Em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (04), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) emitiu parecer favorável à normal tramitação em dois projetos de lei. Uma matéria recebeu parecer pela não tramitação. Estavam presentes os vereadores Pablo Pacheco (presidente), Tubias Callil, Luci Duartes, Alexandre Pinzon Vargas, Paulo Ricardo Pedroso e Ricardo Blattes. O vereador Admar Pozzobom com justificativa de ausência.
PARECERES PELA NORMAL TRAMITAÇÃO:
Projeto de Lei nº 9337/2022, autoria do vereador Tubias Callil, que “Institui o Programa de Recuperação Fiscal no Município de Santa Maria e dá outras providências”. O parecer foi emitido pela vereadora Lorena dos Santos na última terça-feira, quando o vereador Ricardo Blattes pediu vistas (mais prazo). Hoje, aconteceu a devolução das vistas. A totalidade dos vereadores votou pela normal tramitação;
Projeto de Lei nº 9479, de autoria da vereadora Roberta Leitão, que “Dispõe sobre a instituição do Programa Vencendo Barreiras, referente à divulgação dos direitos da pessoa portadora de câncer no Município de Santa Maria”. Relatoria: vereador Paulo Ricardo Pedroso pela normal tramitação, sendo acompanhado pelos demais vereadores;
PARECER PELA NÃO TRAMITAÇÃO:
O vereador Alexandre Pinzon Vargas, designado novo relator do Projeto de Lei nº 9426/2022 (autoria do vereador Tony Oliveira) referente à instituição da obrigatoriedade de apresentação de exame toxicológico pelos agentes políticos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal para o exercício de suas funções no âmbito do Município de Santa Maria, emitiu parecer pela não tramitação da matéria. O voto foi acompanhado dos demais vereadores, exceto do vereador Tubias Callil, primeiro relator da matéria. Em reunião anterior, o edil havia exarado parecer pela normal tramitação, porém houve a rejeição pelos demais vereadores e, assim, houve a designação de novo relator.
As reuniões ordinárias da CCJ acontecem todas as terças-feiras, às 13h50.
Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Isadora Pilar
Na tarde desta segunda-feira (03), no Plenário Coronel Valença, a Câmara de Vereadores de Santa Maria sediou evento alusivo ao Dia Mundial do Idoso, comemorado, anualmente, no dia 1º de outubro. Vários idosos prestigiaram o evento, que também foi acompanhado pelos vereadores Givago Ribeiro, Manoel Badke, Roberta Leitão, Tubias Callil e Rudys Rodrigues.
Na abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comid), Jaime Dal Forno de Freitas, ressaltou que as suas atividades e de toda a diretoria do conselho é feito de forma voluntária. “É um trabalho voluntário em prol da sociedade”. Logo após, iniciou uma série de palestras sobre diversos temas.
A primeira palestra foi do professor Robson Machado da Silva, sobre educação financeira sistêmica. O palestrante disse que, muitas vezes, as pessoas planejam um futuro próspero, com recursos financeiros, o que não se confirma ao final da vida. Um dos maiores motivos dessa frustração está na educação. “Mas, infelizmente, a gente não acessa isso. Sabe como fazer, mas não faz”. O docente defende que a educação deve entregar às pessoas uma educação financeira que forneça riqueza às pessoas. Confira as demais palestras:
- 14h30 – Drª. Mariana Ramos Vieira – Palestra: Ser idoso, dos preconceitos da velhice à riqueza biográfica;
- 15h – Sharon da Silva Martins - Equipe da Saúde da Família da Vila Lídia – Palestra: Rede Bem Cuidar;
- 15h30 – Professor José Francisco Silva Dias – Palestra: O idoso protagonista do seu tempo.
A atividade foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2 e pode ser assistida na íntegra clicando aqui.
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Isadora Pilar
A Câmara de Vereadores de Santa Maria retoma, a partir da próxima segunda-feira (3), expediente em turno integral. De acordo com a Ordem de Serviço nº 21/2022 (em anexo), o horário de funcionamento do Legislativo será das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a quinta-feira, e das 7h30 às 13h30 nas sextas-feiras.
Já as Sessões Plenárias Ordinárias continuam sendo nas terças e quintas-feiras, porém iniciando às 15h.
