Em continuidade à reunião ordinária da semana passada, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu, na manhã desta terça-feira (20), uma reunião extraordinária com a presença da Superintendência da Guarda Municipal, da Superintendência do CIOSP e do Secretário Adjunto de Educação. Na pauta, a reivindicação das EMEFs CAIC Luizinho de Grandi e Maria de Lourdes Castro da presença de integrantes da Guarda Municipal, durante o dia, nas instituições de ensino.
Conforme a direção da EMEF Caic Luizinho de Grandi, há a presença da Guarda no período noturno, mas há a necessidade também no período diurno, tendo em vista a vulnerabilidade da escola. A diretora Meri Antonello relatou a preocupação com o cenário, tendo em vista que a instituição não possui muro no seu entorno. Segundo ela, com a proximidade do recesso escolar, a situação fica ainda mais preocupante porque a escola fica praticamente vazia. “É um complexo de 17 mil metros quadrados de área, que fica vulnerável por não ter muro. Há necessidade de ter Guarda Municipal durante o dia”, observou.
Tanto o representante do CIOSP quanto o da Guarda Municipal explicaram a dinâmica de funcionamento do monitoramento das escolas municipais, elencando dados estatísticos de ocorrências. O superintendente da Guarda, Santo Cordeiro, informou que o número de efetivos é insuficiente para designar servidores específicos para permanecer durante o dia nas EMEFs. De acordo com ele, a partir de um estudo, foi elaborada a escala da Guarda nas escolas.
Márcio Carvalho, secretário adjunto de Educação, informou que a pasta vai agir para garantir a contratação de vigilância terceirizada nas escolas em razão do efetivo reduzido da Guarda para atender à demanda. Também, para 2023, há a previsão de concurso público para suprir a falta de servidores da Guarda Municipal. A Comissão de Educação irá solicitar ao CIOSP um plano de contingência durante o período de recesso escolar.
Estavam presentes os Givago Ribeiro, Luci Duartes, Getúlio de Vargas, Paulo Ricardo Pedroso e Juliano Soares. Os vereadores Anita Costa Beber e Danclar Rossato com justificativa de ausência.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Luã Santos
As Comissões de Saúde e Meio Ambiente e de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais realizaram reunião conjunta no Plenário Coronel Valença na manhã desta terça-feira (20). Na oportunidade, as comissões receberam integrantes da Associação de Moradores e Amigos de Santo Antão, do Poder Executivo Municipal, entre outros. Na pauta foram debatidos dois temas: a ampliação do atendimento da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e o mau cheiro gerado por empresa que transforma resíduos sólidos em energia.
Referente a primeira pauta, os moradores estão receosos com relação à ampliação do atendimento do ESF para os moradores do Monte Betel. A secretária adjunta de município da Saúde, Ana Paula Seerig, relatou que Santo Antão tem em torno de 1.400 pessoas cadastradas no serviço e que monte Betel tem 1000 pessoas aproximadamente para receberem o atendimento do ESF, o que estaria dentro da normativa do Ministério da Saúde que é de até 4 mil usuários por ESF. Ana Paula argumentou que é muito importante abrir as portas do ESF para populações que mais precisam.
Já com relação ao segundo tema, os moradores do distrito reclamaram que, recentemente, estavam sofrendo com o mau cheiro originado pelo trabalho desenvolvido por uma empresa que transforma matéria orgânica em energia. Reclamaram também de uma possível contaminação em lagoas utilizadas pela referida empresa para produção de biofertilizantes. Um dos diretores da empresa, Fernando Malmann, disse que uma carga de material orgânico foi colocada em local inapropriado pelo motorista que fazia o transporte, mas que isso já foi resolvido. “Foi pontual. Foi um erro, que foi resolvido”. Malmann também afirmou que as lagoas fazem o tratamento de matéria orgânica e que não possuem materiais poluentes.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Manoel Badke/Professor Maneco, afirmou que a comissão seguirá atenta a essas duas pautas, fiscalizando as questões que foram relatadas. Participaram da reunião os parlamentares Professor Maneco, Tony Oliveira (presidente da Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais), Adelar dos santos/Bolinha, Alexandre Pinzon Vargas, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, Marina Callegaro, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues e Werner Rempel.
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Luã Santos
Na manhã desta sexta-feira (16), no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, ocorreu a “Reunião Pública sobre a defesa do meio ambiente e pela promoção da sustentabilidade no município”. A reunião foi conduzida pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente e pela Promoção da Sustentabilidade, vereador Givago Ribeiro, e foi uma solicitação da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente. Durante a reunião, o parlamentar destacou a importância sobre a temática ambiental ser debatida pelo poder público e destacou o trabalho realizado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e sobre as emendas relacionadas ao meio ambiente debatidas na sessão realizada na última quinta-feira (15).
Para o presidente da frente parlamentar, tudo o que envolve a questão ambiental é de extrema importância ser debatido pelo poder público. O vereador também salientou a questão da água que abastece Santa Maria, a situação do rio Vacacaí-Mirim e das nascentes que abastecem nosso município. “Não podemos deixar que o Vacacaí-Mirim vire um Arroio Cadena” destacou Givago, que lembrou que em períodos de estiagem a sociedade e principalmente os produtores rurais, sofrem com a falta de água.
Representando o Condema, participaram da reunião o seu presidente André Domingues (Deco), que destacou que o debate ambiental tem grande impacto na vida de todas as pessoas. Já os membros Armando Ribas Neto e João Francisco Horn, destacaram que é possível fazer um trabalho de prevenção e que é necessário que o estado invista em projetos de pesquisas de proteção do meio ambiente. Gerson Vargas Peixoto representou a Secretaria de Meio Ambiente e ressaltou que uma cidade que investe em políticas sustentáveis se torna uma cidade melhor para se viver. Gerson apontou que as atuais legislações devem ser atualizadas e que o Poder Executivo solicita estudos de pesquisa sobre as áreas ambientais de Santa Maria.
A Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente é formada pelos vereadores Givago Ribeiro (presidente), Delegado Getúlio (vice-presidente) e pelos membros Admar Pozzobom, Manoel Badke e por Rudys Rodrigues. A gravação da transmissão da Reunião Pública pode ser assistida pelo canal da TV Câmara Santa Maria no YouTube.
Texto: Luã Santos
Fotos: Reprodução
A Câmara de Vereadores de Santa Maria, com o apoio do Theatro Treze de Maio e do músico Janu & Convidados, realizou na última quarta-feira (14) o evento solidário “Natal Santa Maria Contra a Fome”. A ação contou com a apresentação de sete artistas locais, que animaram a noite de forma voluntária tocando diversos ritmos musicais no palco do Theatro Treze de Maio. A entrada para prestigiar o evento era a doação de alimentos não perecíveis.
O presidente do Poder Legislativo Santa-mariense, vereador Valdir Oliveira, se fez presente na noite solidária e também deixou a sua doação no pinheiro do Theatro. “Este Poder Legislativo foi protagonista nesta ação muito importante relacionada à cultura e também à solidariedade em nosso município. Agradeço a parceria do Theatro Treze de Maio e do artista Janu e amigos e também ao público que se fez presente e doou alimentos.”, destacou Valdir.
Ainda na noite de quarta-feira (14), os quase 300 kg de alimentos arrecadados foram entregues aos representantes do Conselho de Segurança Alimentar do município (CONSEA) e também ao coordenador do Comitê de Emergência Ruas. Já na manhã desta quinta-feira (15), os produtos foram distribuídos para cozinhas solidárias de Santa Maria.
A gravação na íntegra de todas as apresentações do evento solidário “Natal Santa Maria Contra a Fome” pode ser assistida clicando aqui.
Texto: Guilherme Superti
Fotos: Cristina Haas (Colaboração)
Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (15), os vereadores aprovaram cinco projetos de lei e o envio de duas moções de congratulações. Seis projetos passaram pela primeira discussão e devem ser votados na Sessão Ordinária da próxima terça-feira (20).
A tribuna livre foi utilizada por Márcio da Silva Homrich, da Associação Isto Resulta, que apresentou um painel informativo da organização Narcóticos Anônimos. A entidade oferece ambiente saudável para que os adictos consigam parar de utilizar drogas. “É uma irmandade sem fins lucrativos, reconhecida como um programa viável de recuperação”, destacou. Em Santa Maria, há dois grupos que realizam reuniões semanais. Márcio informou que há a linha 132 dos Narcóticos Anônimos, de atendimento direto e gratuito à população.
MOÇÕES APROVADAS:
Moção de Congratulações, de autoria da vereadora Anita Costa Beber, a Narciso Reis Camargo, 99 anos, aluno do curso de Direito na Universidade Franciscana (UFN). Narciso é considerado um dos estudantes mais idosos do país;
Moção de Congratulações, de autoria do vereador Paulo Ricardo Pedroso, à Universidade Federal de Santa Maria pelo aniversário de 62 anos de fundação, celebrado em 14 de dezembro;
PROJETOS EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:
1 - Projeto de Lei Substitutivo Nº 15, de autoria dos vereadores Admar Pozzobom, Getúlio de Vargas e Givago Ribeiro, que “Denomina de Praça Dr. Astrogildo de Azevedo, a Praça existe entre a Rua Professor Braga e o Início do Largo Roque Gonzales e entre as Ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio”;
2 -Projeto de Lei Nº 9510, de autoria do vereador Adelar Vargas, que “Denomina oficialmente de Rua Apóstolo Paulo Tercio a Rua Sem denominação 10204, perpendicular entre a Rua João Lino Preto e BR 287/RS, Bairro Pinheiro Machado”
3- Projeto de Lei Nº 9391, de autoria do Poder Executivo, que “Concede isenção fiscal de ISSQN às concessionárias do serviço de transporte coletivo do Município de Santa Maria em razão da expressiva diminuição do número de usuários durante a pandemia, o aumento nos custos de funcionamento e impactos econômicos decorrentes, e dá outras providências”;
4- Projeto de Lei Complementar Nº 1002, de autoria do Poder Executivo, que “Altera a Lei Complementar nº 117, que Institui a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento Urbano e Sistema Viário do Município de Santa Maria”.
5- Projeto de Lei Complementar Nº 1003, de autoria do Poder Executivo, que “Altera a Lei Complementar nº 119, que Dispõe sobre o Código de Obras e Edificações do Município de Santa Maria”.
6- Projeto de Lei Complementar Nº 1004, de autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre as áreas de urbanização específica (AUE) e o regramento dos condomínios residenciais rurais (CRR) no município de Santa Maria”;
PEDIDO DE VISTAS: O vereador Tubias Callil pediu vistas a dois projetos de lei, de autoria da vereadora Helen Cabral, os quais retornam em primeira discussão na Sessão Ordinária da próxima terça-feira (20). São eles:
Projeto de Lei Nº 9514, de autoria da vereadora Helen Cabral, que “Institui o Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual no âmbito do município de Santa Maria”;
Projeto de Lei Nº 9515, de autoria da vereadora Helen Cabral, que “Institui a Semana de Saúde e Higiene Menstrual com foco na Erradicação da Pobreza Menstrual no Município de Santa Maria e inclui no calendário oficial de eventos”.
