autoria do vereador Fort (PP), que dispõe sobre a prioridade de matrícula para alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, em escolas municipais próximas às suas residências ou ao local de trabalho de seus responsáveis, no âmbito do Município de Santa Maria e dá outras providências.

Texto: Camila Porto
Fotos: Gustavo Nuh (estagiário de jornalismo)

08/05/2025

A Semana da Câmara de Vereadores de Santa Maria, instituída por meio de Lei Municipal 2516/1983, contou com uma atividade voltada a tratar de questões pertinentes à funcionalidade do Legislativo. Neste ano, foram abordados três eixos: a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o período 2026-2029; comunicação pública institucional ao tratar desde o funcionamento da TV Câmara (regramento e cobertura da televisão legislativa) passando pela Diretoria de Comunicação Social e Setor de Relações Públicas; e, por fim, o braço jurídico do Legislativo (funcionamento da Procuradoria Jurídica).

A servidora Elisangela Carvalho, que está à frente da Assessoria Técnica Legislativa, abordou aspectos relacionados à elaboração do Plano Plurianual (PPA) e os desdobramentos desse tema junto ao bom funcionamento do Legislativo. Da mesma forma, o procurador jurídico Lucas Saccol pontuou as questões referentes ao suporte que o corpo técnico dá às demandas do Parlamento.

O servidor Robson Brilhante, que é diretor da Divisão da TV Câmara, explicou a funcionalidade e normativas técnicas e de funcionamento da televisão. À frente da Diretoria de Comunicação Social, o jornalista Marcelo Martins, elencou os fluxos de processos junto ao setor. Já o servidor concursado Mateus Azevedo, que capitaneia o programa Câmara Entrevista, enumerou os critérios de noticiabilidade e a observância do regimento interno na definição do que tem cobertura jornalística pela imprensa institucional.

A relações públicas do Legislativo, Alexandra Ribeiro, também comentou o calendário de atividades junto ao setor e enfatizou a necessidade de observância de fluxo para que as demandas possam ser contempladas.

 

Texto: Marcelo Martins

Fotos: Camila Porto

08/05/2025

O Comitê Permanente de Sustentabilidade do Legislativo esteve reunido, na Presidência da Casa, para dar celeridade ao cumprimento da Resolução Legislativa 19/2024, que estabelece as obrigações do colegiado. A reunião também foi importante para alinhar questões referentes ao Plano de Logística Sustentável (PLS), que está em vigência desde o ano passado.

Ao longo deste semestre, foram realizadas reuniões do Grupo de Trabalho (GT) com os setores responsáveis pelos planos de ação para sustentabilidade que servirão de base para a implementação dos processos. A partir de agora, caberá ao comitê estar à frente da orientação, bem como da implementação, e, posteriormente, supervisionar e avaliar os planos de ação. As partes são responsáveis pelo levantamento e controle dos indicadores de desempenho incluídos no plano de ação. 

Ao final de cada ano, será elaborado, pelo Comitê, o relatório de acompanhamento do Plano de Gestão de Logística Sustentável, de forma a evidenciar o desempenho de cada parte, contendo a consolidação dos resultados alcançados e a identificação das ações a serem desenvolvidas ou modificadas para o ano subsequente.

Constam, entre as metas, ações específicas para alcançar as metas e objetivos, como, por exemplo, a redução do consumo de papel, a utilização de energia renovável e a implementação de práticas de reciclagem, o consumo consciente, entre outros.

O presidente do Comitê Permanente de Sustentabilidade, Glauber Licker Rios, pontuou na reunião que a implantação das ações do plano de logística sustentável junto ao Parlamento trata-se de um processo que requer planejamento, implementação e monitoramento contínuos. Também integram o comitê, os servidores Eduardo Marcuzzo (coordenador), Robson Brilhante e Leandro Gründemann, ambos servidores.

08/05/2025

Em reunião ordinária nesta quinta-feira (08), a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) emitiu parecer favorável a um projeto de lei e distribui uma matéria para relatoria. Integram o colegiado os vereadores Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos); Rudys Confirmadíssimo (MDB); Luiz Roberto Meneghetti (NOVO); Sidinei Cardoso (PT) e Werner Rempel (PC do B). 