Diretoria de Comunicação Social
CMVSM
A Comissão de Direitos Humanos realizou reunião ordinária no final da manhã desta quinta-feira (29), no Plenarinho do Poder Legislativo. Na oportunidade, os vereadores aprovaram a tramitação de projeto e definiram a alteração no horário das reuniões ordinárias da comissão.
Parecer aprovado
O Projeto de Lei 9474/2022 teve parecer da relatora Lorena dos Santos/Pastora Lorena, que opinou pela normal tramitação da matéria. O parecer foi aprovado pela comissão. O projeto Cria a Cidade do Idoso e é de autoria do vereador Manoel Badke/Professor Maneco.
Horário de expediente
A partir de segunda-feira (03), a Câmara de Vereadores retoma o funcionamento do horário normal: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12 e das 13h30 às 17h30. Já na sexta-feira, o expediente será das 7h30 às 13h30. Devido a essa alteração, a comissão mudou o horário das reuniões ordinárias da comissão para as quintas-feiras, a partir das 10h, no Plenário.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Guilherme Superti
A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou reunião ordinária nesta quinta-feira (29), no Plenário Coronel Valença. Os parlamentares definiram que, com o retorno do horário normal de expediente da Câmara, as reuniões ordinárias do colegiado serão todas as quintas-feiras, a partir das 10h.
Horário de expediente
A partir de segunda-feira (03), a Câmara de Vereadores retoma o funcionamento do horário normal: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12 e das 13h30 às 17h30. Já na sexta-feira, o expediente será das 7h30 às 13h30.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Guilherme Superti
Na Sessão Plenária Ordinária desta quinta-feira (29), na ordem do dia, os vereadores aprovaram um projeto de lei, de autoria da vereadora Marina Callegaro. Também ocorreu o Expediente Nobre em homenagem à Casa da Amizade. Já a Tribuna Livre foi utilizada pelo Conselho Municipal do Idoso (COMID).
PROJETO APROVADO:
Projeto de Lei nº 9460/2022, de autoria da vereadora Marina Callegaro, que “Institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Meninas no âmbito das instituições de ensino do município de Santa Maria”.
EXPEDIENTE NOBRE:
O vereador Adelar Vargas, no espaço do expediente nobre, prestou homenagem à Casa da Amizade de Santa Maria em razão das comemorações de 60 anos de fundação. Ana Maria Lima de Andrade, uma das fundadoras da Casa, e Ana Maria da Cunha, atual presidente da instituição, compuseram a mesa de autoridades.
O orador destacou que a Casa de Amizade é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é auxiliar as pessoas que buscam e precisam ajudar. O vereador enfatizou que o lema “Corações que se unem em favor dos que sofrem” traduz a excelência do trabalho realizado ao longo de seis décadas.
Em nome da entidade, Alcione Flores do Amaral destacou que a homenagem do Legislativo ficará marcada no coração de todas as integrantes da Casa da Amizade, servindo como estímulo para a continuidade do trabalho solidário. “Nestes 60 anos, realizamos ações, mostrando que a solidariedade deve andar lado a lado com o trabalho”, declarou.
TRIBUNA LIVRE:
O presidente do Conselho Municipal do Idoso (COMID), Jaime Dal Forno de Freitas, no espaço da tribuna livre fez um convite aos vereadores e à sociedade para o evento, no dia 03 de outubro, no Plenário da Câmara, referente ao Dia Mundial do Idoso. “Teremos assuntos relevantes para a sociedade e a população terá oportunidade de trazer seus anseios”, ponderou.
Na programação, há as seguintes palestras: Educação Financeira; Ser Idoso, dos preconceitos da velhice à riqueza biográfica e o Idoso: protagonista do seu tempo. As atividades iniciam às 13h45 da próxima segunda-feira (3).
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Guilherme Superti
Na reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (29), a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) distribuiu duas prestações de contas de governos da prefeitura de Santa Maria e um projeto de lei para relatoria.
A prestação de contas do governo da prefeitura de Santa Maria de 2015 foi distribuída para relatoria do vereador Juliano Soares. Já a prestação de contas referente ao ano de 2017 ficou a cargo da relatoria do vereador Ricardo Blattes. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os munícipes têm 60 dias para examinarem a matéria. Há, ainda, mais 15 dias para emissão do parecer da COF e apresentação do Decreto Legislativo.
Ainda, na reunião de hoje, o vereador Manoel Badke foi designado relator do Projeto de Lei nº 9415, do Poder Executivo, que “Institui o Programa DISTRITO CRIATIVO CREDI e autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Termo de Parceria com a RS Garanti e a destinar R$1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais), a título de garantia, para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte instaladas no território do Distrito Criativo Centro-Gare em Santa Maria, e dá outras providências”. O prazo para apresentação do parecer é de sete dias, podendo ser prorrogado por igual período.
PARECERES:
O vereador Tubias Callil emitiu parecer favorável em dois relatórios de execução orçamentária, sendo acompanhado pelos demais vereadores. São eles: Relatório Resumido de Execução Orçamentária do 2º bimestre de 2022 e Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2022.
Integram a COF os vereadores Werner Rempel (presidente), Juliano Soares, Ricardo Blattes, Manoel Badke e Tubias Callil. A partir da próxima quinta-feira (06), as reuniões da COF iniciam às 13h30.
Texto e foto: Clarissa Lovatto
A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizou reunião externa na manhã desta quinta-feira (29). A atividade foi realizada no gabinete do prefeito e teve como finalidade tratar dos problemas de infraestrutura que assolam o município. Pela prefeitura, participaram o prefeito em exercício, Rodrigo Décimo, o procurador geral do município, Guilherme Cortez, o secretário de município de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Oliveira da Rosa, o secretário de município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, José Antonio de Azevedo Gomes, e o presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), Eduardo Mielke. Já pelo Poder Legislativo, todos os parlamentares que integram a comissão participaram da reunião.
O presidente da comissão, vereador Tony Oliveira, destacou as más condições das ruas e vias urbanas, das estradas do interior e da iluminação pública. “São questões que, praticamente, todas as quintas, têm uma comunidade ou representante de um bairro reclamando das ruas”. Já o vice-presidente do colegiado, vereador João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, salientou a ansiedade da comunidade por respostas e pela solução dos problemas de infraestrutura da cidade e dos distritos. “A comunidade está ansiosa por isso e quer uma resposta”.
Demais reclamações dos parlamentares
- Dificuldade em dialogar com a Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos e em obter respostas do chefe da pasta;
- Falta de estrutura na Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos e de, até o momento, a pasta não ter um secretário adjunto;
- Falta de planejamento, por parte do Poder Executivo, no tratamento das demandas de infraestrutura;
- Falta de representação dos subprefeitos;
A palavra do Poder Executivo
O prefeito em exercício, Rodrigo Décimo, reconheceu que a qualidade do serviço de infraestrutura no município precisa melhorar, mas destacou a falta de recursos para tanto. “Nós temos problemas de cidade grande e orçamento de cidade pequena”. Décimo se comprometeu em considerar as reclamações e sugestões encaminhadas pelos parlamentares, para que o Executivo tente solucionar esses problemas. Já o secretário de infraestrutura, Wagner da Rosa, informou que a secretaria tem um maquinário obsoleto e que isso atrapalha no rendimento dos serviços e que a demanda por infraestrutura é muito grande. “A gente atende uma, duas, três demandas, por dia, e chegam mais 10”. Mas salientou também que muitas ações efetivas estão sendo feitas e ressaltou a iluminação pública no interior, em que foram realizadas seis licitações até a contratação do serviço e resolução da mazela.
A Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais reúne-se, ordinariamente, todas as quintas-feiras, no Plenarinho da Câmara.
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Guilherme Superti
A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou sessão solene para a entrega do troféu Sepé Tiarajú, juntamente com o Poder Executivo e a 13ª Região Tradicionalista. A premiação foi instituída pela Lei Municipal nº. 3075, de 1988, como forma de valorizar o esforço das entidades tradicionalistas em participar do desfile em homenagem à Revolução Farroupilha. O grande vencedor desta edição foi o Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul.
A diretora cultural da entidade vencedora da premiação, Rose Mari da Luz Feltrin, disse que o título não é somente do CPF Piá do Sul, mas de todas as entidades que lutam para se manterem realizando suas atividades. “Com muita união e muita dedicação é o nosso trabalho. A tradição é uma coisa que a gente traz na alma. E a gente luta todo o dia”.
O presidente do Poder Legislativo, Valdir Oliveira, salientou que são os tradicionalistas, peões e prendas que mantêm o movimento tradicionalista em Santa Maria e no Rio Grande do Sul. “Porque a nossa tradição e o nosso movimento não param nunca”. Independente do resultado, o presidente do Parlamento Municipal parabenizou todas as entidades que participaram do desfile, realizado no dia 20 de setembro, na Avenida Medianeira. “Foi emocionante o que vimos na avenida”.
O coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Júnior Pozzobom, destacou o envolvimento das entidades da 13ª Região Tradicionalista no desfile que, segundo o coordenador, teve a participação de “crianças de colo até vaquianos”. Ao final, Pozzobom agradeceu a todos: “vocês são um exemplo de dedicação”.
O presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, Ildo Wagner, também destacou o empenho de todos os envolvidos do Movimento Tradicionalista Gaúcho. “Posso garantir que todos que desfilaram são vencedores, pois ficamos dois anos com as entidades paradas”.
A secretária de município de Cultura, Rose Carneiro, nesta oportunidade representando o prefeito em exercício, Rodrigo Décimo, declarou que “cultura é o que nos identifica. O que nos faz singulares, diferentes de outros lugares”. Ressaltou também que as entidades, que desfilaram no dia 20, levaram para a avenida um pouco do esforço e do trabalho que realizam diariamente.
Menções Honrosas
- CTG Bento Gonçalves
- DT Timbaúva
- CPF Piá do Sul
- CTG Querência das Flores
- CTG Sentinela da Querência
- Piquete de Laçadores Manoel Pinto
- DTG Noel Guarani
- CTG Sepé Tiarajú
- Associação Tradicionalista Poncho Branco
- CTG Tropeiro Velho
- CTG Estância do Jarau
O vereador Tubias Callil prestigiou a sessão solene, que foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2 e pode ser revista na íntegra. Confira clicando aqui.
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Guilherme Superti
Em reunião ordinária na manhã desta terça-feira (27), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) distribuiu três projetos para relatoria dos vereadores. Além disso, cinco projetos receberam parecer pela normal tramitação. Integram a CCJ os vereadores Pablo Pacheco (presidente), Tubias Callil, Lorena dos Santos, Luci Duartes, Alexandre Pinzon Vargas, Paulo Ricardo Pedroso e Ricardo Blattes.
PROJETOS DISTRIBUÍDOS:
Projeto de Lei Substitutivo ao Projeto de Lei nº 9410, autoria do vereador Givago Ribeiro, que dispõe sobre as regras para constituição e funcionamento do Ambiente Regulatório Experimental (Sandbox Regulatório) no Município de Santa Maria. Relatoria: vereadora Luci Duartes;
Projeto de Lei nº 9391, autoria do Poder Executivo, que “Concede isenção fiscal de ISSQN às concessionárias do serviço de transporte coletivo do município de Santa Maria em razão da expressiva diminuição do número de usuários durante a pandemia, o aumento nos custos de funcionamento e impactos econômicos decorrentes, e dá outras providências”. Relatoria: vereador Tubias Callil;
Projeto de Lei nº 9479, autoria da vereadora Roberta Leitão, que “Dispõe sobre a instituição do Programa “VENCENDO BARREIRAS", que dispõe sobre a divulgação dos direitos da pessoa portadora de câncer no Município de Santa Maria”. Relatoria: vereador Paulo Ricardo Pedroso.
PARECERES PELA NORMAL TRAMITAÇÃO:
Projeto de Lei nº 9484, de autoria do vereador Rudys Rodrigues, que “Inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Município de Santa Maria a Liga Regional de Futevôlei”. Relator: vereador Alexandre Pinzon Vargas;
Projeto de Lei nº 9395, autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre o serviço de transporte de passageiros do Município de Santa Maria, sob regime de fretamento, e dá outras providências”. Relator: vereador Alexandre Pinzon Vargas. Projeto de Lei nº 9478, autoria do Poder Executivo, que “Altera a Lei nº 6562, de 13 de agosto de 2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Santa Maria para o período de 2022 a 2025”. Relator: vereador Pablo Pacheco;
Projeto de Lei nº 9477, autoria da vereadora Luci Duartes, que Institui Áreas Escolares de Segurança no Entorno das Escolas Públicas Municipais de Santa Maria e dá outras providências. Relator: vereador Alexandre Pinzon Vargas;
Projeto de Lei nº 9475, autoria do vereador Manoel Badke, que “Institui o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Compostagem no Município de Santa Maria”. Relatora: vereadora Luci Duartes.
A partir da próxima terça-feira (04), as reuniões da CCJ iniciam às 13h50.