PROJETOS APROVADOS:
Projeto de Lei Nº 9516, de autoria da Mesa Diretora, que “Estabelece o valor do auxílio-alimentação dos servidores da Câmara de Vereadores”. O valor passa a ser de R$990,00. A matéria foi aprovada com o voto favorável de todos os parlamentares presentes.
Projeto de Lei Nº 9513, de autoria do Poder Executivo, que "Altera o art. 2º da Lei nº 6523, de 30 de dezembro de 2020, alterado pela Lei nº 6587, de 10 de dezembro de 2021". Esse projeto suspende, até dezembro de 2023, o repasse do valor referente a 3,56% sobre a remuneração mensal paga aos servidores municipais ao Fundo de Saúde. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Projeto de Lei Nº 9342, de autoria dos vereadores Marina Callegaro e Paulo Ricardo Pedroso, que “Dispõe sobre a presença de “doulas” nas maternidades, hospitais, casas de partos e demais estabelecimentos de saúde no território do município”. O projeto foi aprovado com 15 votos favoráveis e quatro contrários.
Projeto de Lei Nº 9509, de autoria do vereador Adelar Vargas, que “Dispõe sobre o evento Virada da Castração, a ser realizado anualmente em um dos finais de semana do mês de outubro, na cidade de Santa Maria, e dá outras providências”. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos edis.
Projeto de Lei Nº 9504, de autoria dos vereadores Admar Pozzobom e Professora Luci Tia da Moto, que “Inclui no Calendário Oficial do Município o Espaço Educar e Empreender”. A proposição foi aprovada com os votos favoráveis de todos os parlamentares.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Por 11 votos a nove, os parlamentares deliberaram a realização de sessão extraordinária para votação dos Projetos de Lei Complementar nº 1002, nº 1003, nº 1004 e suas respectivas emendas.
O primeiro projeto a ser votado foi o PLC nº1003. Depois, as seis emendas à matéria foram votadas em bloco. Por 19 votos a um, o projeto e as emendas foram aprovados. Favoráveis à proposição: Adelar Vargas/Bolinha, Admar Pozzobom, Alexandre Pinzon Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato/Professor Danclar, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, Juliano Soares/Juba, Luci Duartes/Professora Tia da Moto, Manoel Badke/Professor Maneco, Marina Callegaro, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues, Tubias Callil, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Contrários à proposição: Helen Cabral. O vereador Tony Oliveira foi dispensado pelo plenário.
A segunda matéria votada, juntamente com suas quatro emendas, foi o PLC nº 1004. Por 18 votos a dois, os projetos e emendas foram aprovados. Favoráveis à proposição: Adelar Vargas/Bolinha, Admar Pozzobom, Alexandre Pinzon Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato/Professor Danclar, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, Juliano Soares/Juba, Luci Duartes/Professora Tia da Moto, Manoel Badke/Professor Maneco, Marina Callegaro, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Rudys Rodrigues, Tubias Callil, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Contrários à proposição: Helen Cabral e Roberta Leitão. O vereador Tony Oliveira foi dispensado pelo plenário.
Já o último projeto em discussão foi o PLC nº 1002. Diferente dos projetos anteriores, as emendas à matéria foram discutidas individualmente. O texto base do projeto foi aprovado por 19 votos favoráveis e um contrário. Favoráveis à proposição: Adelar Vargas/Bolinha, Admar Pozzobom, Alexandre Pinzon Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato/Professor Danclar, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, Juliano Soares/Juba, Luci Duartes/Professora Tia da Moto, Manoel Badke/Professor Maneco, Marina Callegaro, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues, Tubias Callil, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Contrários à proposição: Helen Cabral. O vereador Tony Oliveira foi dispensado pelo plenário.
EMENDAS AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 1002
A Emenda Aditiva nº 002 foi rejeitada por 14 votos contrários e seis favoráveis. Vereadores contrários à emenda: Adelar Vargas, Admar Pozzobom, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas, Givago Ribeiro, Helen Cabral, Luci Duartes, Manoel Badke, Marina Callegaro, Paulo Ricardo, Roberta Leitão, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Favoráveis: Alexandre Vargas, João Ricardo Vargas, Juliano Soares, Pablo Pacheco, Rudys Rodrigues e Tubias Callil. O vereador Tony Oliveira foi dispensado pelo plenário.
Já a Emenda Aditiva nº 003 foi aprovada por 19 votos favoráveis e um contrário. Favoráveis à emenda: Adelar Vargas/Bolinha, Admar Pozzobom, Alexandre Pinzon Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato/Professor Danclar, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, Juliano Soares/Juba, Luci Duartes/Professora Tia da Moto, Manoel Badke/Professor Maneco, Marina Callegaro, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues, Tubias Callil, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Contrários à proposição: Helen Cabral. O vereador Tony Oliveira foi dispensado pelo plenário.
A Emenda Modificativa nº 008 também foi aprovada por 19 votos a um. Favoráveis à emenda: Adelar Vargas/Bolinha, Admar Pozzobom, Alexandre Pinzon Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato/Professor Danclar, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, Juliano Soares/Juba, Luci Duartes/Professora Tia da Moto, Manoel Badke/Professor Maneco, Marina Callegaro, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues, Tubias Callil, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Contrários à proposição: Helen Cabral. O vereador Tony Oliveira foi dispensado pelo plenário.
Emenda Modificativa nº 009 foi rejeitada por 14 votos contrários e seis favoráveis. Vereadores contrários à emenda: Adelar Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato, Getúlio Jorge de Vargas, Givago Ribeiro, Helen Cabral, Luci Duartes, Manoel Badke, Marina Callegaro, Paulo Ricardo, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Favoráveis: Admar Pozzobom, Alexandre Vargas, João Ricardo Vargas, Juliano Soares, Pablo Pacheco e Tubias Callil. O vereador Tony Oliveira foi dispensado pelo plenário.
Emenda Modificativa nº 010 foi rejeitada por 11 votos a oito. Contrários à emenda: Adelar Vargas, Admar Pozzobom, Danclar Jesus Rossato, Givago Ribeiro, Helen Cabral, Juliano Soares, Luci Duartes, Paulo Ricardo, Rudys Rodrigues, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Favoráveis: Alexandre Vargas, Anita Costa Beber, Getúlio Jorge de Vargas, João Ricardo Vargas, Manoel Badke, Pablo Pacheco, Roberta Leitão e Tubias Callil. Os vereadores Marina Callegaro e Tony Oliveira foram dispensados pelo plenário.
Emenda Modificativa nº 011 foi aprovada por 17 votos favoráveis e dois contrários. Favoráveis à emenda: Adelar Vargas/Bolinha, Admar Pozzobom, Alexandre Pinzon Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato/Professor Danclar, Getúlio Jorge de Vargas/Delegado Getúlio, Givago Ribeiro, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, Juliano Soares/Juba, Luci Duartes/Professora Tia da Moto, Manoel Badke/Professor Maneco, Marina Callegaro, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues, Valdir Oliveira e Werner Rempel. Contrários à proposição: Helen Cabral e Tubias Callil.
Texto: Clarissa Lovatto e Guilherme Superti
Fotos: Guilherme Superti
Na sessão desta terça-feira (13), o parlamento municipal aprovou dois projetos, uma moção e a constituição de comissão especial. Em primeira discussão, foram analisadas cinco matérias. Antes do início da ordem do dia, o espaço Tribuna Livre foi utilizado. Confira:
PROJETOS APROVADOS
- PROJETO DE LEI Nº 9500/2022 - Dispõe sobre a disponibilização de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em locais públicos e privados de lazer. Autoria: Rudys Rodrigues. O autor da proposição disse que a Constituição Federal garante às crianças o direito ao lazer, entre outros. Defendeu que é de vital importância democratizar o lazer para todas as crianças, tanto em espaços públicos como privados. “Sejam espaços de inclusão e jamais de exclusão de crianças com deficiência e mobilidade reduzida”.
- PROJETO DE RESOLUÇÃO LEGISLATIVA - Fixa a cota e regulamenta a utilização de correspondências pelos gabinetes Parlamentares e dá outras providências. Autoria: Mesa Diretora.
MOÇÃO APROVADA
- MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 7163/2022 - Requer o envio de Moção de Congratulação em homenagem aos 15 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores. Autoria: Luci Duartes/Professora Tia da Moto.
MOÇÃO RETIRADA
- MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 7154/2022 - 50 anos de atuação do Frigorífico Silva na cidade de Santa Maria. Autoria: Tubias Callil. A matéria foi retirada da ordem do dia a pedido do autor.
CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO ESPECIAL
- CONSTITUIÇÃO DE COMISSÃO ESPECIAL AO PROJETO DE RESOLUÇÃO LEGISLATIVA - Constituição de Comissão Especial para analisar o Projeto de Resolução Legislativa nº 15653/2022. Autoria: Tubias Callil. A comissão ficou composta pelos vereadores Tubias Callil (presidente), Admar Pozzobom (vice-presidente) e João Ricardo Vargas (relator).
REQUERIMENTO RETIRADO
- REQUERIMENTO Nº 125/2022 - Requerimento de realização de Sessão Plenária Extraordinária no dia 14 de dezembro de 2022, com pauta específica para a votação do Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 e suas emendas. Autoria: Tubias Callil , Professora Tia da Moto, João Ricardo Vargas/ Coronel Vargas, Manoel Badke /Professor Maneco,Valdir Oliveira, Pablo Pacheco e Juliano Soares /Juba. A matéria foi retirada da ordem do dia por solicitação de um de seus proponentes, vereador Tubias Callil. O parlamentar explicou que a LOA ainda não está com seu relatório concluído. Devido a isso, a solicitação.
PRIMEIRA DISCUSSÃO
- PROJETO DE LEI Nº 9509/2022 - Dispõe sobre o evento Virada da Castração, a ser realizado anualmente em um dos finais de semana do mês de outubro, na cidade de Santa Maria, e dá outras providências. Autoria: Adelar Vargas/Bolinha.
- PROJETO DE LEI Nº 9504/2022 - Inclui no Calendário Oficial do Município o "Espaço Educar e Empreender”. Autoria: Admar Pozzobom e Professora Tia da Moto.
- PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 9342/2022 - Dispõe sobre a presença de "doulas" nas maternidades, hospitais, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde no território de Santa Maria. Autoria: Vereadores Marina Callegaro e Paulo Ricardo Siqueira Pedroso.
- PROJETO DE LEI Nº 9513/2022 - Altera o art. 2º da Lei nº 6523, de 30 de dezembro de 2020, alterado pela Lei nº 6587, de 10 de dezembro de 2021. Autoria: Poder Executivo.
- PROJETO DE LEI Nº 9516/2022 – Estabelece o valor do auxílio-alimentação dos servidores da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria e dá outras providências. Autoria: Mesa Diretora.
SOLICITAÇÃO DE VISTAS
A vereadora Helen Cabral solicitou vistas de três Projetos de Lei Complementar: 1002, 1003 e 1004. Essas matérias retornam à pauta da próxima sessão, dia 15. Confira do que tratam cada uma dessas matérias.
- PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 1002/2022 – Altera a Lei Complementar nº 117, de 26 de julho de 2018, que, institui a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário do Município de Santa Maria. Autoria: Poder Executivo.
- PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 1003/2022 – Altera a Lei Complementar nº 119, de 26 de julho de 2018, que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações do Município de Santa Maria. Autoria: Poder Executivo.
- PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 1004/2022 – Dispõe sobre as Áreas de Urbanização Específica (AUE) e o Regramento dos Condomínios Residenciais Rurais (CRR) no Município de Santa Maria, e dá outras providências. Autoria: Poder Executivo.
TRIBUNA LIVRE
A Associação de Arte e Cultura Negra Ara Dudu utilizou o espaço para falar sobre a Consciência Negra / MNU. A advogada e integrante da associação, Isadora Bispo, ocupou o espaço e salientou a importância de debater a consciência racial e afirmou que 56% da população brasileira é formada por negros e pardos. E questionou o fato de poucos negros e negras ocuparem espaços de trabalho, de educação, entre outros. “Então, nós temos que falar de consciência negra”. Isadora defendeu uma reparação à população negra e afirmou que a população negra brasileira ainda é muito perseguida.
Você pode acompanhar a sessão na íntegra aqui.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Luã Santos e Isadora Pilar
Na reunião ordinária desta terça-feira (13), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) emitiu parecer favorável à normal tramitação em dois projetos de lei. A comissão também distribuiu dois projetos para relatoria dos vereadores.
PARECERES PELA NORMAL TRAMITAÇÃO
Projeto de Lei 9516, de autoria da Mesa Diretora, que “Estabelece o valor do auxílio-alimentação dos servidores da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria e dá outras providências”. O valor do auxílio-alimentação dos servidores do Poder Legislativo, inclusive detentores de cargos em comissão e funções gratificadas, será de R$990,00 (novecentos e noventa reais), a partir de 1º de dezembro de 2022. Relatora: vereadora Luci Duartes;
Projeto de Lei Substitutivo nº 15 ao Projeto de Lei 9411, de autoria dos vereadores Admar Pozzobom, Getúlio de Vargas e Givago Ribeiro, que “Denomina de Praça Dr. Astrogildo de Azevedo a Praça existente entre a Rua Professor Braga e o início do Largo Roque Gonzales, entre as Ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio. Relatoria: vereador Alexandre Pinzon Vargas.
PROJETOS DISTRIBUÍDOS:
Projeto de Lei nº 9513, de autoria do Poder Executivo, que "Altera o art. 2º da Lei nº 6523, de 30 de dezembro de 2020, alterado pela Lei nº 6587, de 10 de dezembro de 2021". Esse projeto suspende, até dezembro de 2023, o repasse do valor referente a 3,56% sobre a remuneração mensal paga aos servidores municipais ao Fundo de Saúde. Relatoria: vereador Admar Pozzobom;
Projeto de Lei nº 9517, de autoria do vereador Admar Pozzobom, que “Institui no âmbito do município de Santa Maria o dia 06 de Dezembro como Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Relatoria: vereadora Helen Cabral;
Integram a CCJ os vereadores Pablo Pacheco (presidente), Admar Pozzobom, Tubias Callil, Paulo Ricardo Pedroso, Alexandre Pinzon Vargas, Helen Cabral, Luci Duartes.
As reuniões ordinárias da CCJ acontecem todas às terças-feiras, às 13h50.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Luã Santos
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente aprovou a tramitação de dois projetos que tratam de combater a pobreza menstrual no município em reunião ordinária que aconteceu no Plenário Coronel Valença nesta terça-feira (13).
O primeiro parecer aprovado foi o do Projeto de Lei 9515/2022, que institui a Semana de Saúde e Higiene Menstrual com foco na Erradicação da Pobreza Menstrual no Município de Santa Maria e inclui a data no calendário oficial de eventos do município. O relator da matéria, vereador Rudys Rodrigues, exarou parecer pela normal tramitação da proposição, o qual foi aprovado pela comissão.
O segundo parecer aprovado foi o do Projeto de Lei 9514/2022, que Institui o Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual no âmbito do Município de Santa Maria. A relatora da matéria, vereadora Marina Callegaro, exarou parecer pela normal tramitação da proposição. Os dois pareceres foram aprovados por unanimidade.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Luã Santos
No final da tarde desta segunda-feira (12), a Câmara de Vereadores promoveu audiência pública referente ao Projeto de Lei Complementar nº 9463, que visa promover uma normatização específica relativa à poda, o corte, a remoção e a substituição de vegetação no âmbito de área privada. A matéria, de autoria do vereador Tubias Callil, está sendo analisada pela comissão especial formada pelos vereadores Tony Oliveira (vice-presidente), Juliano Soares (relator) e o proponente, que preside o colegiado. Representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente e comunidade em geral participaram da audiência. O vereador Getúlio de Vargas também participou da atividade realizada no Plenário da Câmara.
O autor da proposição fez a leitura, na íntegra, do projeto, destacando que outras cidades brasileiras já possuem legislação semelhante em vigor, permitindo que o munícipe possa realizar a poda de árvores. “A lei que está sendo criada é para ser eficaz. Estamos pensando no cidadão que quer resultado com responsabilidade”, comentou Tubias Callil.
Segundo o projeto, na ausência de manifestação do município e transcorrido prazo de 30 (trinta) dias, a contar da protocolização do pedido, o manejo do vegetal poderá ser executado pelo particular contratado, desde que cumprido o requisito de apresentação de laudo técnico acompanhado do ART (anotação de responsabilidade técnica). Ainda, conforme a proposição, os reparos necessários aos locais em frente ao lote do proprietário ou possuidor em que será suprimido o vegetal ocorrerão por conta do proprietário solicitante e deverão ser realizados em prazo de no máximo de 45 (trinta) dias após a execução dos serviços em questão.
Geraldo Cervi, da Secretaria de Meio Ambiente, classificou como benéfico o projeto, mas apresentou de algumas sugestões, entre elas, a ampliação do prazo de 30 dias para a prefeitura providenciar o atendimento das inúmeras demandas de podas. Sugeriu, também, a inclusão de um dispositivo, prevendo a compensação pela supressão de árvores nativas tal como está prevista no Código Florestal.
A comissão, a partir de hoje, abre uma prazo de 15 dias para apresentação de emendas e sugestões ao projeto. A audiência pública foi transmitida, ao vivo, pelo canal 18.2 da TV Aberta e também no canal do YouTube da TV Câmara Santa Maria.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Guilherme Superti
No início da tarde desta segunda-feira (12), no Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos, na entrada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), em Porto Alegre, aconteceu a abertura oficial da Exposição da Representação do Acervo da Câmara de Vereadores, promovida pelo Poder Legislativo Santa-mariense.
São aproximadamente trinta obras, com várias técnicas artísticas e que ficam expostas nos corredores e salas do Parlamento Municipal Santa-Mariense. A exposição se estende até o dia 16 de dezembro.
O presidente do Poder Legislativo, vereador Valdir Oliveira, que acompanhou a abertura oficial da exposição, declarou ser uma honra muito grande estar levando os trabalhos de artistas de Santa Maria na exposição sediada na ALRS. “A Câmara de Vereadores de Santa Maria sente-se honrada com a oportunidade de trazer para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul trabalhos relacionados à produção artística de artistas integrantes da Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria e artistas Santa-marienses independentes”.
O governador do estado em exercício, Valdeci Oliveira, o presidente da ALRS em exercício, deputado estadual Luiz Marenco, entre outras autoridades prestigiaram o ato oficial.
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Alexandra Schimanko (colaboração)
Na manhã desta segunda-feira (12/12), no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Santa Maria, foram aprovados os relatórios finais das Comissões Especiais que analisam os Projetos de Lei Complementar nº 1002/2022, nº 1003/2022 e nº 1004/2022.
A relatora da Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei Complementar nº 1004/2022, que dispõe sobre as Áreas de Urbanização Específica (AUE) e o Regramento dos Condomínios Residenciais e Rurais (CCR), vereadora Roberta Leitão, apresentou relatório à comissão, que aprovou o documento por unanimidade. Essa comissão também tem como integrantes os vereadores Tubias Callil, presidente, e Manoel Badke/Professor Maneco, vice-presidente.
Já o relator da Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei Complementar nº 1003/2022, que altera a Lei Complementar nº 119, de 26 de julho de 2018, que dispõe sobre o Código de Obras e Edificações do Município de Santa Maria, vereador Professor Maneco, também apresentou relatório da matéria à comissão. Por unanimidade, o relatório foi aprovado. Essa comissão também tem como integrantes os vereadores Roberta Leitão, presidente, e Tubias Callil, vice-presidente.
Por fim, o vereador Tubias Callil, relator da Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei Complementar nº 1002/2022, que altera a Lei Complementar nº 117, de 26 de julho de 2018, que institui a Lei de Uso e Ocupação do Solo, Parcelamento, Perímetro Urbano e Sistema Viário do Município de Santa Maria, apresentou relatório, o qual foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares do colegiado. Também integram esse colegiado os parlamentares Professor Maneco, presidente, e Roberta Leitão, vice-presidente.
Depois de aprovados, os relatórios serão lidos, provavelmente, na próxima sessão (13). Após, os projetos, com suas respectivas emendas, serão analisados em primeira discussão e votados. Em anexo, confira os relatórios de cada uma das comissões especiais.
Texto e Fotos: Luã Santos
Na manhã desta sexta-feira (09), a Câmara de Vereadores, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, sediou o seminário HIV e Aids: precisamos falar sobre isso! A atividade, realizada no plenário do Legislativo, foi promovida pelo Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV. Compuseram a mesa de autoridades: vereador Manoel Badke, presidente da Comissão de Saúde do Legislativo; Ana Paula Seerig, adjunta da Secretaria Municipal de Saúde; Maria Clara Valadão, médica do HUSM/UFSM; Márcia Gabriela de Lima, enfermeira da Política HIV/Aids/ISTS e Hepatites Virais; Tanise Santini, enfermeira/ residente pela UFN no SAE/CTA Casa Treze de Maio; Andreia Silva, assistente Social e coordenadora do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV Aids em Santa Maria e Jarbas Ziani Enfermeiro, residente pela UFN no SAE/CTA Casa Treze de Maio.
O vereador Manoel Badke explicou que a realização do seminário surgiu a partir de uma reunião da Comissão de Saúde com a presença de integrantes do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV. O parlamentar destacou a intenção de promover, durante o ano de 2023, várias atividades com intuito de divulgar e discutir a temática. A secretária adjunta de saúde, Ana Paula Seerig, ressaltou que a pasta tem primado pela ampliação da testagem para, assim, promover ações de cuidados precoces.
Confira os palestrantes:
- Maria Clara Valadão - Médica do HUSM/UFSM;
- Márcia Gabriela de Lima - Enfermeira - Política HIV/Aids/ISTS e Hepatites Virais;
- Tanise Santini - Enfermeira - Residente pela UFN no SAE/CTA Casa Treze de Maio;
- Andreia Silva - Assistente Social e Coordenadora do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV Aids em Santa Maria;
- Jarbas Ziani - Enfermeiro - Residente pela UFN no SAE/CTA Casa Treze de Maio.
O seminário foi transmitido, ao vivo, pelo canal 18.2 da TV Aberta e a íntegra pode ser conferida no YouTube (TV Câmara Santa Maria).
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Luã Santos e Isadora Pilar
Na tarde desta quarta-feira (07), o Poder Legislativo de Santa Maria recebeu o veículo Toyota Corolla XEI, ano 2022, modelo 2023, locado da empresa CityCar Aluguel de Veículos S/A, da cidade de Santa Cruz do Sul. O processo licitatório foi feito através da modalidade pregão eletrônico. O carro terá um custo mensal para a Câmara no valor de R$ 3.841,66. Já o custo anual será de R$ 46.099,92.
Conforme o presidente do Poder Legislativo, vereador Valdir Oliveira, foi feito um estudo técnico que detectou que veículos locados não geram despesas como manutenção, seguro e IPVA, por exemplo, além de serem mais econômicos, para o serviço público, e seguros. “O carro locado, no final, acaba sendo mais econômico e seguro”, destaca o chefe do parlamento.
Atualmente, além do veículo locado, o parlamento municipal tem dois automóveis adquiridos em anos anteriores.
Texto: Mateus Azevedo
Foto: Guilherme Superti
Na Sessão Plenária Ordinária desta terça-feira (06), a Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou um projeto de lei, com emenda modificativa, e duas moções de congratulações. Os parlamentares também analisaram, em primeira discussão, duas matérias. Um desses projetos foi votado em sessão extraordinária. O outro, provavelmente, será votado na próxima terça, dia 13, já que quinta, dia 08, será feriado municipal. Confira:
PROJETOS APROVADOS
PROJETO DE LEI Nº 9502/2022 - Dispõe sobre a obrigatoriedade da fixação de placas informativas do serviço disk denúncia 180 nos sanitários femininos de bares, restaurantes, casas noturnas, casas de espetáculos e congêneres no município de Santa Maria. Autoria: Rudys Rodrigues. O proponente da matéria disse que o projeto visa oferecer uma alternativa às mulheres que são importunadas ou sofrem algum tipo de violência, “que muitas vezes, na hora do pânico, não sabem como denunciar”. Disse que os números de casos de violência contra mulheres, no Brasil, atingiram índices alarmantes.
EMENDA MODIFICATIVA Nº 1/2022 AO PROJETO DE LEI Nº 9502/2022 - Emenda Modificativa ao Projeto de Lei 9502. Autoria: Comissão de Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar.
PRIMEIRA DISCUSSÃO
PROJETO DE LEI Nº 9500/2022 - Dispõe sobre a disponibilização de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em locais públicos e privados de lazer. Autoria: Rudys Rodrigues.
PROJETO DE LEI SUBSTITUTIVO Nº 4/2022 AO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 9397/2022 - Altera a Lei Complementar nº 92/2012 que dispõe sobre o Código de Posturas para garantir o sossego público e proibir, no horário compreendido entre à 00h e às 07h, em todos os dias da semana, o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos de Santa Maria e dá outras providências. Autoria: Getúlio Jorge de Vargas.
MOÇÕES APROVADAS
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 7165/2022 - Requer o envio de Moção de Congratulação ao time esportivo Penarol Santa Maria, pela conquista do Campeonato Estadual Copa Sul Riograndense 2022, conquistado na Cidade de Gramado/RS. Autoria: Rudys Rodrigues.
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 7166/2022 – Requer o envio de Moção de Congratulações ao Mercocycle. Autoria: Paulo Ricardo Siqueira Pedroso.
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
Depois de ser analisado em primeira discussão e ter o requerimento de seu proponente para que a matéria fosse votada em sessão extraordinária aprovado, o Projeto de Lei Substitutivo nº 4/2022 ao Projeto de Lei Complementar nº 9397/2022, que altera a Lei Complementar nº 92/2012 que dispõe sobre o Código de Posturas para garantir o sossego público e proibir, no horário compreendido entre à 00h e às 07h, em todos os dias da semana, o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos de Santa Maria e dá outras providências foi debatido pelos parlamentares. O autor da matéria, vereador Getúlio Jorge de Vargas, relatou que, há algum tempo, vem presenciando o sofrimento de moradores da Avenida Borges de Medeiros, Fernando Ferrari, entre outras vias e localidades. “O dia em que um motorista embriagado sair, daqui em direção à Camobi, e atropelar jovens, aí não adianta chorar, não adianta achar culpados”. Pablo Pacheco disse que o relatório da comissão especial que tratou do assunto não trouxe dados sobre a relevância de proibir o consumo de álcool em vias públicas. “Tem zero dados”. Por outro lado, o parlamentar citou alguns dados que divergem com a proibição. Defendeu que a lei, se aprovada, poderá se tornar inócua e que a falta de espaços para a juventude precisa ser enfrentada em Santa Maria. Depois do debate, a proposição foi aprovada por 13 votos a sete. O vereador Tubias Callil se declarou impedido de votar a matéria. Contrários ao projeto: Helen Cabral, Marina Callegaro, Pablo Pacheco, Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Roberta Leitão, Rudys Rodrigues e Valdir Oliveira. Favoráveis ao projeto: Adelar Vargas (Bolinha), Admar Pozzobom, Alexandre Pinzon Vargas, Anita Costa Beber, Danclar Jesus Rossato (Professor Danclar), Getúlio Jorge de Vargas (Delegado Getúlio), Givago Ribeiro, João Ricardo Vargas (Coronel Vargas), Juliano Soares (Juba), Luci Duartes (Professora Tia da Moto), Manoel Badke (Professor Maneco), Tony Oliveira e Werner Rempel.
A sessão foi transmitida, ao vivo, pelo Canal Aberto 18.2 e pode ser revista na íntegra clicando aqui.
Texto: Mateus Azevedo
Fotos: Luã Santos e Isadora Pilar
Em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (06), a Comissão de Constituição e Justiça emitiu parecer pela normal tramitação em sete projetos (seis projetos de lei e um projeto de Resolução Legislativa). Além disso, duas matérias foram distribuídas para relatoria dos vereadores.
PARECERES PELA NORMAL TRAMITAÇÃO
Projeto de Resolução Legislativa nº 15653, de autoria dos vereadores Tubias Callil e Paulo Ricardo Pedroso, que “Altera a Resolução Legislativa nº 009, de 28 de dezembro de 2012 que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria”. Esse projeto estipula a realização de dois expedientes nobres, por vereador, durante o ano. Relatora: vereadora Helen Cabral;
Projeto de Lei 9395/2022, de autoria do Poder Executivo, que “Dispõe sobre serviço de transporte de passageiros do Município de Santa Maria, sob regime de fretamento, e dá outras providências”. Relator: vereador Tubias Callil;
Projeto de Lei nº 9433/2022, de autoria do Poder Executivo, que “Institui o nome do Aeroporto de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul como Aeroporto Regional Brigadeiro Cherubim Rosa Filho”. Relator: vereador Admar Pozzobom;
Projeto de Lei nº 9514/2022, de autoria da vereadora Helen Cabral, que “Institui o Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual no âmbito do Município de Santa Maria”. Relatora: vereadora Luci Duartes;
Projeto de Lei nº 9515/2022, de autoria da vereadora Helen Cabral, que “Institui a Semana de Saúde e Higiene Menstrual com foco na Erradicação da Pobreza Menstrual no Município de Santa Maria e inclui no calendário oficial de eventos”. Relator: Paulo Ricardo Pedroso;
Projeto de Lei nº 9509/2022, de autoria do vereador Adelar Vargas, que “Dispõe sobre o evento Virada da Castração a ser realizado anualmente em um dos finais de semana do mês de outubro, na Cidade de Santa Maria, e dá outras providências”. Relator: vereador Alexandre Vargas;
Projeto de Lei nº 9510/2022, de autoria do vereador Adelar Vargas, que “Denomina oficialmente de Rua Apóstolo Paulo Tercio a Rua “Sem denominação 10204”, perpendicular entre a Rua João Lino Preto e BR 287/RS, Bairro Pinheiro Machado”. Relatora: vereadora Luci Duartes;
PROJETOS DISTRIBUÍDOS:
Projeto de Lei nº 9506, de autoria do vereador Tony Oliveira, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de oferta de sobremesa e bebida sem adição de açúcar (diet) por parte dos restaurantes, lanchonetes, hotéis e congêneres no Município de Santa Maria e dá outras providências”. Relator: vereador Alexandre Vargas;
Projeto de Lei nº 9516, de autoria da Mesa Diretora, que “Estabelece o valor do auxílio-alimentação dos servidores da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria e dá outras providências”. O valor do auxílio-alimentação dos servidores do Poder Legislativo, inclusive detentores de cargos em comissão e funções gratificadas, será de R$990,00 (novecentos e noventa reais), a partir de 1º de dezembro de 2022. Relatora: vereadora Luci Duartes.
Integram a CCJ os vereadores Pablo Pacheco (presidente), Admar Pozzobom, Tubias Callil, Paulo Ricardo Pedroso, Alexandre Pinzon Vargas, Helen Cabral, Luci Duartes.
As reuniões ordinárias da CCJ acontecem todas às terças-feiras, às 13h50.
Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Luã Santos
O presidente da Câmara, vereador Valdir Oliveira, acompanhado dos estudantes eleitos Vereadores das Escolas, entregou ao prefeito Jorge Pozzobom, um documento com as principais reivindicações dos alunos eleitos. A atividade, que aconteceu na tarde da última segunda-feira (05) no gabinete do prefeito, marcou o encerramento das atividades do Projeto Vereador da Escola no ano de 2022.
A Câmara de Vereadores, por meio do projeto, buscou aproximar o Poder Legislativo dos estudantes Santa-marienses, bem como evidenciar as atribuições e responsabilidades dos(as) vereadores(as) da cidade, aprimorar as práticas democráticas e ainda estimular a cidadania e a participação política entre os jovens. A iniciativa, conduzida pela Presidência com apoio da Assessoria de Relações Públicas da Casa, tem por objetivo contribuir para a cultura política dos futuros homens e mulheres, valorizando o Legislativo como local maior de exercício da democracia, aproximando-o da comunidade escolar e informando sobre suas funções e ritos regimentais.
Confira as escolas participantes em 2022 e os estudantes eleitos:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores, com o aluno Samuel Pedron Milani, 11 anos, 6º ano;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nsª. Sra. do Perpétuo Socorro, com o aluno Davi Turchiello Maia, 15 anos, 9º ano;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori, com a aluna Stéffany Pereira da Silva, 15 anos, 9° ano;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Intendente Manoel Ribas, com o aluno Israel de Cristo Oliveira, 14 anos, 8º ano;
Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Barreto Sacchis, com o aluno Guilherme Machado Nunes, 13 anos, 8º ano.
Das normativas do projeto, destacam-se a participação de alunos eleitos em suas escolas como seus representantes, sendo que cada escola pode inscrever apenas um aluno. As escolas procedem a eleição, expedem a ficha de inscrição e a comprovação de bom desempenho escolar do aluno escolhido.
Texto: Clarissa Lovatto (colaboração Alexandra Schimanko, Relações Públicas)
Fotos: Cristina Haas (Colaboração)