A cargo do vereador Rudys, ficou o Relatório Resumido da Execução Orçamentária 1º bimestre/2025. O edil tem sete dias para emitir o parecer. O vereador Werner Rempel (PC do B) apresentou parecer favorável à normal tramitação do Projeto de Lei nº 9928/2025, que altera a Lei nº 6858, de 15 de dezembro de 2023, que concede abono salarial a 118 (cento e dezoito) Agentes Comunitários de Saúde, vinculados à equipe de Estratégia de Saúde da Família e Equipes Atenção Primária e a e 31 (trinta e um) Agentes de Saúde Pública e Vigilância Ambiental, vinculados a Vigilância Sanitária Municipal. Os demais vereadores acompanharam o relator. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA: No dia 26 de maio, às 18h, a COF promove audiência pública para o Poder Executivo apresentar as metas fiscais do primeiro quadrimestre deste ano.

As reuniões da COF ocorrem todas as quintas-feiras, às 14h, na sala de reuniões. 

 

Texto: Clarissa Lovatto

Foto: Gustavo Nuh

 

07/05/2025

A Câmara de Vereadores de Santa Maria lançou edital para a seleção das obras da Lei do Livro de 2025. Os interessados em publicar o seu livro, gratuitamente, podem inscrever narrativas de cunho científico e do gênero literário. As inscrições devem ser feitas no setor de Relações Públicas da Casa Legislativa ou enviados via Sedex (dirigido à Assessoria de Relações Públicas) até o dia 30 de junho. 

Segundo a relações públicas da Câmara, Alexandra Ribeiro de Souza, poderão ser escolhidos até dois livros. Esses deverão enfocar temas locais ou regionais que estejam ligados à história e/ou cultura santa-mariense, podendo estar classificados nos seguintes tipos de textos literários: crônicas, contos, poemas, romances, ou ainda textos acadêmicos oriundos de alguma investigação científica, filosófica ou artística.

Sobre a premiação, a servidora destaca que a Câmara de Vereadores de Santa Maria irá realizar a impressão de mil e quinhentos exemplares de cada obra selecionada, desses 200 serão entregues ao autor. A expectativa é de que as obras selecionadas sejam lançadas na Feira do Livro de 2026, que ocorrerá em agosto. 

De acordo com o edital, as publicações não poderão ser comercializadas, devendo ser entregues, gratuitamente aos leitores.  

Acompanhe todas as regras para participar da 20ª edição do projeto Lei do Livro no edital em anexo. 

SELEÇÃO: A escolha do livro será definida por uma comissão composta por: um representante do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, um representante da Associação Santa-mariense de Letras e um representante da Casa do Poeta de Santa Maria. Os critérios de escolha se nortearão pela relevância do tema abordado na obra, devendo ser exclusivamente relacionado à cultura e/ou história santa-mariense, cabendo aos integrantes da comissão apresentar justificativa, por escrito, do(s) motivo(s) da escolha da(s) obra(s) selecionada(s). O documento deverá ser feito em conjunto, sendo que a decisão da comissão é soberana.

Texto: Camila Porto

06/05/2025

Na noite desta terça-feira (06), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, aconteceu a Sessão Solene de entrega dos Títulos de Benemerência, que contempla quatro honrarias. A solenidade contou com a apresentação musical de Junior Benaduce e Júlio Pereira.

O Título de Cidadã Benemérita foi concedido à enfermeira Martha Souza que, por muitos anos, dedicou-se ao atendimento da população LGBTQIAPN+. Já a homenagem de Cidadão Santa-mariense foi conferida ao professor de Direito e advogado Salo de Carvalho, nascido em Passo Fundo e que, atualmente, reside no Rio de Janeiro.

O título de Honra ao Mérito foi destinado ao sargento da Brigada Militar Christian Pacheco, que encontrou uma menina de nove anos que havia sido sequestrada e mantida em cárcere privado em fevereiro deste ano, no município de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O título de Vereador Emérito foi concedido ao ex-prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), que exerceu mandato de vereador no município no período de 2001 a 2008. 

A vereadora Marina Callegaro (PT) apresentou a primeira homenageada, Martha Souza, fazendo um breve histórico da carreira da agraciada. A homenageada disse que essa data ficará na sua memória e agradeceu a todos os parlamentares que chancelaram o seu nome. Martha acredita que foi o trabalho com o público LGBTQIAPN+ que a credenciou a ser homenageada pelo parlamento municipal. “Foi o trabalho de prevenção à Aids que me levou a esse grupo”. Lembrou o assassinato da Verônica, conhecida como Mãe Loira, ocorrido há alguns anos na cidade. Argumentou que esse público sofre muito com o preconceito da sociedade. “Ainda precisamos dizer o óbvio: não se pede para nascer travesti. Apenas se nasce”.