Texto: Clarissa Lovato
Foto: Guilherme Superti
Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (27), na ordem do dia, os parlamentares aprovaram um projeto de lei e analisaram matéria em primeira discussão. Na oportunidade, também ocorreu Expediente Nobre e a utilização do espaço Tribuna Livre pela comunidade.
PROJETO APROVADO
Projeto de Lei nº 9458/2022 - Institui o Programa Farmácia Viva no Município de Santa Maria. Autoria: Manoel Badke (Professor Maneco). O autor da matéria ocupou a tribuna e declarou que o projeto visa proporcionar tratamento alternativo com base em produtos fitoterápicos, “sempre com acompanhamento técnico”. Conforme a justificativa da proposição, “(...)o Programa Farmácia Viva compreenderá todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos. Tal modelo encontra amparo dentro da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde e do SUS.”
EMENDAS APROVADAS
Emenda Supressiva nº 1/2022 ao Projeto de Lei nº 9458/2022 – Supressão do Art. 8º do Projeto de Lei nº 9458/2022.
Emenda Modificativa nº 1/2022 ao Projeto de Lei nº 9458/2022 - Altera o Art. 6º do Projeto de Lei nº 9458/2022.
Emenda Modificativa nº 2/2022 ao projeto de Lei nº 9458/2022 - Altera o parágrafo único do Art. 4º do Projeto de Lei nº 9458/2022. Essas três emendas são de autoria do vereador Professor Maneco, são relacionadas à matéria aprovada acima e foram votadas em bloco.
PRIMEIRA DISCUSSÃO
Projeto de Lei nº 9460/2022 - Institui o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Meninas no âmbito das instituições de ensino do município de Santa Maria. Autoria: Marina Callegaro. Provavelmente, a matéria será votada na próxima sessão, dia quatro de outubro.
EXPEDIENTE NOBRE
O espaço foi destinado a homenagear a Escola Estadual de Ensino Especial Dr. Reinaldo Fernando Coser pelo grande trabalho realizado no ensino e na acessibilidade da comunidade surda no Município de Santa Maria. O proponente da homenagem, vereador Getúlio Jorge de Vargas, disse que a instituição tem 67 alunos matriculados, entre três e 70 anos de idade, "para que esses se constituam como sujeitos históricos”. A primeira língua adotada na escola é a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a segunda, Língua Portuguesa. Também foi apresentado vídeo com depoimentos de professores, pais de alunos e ex-alunos da instituição. As manifestações tiveram um intérprete de sinais. O diretor da escola, Jeferson de Oliveira Miranda, agradeceu aos presentes e às ex-diretoras que contribuíram para a criação da escola. Declarou que os surdos resistiram e têm o direito à uma cultura surda. “É importante não ter a obrigatoriedade da oralidade e sim da Língua Brasileira de Sinais”. Relatou que a escola tem alunos de outros municípios, como o caso de mãe e filha que residem em Vila Nova do Sul. Defendeu que as instituições implementem, de alguma forma, a Libras.
TRIBUNA LIVRE
A entidade Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV ocupou o espaço. A oradora, Andréia Silva, disse que foi criado um grupo de trabalho pela Secretaria de Município de Saúde, há um ano, e esse GT deu andamento a criação do fórum, que tem 34 representações atualmente. Disse que o fórum tem um estatuto e reuniões periódicas. Declarou que a entidade está trabalhando para a criação de um centro para atender usuários com HIV, tendo duas ações norteadoras: segurança alimentar e empregabilidade. “Que são questões bem complicadas para quem está em um tratamento longo”. A secretária adjunta de município de Saúde, Ana Paula Seerig, também utilizou o espaço e destacou que o Poder Executivo percebeu a necessidade, para além da saúde, de um pensamento mais ampliado para com as pessoas com HIV. Adiantou que a intenção é que, em um prédio localizado na rua 13 de maio, seja instalado o centro para pessoas com HIV-Aids.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Guilherme Superti
Em reunião na manhã desta terça-feira (27), a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores tratou de assuntos administrativos, entre eles, a adequação do Legislativo à nova lei de licitações e a retomada do horário do expediente em turno integral. Estavam presentes os vereadores Valdir Oliveira (presidente), Luci Duartes, Adelar Vargas, Danclar Rossato e Pablo Pacheco.
LICITAÇÕES: No início da reunião, os servidores integrantes da Comissão Permanente de Licitações do Parlamento expuseram aos vereadores as mudanças necessárias para adequação da Câmara de Vereadores à Lei Federal 14.133, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Esse regramento, de aplicação obrigatória a partir de 31 de março de 2023, traz uma série de mudanças e, desta maneira, a comissão apresentou à Mesa Diretora as ações mais urgentes a serem adotadas: adequação de procedimentos licitações e cadastro no portal de compras do governo federal e a designação e treinamento de servidores na nova lei de licitações. Um das novidades da Lei 14.133 é a figura do agente de contratação, pessoa designada pela autoridade competente, entre servidores efetivos ou empregados públicos dos quadros permanentes da Administração Pública, para tomar decisões, acompanhar o trâmite da licitação, dar impulso ao procedimento licitatório e executar quaisquer outras atividades necessárias ao bom andamento do certame até a homologação.
HORÁRIO: Ainda, durante a reunião, a Mesa Diretora informou que, no dia 3 de outubro, a Câmara de Vereadores retoma o expediente em turno integral e as Sessões Ordinárias iniciam às 15h. Deste modo, de segunda a quinta-feira, o horário passa a ser das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30 e, na sexta-feira, das 07h30 às 13h30.
Em caso de segundo turno das eleições, permanece em vigor a Resolução Legislativa referente à vedação de propaganda eleitoral no âmbito da Câmara de Vereadores, inclusive com a proibição da TV Câmara veicular o grande expediente e o período das comunicações das Sessões Ordinárias.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Guilherme Superti
Em audiência pública na manhã desta segunda-feira (26), o Poder Executivo apresentou as metas fiscais do 2º quadrimestre do ano, compreendendo os meses de maio a agosto de 2022. A atividade foi coordenada pelo vereador Juliano Soares, vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), e contou com a presença do vereador Manoel Badke, membro da comissão, da Assessoria Técnica do Legislativo e de representantes da Secretaria Municipal de Finanças.
A secretária de Finanças, Michele Antonello, destacou que o objetivo da audiência consistiu em demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais: resultado primário e resultado nominal. “Estamos aptos a honrar todos os compromissos assumidos”, enfatizou a titular da pasta. De acordo com a secretária, as metas fiscais servem como parâmetros para dar confiança à sociedade de que o governo garantirá as condições necessárias à estabilidade econômica e ao controle do endividamento público.
A apuração do resultado primário fornece uma comparação entre as receitas e despesas primárias nas contas públicas. E, no primeiro quadrimestre, este resultado foi de R$ 71.922.489,48.
Já o resultado nominal representa a variação das contas da dívida pública de um período para outro. A meta de resultado nominal representa a diferença entre o saldo da dívida do exercício 2021 em relação ao exercício 2022.
As informações apresentadas na audiência pública podem ser conferidas, na íntegra, na página da Prefeitura Municipal de Santa Maria no seguinte link: http://www.santamaria.rs.gov.br/transparencia/?secao=relatorios. Já a reprise da transmissão pode ser assistida clicando aqui.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Guilherme Superti
A comissão especial que analisa o Projeto de Lei Complementar 1001, de 2022, que altera a Lei 100, de 2015, que instituiu projeto setorial para a implantação da ampliação do Hospital São Francisco de Assis, realizou audiência pública para debater a matéria com a sociedade na noite desta quinta-feira (22), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Integrantes da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas) e do Poder Executivo prestigiaram a audiência.
A pró-reitora de administração e Finanças, Inacir Pederiva, disse que educação e saúde caminham juntos e que Santa Maria está precisando de investimentos nessas duas áreas. Já o procurador geral do município, Guilherme Cortez, declarou que o Executivo entendeu que as medidas do projeto precisavam ser readequadas e que as medidas mitigadoras precisam estar de acordo com o projeto e que essa readequação foi acordada entre os técnicos da Prefeitura e do Hospital São Francisco de Assis.
O relator da matéria, vereador Tubias Callil, leu o projeto. Antes de iniciar a leitura, o parlamentar reclamou da morosidade do município para a execução de alguns projetos. “Nós estamos discutindo um assunto que iniciou há oito anos. É inaceitável isso”. O vice-presidente da comissão especial, vereador Pablo Pacheco, salientou que a legalidade da matéria já foi aprovada por outra comissão do parlamento anteriormente e que o objetivo da comissão especial é analisar as medidas mitigadoras. “A SCALIFRA vai ficar responsável para que a obra não impacte o entorno”. Essas medidas mitigadoras são de responsabilidade da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis (SCALIFRA), empreendedora da obra.
A presidente da comissão, vereadora Luci Duartes, destacou a importância da ampliação do hospital para a saúde e também para a educação. “A ampliação do Hospital São Francisco de Assis vai contribuir muito para a educação”. O vereador Getúlio Jorge de Vargas também participou da reunião. A partir de agora, está aberto o prazo de 15 dias para a apresentação de emendas e sugestões ao projeto.
A audiência foi transmitida, ao vivo, pelo Canal 18.2. Você pode conferir na íntegra clicando aqui.
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Guilherme Superti
No final da manhã desta quinta-feira (22), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos realizou reunião ordinária e distribuiu um projeto para a relatoria da vereadora Lorena dos Santos/Pastora Lorena.
Projeto de Lei 9474/2022 - A matéria, de autoria do vereador Manoel Badke/Professor Maneco, cria o Programa Cidade do Idoso e dá outras providências. O projeto foi distribuído para a relatoria da vereadora Pastora Lorena, que tem até 14 dias para exarar parecer sobre a proposição.
Participaram da reunião os vereadores Rudys Rodrigues (presidente), Roberta Leitão (vice-presidente), Marina Callegaro, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, Pablo Pacheco e Pastora Lorena.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Guilherme Superti
Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (22), os vereadores aprovaram dois projetos de lei e o envio de duas Moções de Congratulações. Na sequência, aconteceu a Sessão Extraordinária para apreciação específica de dois projetos.
MOÇÕES:
- de autoria do vereador Valdir Oliveira, solicitando o envio Moção de congratulação à Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis - ASMAR pelos 30 anos de atuação em Santa Maria;
- de autoria do vereador Rudys Rodrigues, solicitando o envio de Moção de Congratulação para o Projeto Social Caras do Bem. A moção foi aprovada com votos contrários dos vereadores Luci Duartes, Getúlio de Vargas, Manoel Badke e Coronel Vargas.
PROJETOS APROVADOS EM SESSÃO ORDINÁRIA:
Projeto de Lei nº 9462, de autoria da vereadora Roberta Leitão, que “Institui o Dia da Retidão no Município de Santa Maria e dá outras providências”. Conforme o projeto, o Dia da Retidão no município de Santa Maria passa a ser comemorado mensalmente no dia 7. Nesta data, poderão ser promovidas ações com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade e os benefícios de se manter uma conduta proba, reta e honesta tanto na área pessoal como na profissional, conservando assim, a integridade do cidadão brasileiro. Em votação nominal, o projeto foi aprovado com 16 votos favoráveis e quatro contrários (vereadores Marina Callegaro, Ricardo Blattes, Werner Rempel e Valdir Oliveira). A vereadora Anita Costa Beber com justificativa de ausência;
Projeto de Lei nº 9459, de autoria do vereador Manoel Badke, que “Altera a ementa e os artigos 1º e 2º da Lei Municipal Nº 645/2020”. Segundo a justificativa, as alterações propostas têm por finalidade corrigir erros na redação da ementa e dos artigos 1º e 2º que atualmente constam como "Práticas Interativas", sendo o correto "Práticas Integrativas";
ADIAMENTO DE VOTAÇÃO: O plenário aprovou o requerimento, de autoria do vereador Ricardo Blattes, de adiamento de votação do Projeto de Lei nº 9458, de autoria do vereador Manoel Badke, que “Institui o Programa Farmácia Viva no Município de Santa Maria”.
PROJETOS APROVADOS EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA:
Projeto de Lei nº 9482, de autoria do Poder Executivo, que “Altera a Lei Municipal nº 5972, de 29 de abril de 2015, alterada pela Lei nº 6320, de 3 de abril de 2019, que dispõe sobre a organização e funcionamento dos Conselhos Tutelares e sobre o regime jurídico dos Conselheiros Tutelares do Município de Santa Maria”. A matéria visa instituir aos Conselheiros Tutelares, sem prejuízo de seus vencimentos, o auxílio-transporte e auxílio-alimentação;
Projeto de Lei nº 9470, de autoria do vereador Pablo Pacheco, que “Altera a redação do artigo 6º da Lei Municipal nº 6.662/2022”. Essa matéria propõe alterar a forma de renovação do benefício tributário (do Programa IPTU Verde), assim como dispõe obrigação ao contribuinte.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Guilherme Superti