O parlamentar Werner Rempel (PCdoB) apresentou Salo de Carvalho, agraciado com o Título de Cidadão Santa-mariense. Ao utilizar a tribuna, Salo relatou ser muito reservado, não sendo muito afeito a eventos públicos. Mas disse que quando ficou sabendo que seria homenageado com o título de Cidadão Santa-mariense “meu coração se encheu de alegria e emoção”. Relatou que, em Santa Maria, se constituiu como sujeito. Disse que o lugar de nascimento não é físico, mas sim o lugar em que os cidadãos se percebem. Portanto, afirmou que o seu lugar de nascimento é Santa Maria.

O vereador Tubias Callil (PL) fez uma breve apresentação do sargento Christian Pacheco, agraciado com o Título de Honra ao Mérito. Após, em sua manifestação, o sargento compartilhou a homenagem com seus colegas da Brigada Militar. “Essa homenagem representa o reconhecimento de um trabalho árduo”. Relatou que essa distinção reforça a motivação de seguir atuando como policial militar.

O vereador Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos) apresentou o ex-prefeito Jorge Pozzobom, homenageado com o Título de Vereador Emérito. Por sua vez, o agraciado lembrou que foi prefeito municipal por dois mandatos, enfrentado diversas dificuldades. Também relatou que foi deputado estadual, também por dois mandatos, e que, atualmente, desempenha a função de secretário estadual do Sistema Penal e Socioeducativo. Destacou que foi aluno da Câmara de Vereadores. “Foi essa casa que me ensinou a ter força”. Lembrou alguns fatos da primeira eleição, em 2000, em que concorreu à vereança e, posteriormente, assumiu como suplente. 

O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), relatou que os títulos entregues nesta noite simbolizam o reconhecimento das contribuições dos homenageados à sociedade. Decimo salientou um pouco da trajetória de cada um dos agraciados. “Suas contribuições são um legado valioso para Santa Maria”.

Por fim, o presidente do Poder Legislativo, Admar Pozzobom (PSDB), salientou a importância de cada um dos homenageados.

 

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luísa Monteiro e Gustavo Nuh

 

 

 

06/05/2025

Na sessão desta terça-feira (06), na Sala Coronel Valença, o Poder Legislativo de Santa Maria aprovou duas moções e uma autorização de viagem.

Moções aprovadas

Moção de Congratulação nº 52/2025 - Requer o envio de moção de congratulação para os atletas da Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos (Asena), Alexandre Stanque, David Azeredo, Nicollas Becker e Riquelme da Rosa, pelo desempenho na Copa do Brasil de canoagem velocidade, realizada em Lagoa Santa, Minas Gerais. Autoria: Givago Ribeiro (PSDB).

Moção de Apoio/Solidariedade nº 6/2025 - Moção de Apoio/Solidariedade à reabertura e manutenção do Parque da Cacism. Autoria: Tubias Callil (PL). 

Primeira discussão

Por solicitação do líder do governo municipal, vereador Givago Ribeiro, foi aprovada a inclusão na ordem do dia do Projeto de Lei 9941/2025. A proposição, que institui e inclui no Calendário de Eventos do Município o Dia S de valorização e reconhecimento do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), será votada, provavelmente, na sessão de quinta, dia 08. 

Autorização de Viagem

Autorização de Viagem nº 32/2025, de autoria do vereador Tubias Callil, a Porto Alegre no dia 08 de maio.

Texto: Mateus Azevedo

Foto: Luíza Monteiro

06/05/2025

Criada para acompanhar a paralisação de parte do transporte coletivo em Santa Maria, que teve o primeiro ato na última segunda-feira (5), a Comissão de Representação Externa do Legislativo se reuniu, nesta terça-feira (6), para acompanhar as mobilizações e dar encaminhamentos junto às partes envolvidas.

A iniciativa, que partiu da Mesa Diretora da Casa e deliberada por unanimidade, é composta pelos vereadores Alexandre Pinzon Vargas (Republicanos), João Ricardo Vargas/Coronel Vargas (PL) e Tony Oliveira (Podemos). Os trabalhos também são acompanhados pelo vereador Givago Ribeiro (PSDB), que é o líder do governo. O procurador jurídico da Casa, Lucas Saccol, integra o grupo de trabalho.

Na quinta-feira (8), às 15h30min, os vereadores da Comissão de Representação Externa estarão reunidos com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Rogério Costa, que tem dito que não se descarta uma greve geral. Já na sequência, a partir das 16h30min, os parlamentares debaterão a pauta com o diretor da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Edmilson Gabardo.

E, na sexta-feira (9), o colegiado receberá o procurador jurídico do Executivo municipal, Guilherme Cortez. Proponente da Comissão de Representação Externa, o vereador Alexandre Pinzon Vargas adianta que, estarão em pauta, a adoção de políticas de subsídio ao modal e isenção de ISSQN às empresas de ônibus.


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços